Não estraguem o melhor campeonato dos últimos anos | Fórmula 1

- Advertisement -

O campeonato do mundo de 2021 tem tido algo que não se via há alguns anos: uma verdadeira luta pelo título entre dois pilotos de equipas diferentes. De um lado Lewis Hamilton, atual campeão do mundo pela Mercedes, do outro Max Verstappen, líder do campeonato pela Red Bull. E a diferença é de apenas oito pontos. Mas tem havido alguns episódios que nos têm impedido de desfrutar ao máximo das lutas em pista…

É de admitir que os comissários desportivos têm tido muito trabalho esta época, com Toto Wolff e Christian Horner, chefes da Mercedes e Red Bull, respetivamente, a meterem-se também ao barulho demasiadas vezes.

Começou logo no Bahrain, com aquela história da ultrapassagem de Max Verstappen feita fora de pista quando Lewis Hamilton tinha saído fora de pista para ganhar tempo várias vezes antes disso. E fomos tendo vários episódios ao longo da época, misturando aquilo que queremos ver (lutas entre carros em pista) com aquilo que dispensamos (más decisões e chefes de equipa a tentarem ganhar vantagem na secretaria).

O primeiro grande momento de tensão surgiu em Inglaterra, mais concretamente em Silverstone, quando Hamilton e Verstappen colidiram, Verstappen ficou fora da corrida, Hamilton ficou com um castigo de dez segundos, mas ainda assim recuperou para ganhar a corrida. Nessa semana, era quase proibido para os adeptos de Fórmula 1 visitar as redes sociais, para bem da sua sanidade mental, face a algumas coisas que eram lá escritas. Wolff e Horner também não ajudaram nada à festa, diga-se…

Depois veio a Bélgica. Em condições impraticáveis para correr (devido à chuva), achou-se por bem fazer duas voltas atrás do safety car e atribuir uma classificação com meios pontos baseada na qualificação do dia anterior, com uma ou outra alteração. Mais uma má decisão que deu azo a mais críticas, que nem se pode dizer que não sejam justificadas.

Seguiu-se Monza, com mais uma colisão em pista entre os candidatos ao título durante a corrida. Desta vez decidiu-se pela penalização a Verstappen, outra decisão com a qual não concordei (à semelhança da de Silverstone, achei incidente de corrida), mas decidiu penalizar-se o neerlandês com três lugares na grelha para a corrida seguinte.

O Brasil foi mesmo o fim de semana com mais casos. Foi detetada uma irregularidade na asa traseira de Hamilton durante a qualificação, após a qual Verstappen foi mexer na asa do Mercedes. As penalizações aplicadas foram as corretas, mas demorou-se uma eternidade para as decisões saírem (desqualificação de Hamilton, multa para Verstappen).

E por fim, no Catar, Verstappen foi penalizado depois de não respeitar bandeiras amarelas na qualificação (situação em que o piloto tem obviamente culpa, apesar da confusão que se gerou pelos sinais que eram mostrados na pista), mas a decisão só foi conhecida uma hora e meia antes da corrida, bem como a penalização a Valtteri Bottas.

Todos estes casos são recordados para dizer que uma luta tão acesa e tão entretida pelo título não merecia tanta inconsistência, tanta trapalhada dos comissários, tanta ‘choraminguice’ dos chefes de equipa e tanta tentativa de ganhar vantagem na secretaria.

A Red Bull chegou a ter o título na mão, Hamilton desafiou as probabilidades em São Paulo, ganhou no Catar e leva agora o ímpeto para as últimas duas provas. E para mim, isto seria suficiente. Por isso, que ganhe o melhor e que não estraguem o belo campeonato que estamos a ter dentro de pista.

Foto de Capa: Formula 1

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o Ranking UEFA depois da vitória do Braga e do empate do FC Porto na Europa League

Quinta-feira europeia com bons resultados para Portugal. A vitória do Braga e o empate do FC Porto dão pontos no Ranking UEFA.

Benfica muito perto de chegar a acordo com alvo no mercado depois de vídeo-chamada com José Mourinho

Stije Resink está muito perto de ter um acordo com o Benfica. Médio gostou da conversa com José Mourinho e está agradado com a possibilidade de rumar às águias.

Barcelona derrota FC Porto no Dragão Arena

O Barcelona derrotou o FC Porto por 5-3 em jogo a contar para a quinta jornada da Liga dos Campeões de Hóquei em Patins.

Duelo entre técnicos portugueses no Catar termina com vitória na Supertaça para o Al Sharjah de José Morais

Al-Sharjah, orientado por José Morais, venceu por 1-2 em casa do Al-Garafa, treinado por Pedro Martins, num encontro marcado pelo duelo entre técnicos portugueses.

PUB

Mais Artigos Populares

Tottenham garante contratação de Souza junto do Santos

O jogador Souza, de 19 anos, deixa o Santos e assina pelo Tottenham, estreando-se agora na Premier League. O clube inglês pagou cerca de 15 milhões de euros pelo lateral-esquerdo.

Carlos Vicens e as diferenças de exibições entre a Europa League e as provas internas: «Não elegemos competições. Jogámos hoje o jogo oficial 38...

Carlos Vicens analisou o desfecho do Braga x Nottingham Forest. Encontro marcou a sétima jornada da Europa League.

Ricardo Horta enaltece feito do Braga: «Fizemos um grande jogo contra uma equipa que há dias empatou com o Arsenal»

Ricardo Horta analisou o desfecho do Braga x Nottingham Forest. Encontro marcou a sétima jornada da Europa League.