E daqui para a frente, Mercedes? | Fórmula 1

- Advertisement -

modalidades cabeçalho

A forma como decorreu a temporada de Fórmula 1 em 2021, com uma luta entre Red Bull e Mercedes que foi decidida na última corrida, deixava água na boca para o que viria na época seguinte, com novos regulamentos, ainda por cima. Para espanto de muita gente, as épocas não podiam ter sido mais distintas. A Red Bull dominou este ano, vencendo 16 das 21 corridas já disputadas, quando só falta uma para terminar. A Mercedes venceu apenas a última.

A equipa que foi tantas vezes campeã mundial começou este ano com um carro com um conceito falhado, como já foi admitido pelo próprio Toto Wolff recentemente, na Web Summit. Lembramo-nos das primeiras amostras do W13, com Lewis Hamilton a ser eliminado na Q1 na Arábia Saudita, por exemplo, e com um ritmo de corrida superior ao de qualificação, mas bastante longe da Red Bull e da Ferrari. Foram surgindo melhorias, suficientes para distanciar a Mercedes de todo o restante pelotão, mas a possibilidade real de vencer corridas só surgia muito ocasionalmente.

Até que surgiu o fim de semana do Brasil. Já depois de uma prova no México em que a Mercedes tinha deixado a entender que, com uma estratégia mais ambiciosa e agressiva, podia ter incomodado mais a Red Bull (mas em que tinha ficado largamente à frente da Ferrari), a pista de Interlagos ofereceu a primeira vitória da época aos flechas de prata, e também a primeira dobradinha.

É preciso admitir que a Red Bull esteve particularmente desastrada em São Paulo, com problemas de vária espécie (desde o mau funcionamento dos pneus até ao incidente de Verstappen com Hamilton que atrasou mais o neerlandês) a condicionarem muito a equipa austríaca. Mas se a Red Bull manifestou esses problemas, a Mercedes foi a equipa mais completa do fim de semana, com Hamilton a recuperar posições e Russell a fazer uma corrida exemplar, sempre na frente. A questão é: será o mesmo em Abu Dhabi? E em 2023?

Em Abu Dhabi, volta o formato mais tradicional de qualificação, seguido da corrida. Resta saber se este carro, que teve sempre problemas em qualificar-se na primeira linha da grelha, consegue desta vez lutar por esse objetivo. Mas olhando de forma mais ampla para 2023, fica a curiosidade do que a Mercedes vai fazer. Se conseguiram evoluir até chegarem a este nível de competitividade, aguardamos para saber se vão reformular totalmente o conceito do carro para o novo ano ou se vão aproveitar alguma coisa do W13. Uma coisa é certa: os fãs de Fórmula 1 ambicionam que haja no mínimo três equipas a competir no máximo das suas capacidades lá na frente. Oxalá isso aconteça.

Foto de Capa: Formula 1

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Lecce vence lanterna vermelha Pisa e respira melhor na luta pela manutenção na Serie A

O Lecce venceu o Pisa por 2-1 na Serie A. Triunfo permite ao clube forasteiro aumentar a margem para a zona de despromoção da prova.

Benfica quer Isac Lidberg e já conhece o preço do avançado que é ainda desejado por treinador português no estrangeiro

O Benfica está de olho em Isac Lidberg. Avançado sueco representa o Darmstadt e tem interessados de peso.

Hulk vai ter novo clube e despede-se do Atlético Mineiro com evento especial: «Serei eternamente grato a esse clube que aprendi a amar»

O Atlético Mineiro despediu-se de Hulk. Clube oficializou a saída do avançado brasileiro, que vai rumar ao Fluminense.

Ivan Baptista revela segredos do hexacampeonato do Benfica e promete: «Festejar, festejar e festejar»

Ivan Baptista, treinador do futebol feminino do Benfica, analisou o embate frente ao Sporting após o fim da partida. O Benfica venceu.

PUB

Mais Artigos Populares

Micael Sequeira revela chave da derrota do Sporting contra o Benfica: «Um penálti muito forçado na minha perspetiva»

O Sporting perdeu frente às Hexacampeãs do Benfica por 3-1. Micael Sequeria, treinador das leoas, analisou a partida após o fim do encontro.

Antigo adjunto de Francesco Farioli descreve o treinador e garante: «Há razões internas para o insucesso do Ajax e não esteve relacionado com Farioli»

Francesco Farioli trabalhou com Alessandro Schoenmaker no Ajax. Treinador adjunto elogiou o timoneiro do FC Porto.

Eis os 5 destaques da vitória do Benfica frente ao Sporting no dérbi de futebol feminino

O Benfica venceu por 3-1 o Sporting, no Estádio da Luz, em dérbi a contar para a penúltima jornada da Primeira liga Feminina. Eis os cinco destaques da partida.