E daqui para a frente, Mercedes? | Fórmula 1

modalidades cabeçalho

A forma como decorreu a temporada de Fórmula 1 em 2021, com uma luta entre Red Bull e Mercedes que foi decidida na última corrida, deixava água na boca para o que viria na época seguinte, com novos regulamentos, ainda por cima. Para espanto de muita gente, as épocas não podiam ter sido mais distintas. A Red Bull dominou este ano, vencendo 16 das 21 corridas já disputadas, quando só falta uma para terminar. A Mercedes venceu apenas a última.

A equipa que foi tantas vezes campeã mundial começou este ano com um carro com um conceito falhado, como já foi admitido pelo próprio Toto Wolff recentemente, na Web Summit. Lembramo-nos das primeiras amostras do W13, com Lewis Hamilton a ser eliminado na Q1 na Arábia Saudita, por exemplo, e com um ritmo de corrida superior ao de qualificação, mas bastante longe da Red Bull e da Ferrari. Foram surgindo melhorias, suficientes para distanciar a Mercedes de todo o restante pelotão, mas a possibilidade real de vencer corridas só surgia muito ocasionalmente.

Até que surgiu o fim de semana do Brasil. Já depois de uma prova no México em que a Mercedes tinha deixado a entender que, com uma estratégia mais ambiciosa e agressiva, podia ter incomodado mais a Red Bull (mas em que tinha ficado largamente à frente da Ferrari), a pista de Interlagos ofereceu a primeira vitória da época aos flechas de prata, e também a primeira dobradinha.

É preciso admitir que a Red Bull esteve particularmente desastrada em São Paulo, com problemas de vária espécie (desde o mau funcionamento dos pneus até ao incidente de Verstappen com Hamilton que atrasou mais o neerlandês) a condicionarem muito a equipa austríaca. Mas se a Red Bull manifestou esses problemas, a Mercedes foi a equipa mais completa do fim de semana, com Hamilton a recuperar posições e Russell a fazer uma corrida exemplar, sempre na frente. A questão é: será o mesmo em Abu Dhabi? E em 2023?

Em Abu Dhabi, volta o formato mais tradicional de qualificação, seguido da corrida. Resta saber se este carro, que teve sempre problemas em qualificar-se na primeira linha da grelha, consegue desta vez lutar por esse objetivo. Mas olhando de forma mais ampla para 2023, fica a curiosidade do que a Mercedes vai fazer. Se conseguiram evoluir até chegarem a este nível de competitividade, aguardamos para saber se vão reformular totalmente o conceito do carro para o novo ano ou se vão aproveitar alguma coisa do W13. Uma coisa é certa: os fãs de Fórmula 1 ambicionam que haja no mínimo três equipas a competir no máximo das suas capacidades lá na frente. Oxalá isso aconteça.

Foto de Capa: Formula 1

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Deco explica fracasso de Vitor Roque no Barcelona: «Foi um erro ele ter vindo em janeiro»

Deco é o atual diretor desportivo do Barcelona. O antigo internacional português falou sobre o emblema catalão.

Real Bétis tem plano para manter Antony no plantel para a próxima época

O Real Bétis está interessado em garantir o empréstimo de Antony por mais uma temporada. O extremo pertence ao Manchester United.

Marc-André ter Stegen não abdica de receber 42 milhões de euros

Marc-André ter Stegen recusou-se a rescindir o seu contrato com o Barcelona. O guarda-redes quer receber o salário na totalidade.

Álvaro Morata desperdiçou grande penalidade contra Portugal e está a ser ameaçado de morte

Álvaro Morata foi um dos protagonistas da final da Liga das Nações, ao permitir uma defesa de Diogo Costa nas grandes penalidades.

PUB

Mais Artigos Populares

PSG interessado em central da Premier League

O PSG está interessado em garantir a contratação de Ilya Zabarnyi, central que pertence aos quadros do Bournemouth.

Al Hilal inicia conversações com o Liverpool por avançado

O Al Hilal iniciou contactos com o Liverpool para a contratação de Darwin Núñez. O avançado uruguaio está de saída dos reds.

Campeões à nossa maneira | Portugal 2-2 Espanha (5-3 gp)

A Allianz Arena, em Munique, acolheu uma dessas noites, e Portugal saiu dela com a alma em brasa e o peito cheio: venceu a Espanha na final da Liga das Nações, no desempate por grandes penalidades