Antevisão GP Japão: Red Bull volta a mostrar quem manda

    modalidades cabeçalho

    A ANTEVISÃO: QUARTA POLE DA ÉPOCA PARA VERSTAPPEN, PÉREZ FICA PERTO

    Depois de um passo em falso na Austrália, a Red Bull voltou a emergir em Suzuka para mostrar quem manda. Na quarta ronda da temporada de Fórmula 1, Max Verstappen conquistou a quarta pole position, com o colega de equipa Sergio Pérez desta vez a acompanhá-lo, ocupando a primeira linha da grelha pela primeira vez esta época.

    Depois de ter liderado as duas sessões de treinos livres representativas do fim de semana (a segunda teve condições de pista que fez com que alguns pilotos não efetuassem qualquer volta), o neerlandês partia como favorito para uma pista em que se costuma dar bem, terminando a Q3 com uma volta de 1:28.197 minutos, na sua primeira tentativa. Pérez chegou-se perto na segunda tentativa, ficando a apenas 66 milésimos do neerlandês.

    Depois de a Ferrari ter sido a segunda melhor equipa em qualificação nos últimos Grandes Prémios, hoje foi a McLaren a chegar-se à frente, com Lando Norris a ocupar o terceiro lugar na grelha de partida. O britânico ficou a praticamente três décimos de Verstappen, ficando à frente de Carlos Sainz e Fernando Alonso, com os dois espanhóis separados por quatro milésimos. Oscar Piastri foi sexto, à frente de Lewis Hamilton, Charles Leclerc e George Russell, com os Mercedes a desiludirem e o monegasco a fazer apenas uma tentativa (também abaixo das expetativas) na Q3. Yuki Tsunoda conseguiu chegar à Q3 no seu Grande Prémio caseiro, fechando o top-10.

    Daniel Ricciardo foi afastado da Q3 pelo seu colega de equipa (quarta vez que Tsunoda bate o australiano em qualificação), embora a distância entre ambos não tenha sido grande, com a RB com possibilidades de pontuar com os seus carros em décimo e 11.º. Nico Hulkenberg, Valtteri Bottas, Alex Albon e Esteban Ocon foram os outros pilotos eliminados na Q2, com Lance Stroll (surpresa pela negativa), Pierre Gasly, Kevin Magnussen, Logan Sargeant e Zhou Guanyu a não irem além da primeira fase de qualificação.

    Para a corrida, a Red Bull parte em vantagem, por ter os dois carros na primeira linha da grelha e porque o seu ritmo de corrida nunca é desinteressante. Lando Norris, Carlos Sainz e Fernando Alonso serão as ameaças mais próximas, sabendo que o McLaren é forte nas curvas rápidas, o Ferrari tem sido geralmente mais forte do que no ano passado e Alonso consegue por norma fazer mais do que aquilo que o carro vale. Dúvidas para tirar amanhã, a partir das 6 horas.

    EQUIPA A TER EM CONTA

    Red Bull – A Red Bull chega a Suzuka com o orgulho ferido (tal como chegava no ano passado, depois do fracasso de Singapura) e conseguiu já remediar alguma coisa em qualificação, com os dois pilotos na primeira linha. Com o primeiro e o segundo lugar em duas das três corridas já disputadas, Verstappen e Pérez ambicionarão isso mesmo amanhã.

    PILOTO QUE PODERÁ SURPREENDER

    Carlos Sainz – O espanhol ainda não tem lugar na grelha de 2025, com Lewis Hamilton a substituí-lo na Ferrari, mas tem feito por merecer a atenção das outras equipas, já com uma vitória este ano. Sainz sai de quarto em Suzuka, procurando mais um pódio depois daqueles que alcançou no Bahrain e na Austrália.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Bernardo Figueiredo
    Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
    O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.