E daqui para a frente, Mercedes? | Fórmula 1

- Advertisement -

modalidades cabeçalho

A forma como decorreu a temporada de Fórmula 1 em 2021, com uma luta entre Red Bull e Mercedes que foi decidida na última corrida, deixava água na boca para o que viria na época seguinte, com novos regulamentos, ainda por cima. Para espanto de muita gente, as épocas não podiam ter sido mais distintas. A Red Bull dominou este ano, vencendo 16 das 21 corridas já disputadas, quando só falta uma para terminar. A Mercedes venceu apenas a última.

A equipa que foi tantas vezes campeã mundial começou este ano com um carro com um conceito falhado, como já foi admitido pelo próprio Toto Wolff recentemente, na Web Summit. Lembramo-nos das primeiras amostras do W13, com Lewis Hamilton a ser eliminado na Q1 na Arábia Saudita, por exemplo, e com um ritmo de corrida superior ao de qualificação, mas bastante longe da Red Bull e da Ferrari. Foram surgindo melhorias, suficientes para distanciar a Mercedes de todo o restante pelotão, mas a possibilidade real de vencer corridas só surgia muito ocasionalmente.

Até que surgiu o fim de semana do Brasil. Já depois de uma prova no México em que a Mercedes tinha deixado a entender que, com uma estratégia mais ambiciosa e agressiva, podia ter incomodado mais a Red Bull (mas em que tinha ficado largamente à frente da Ferrari), a pista de Interlagos ofereceu a primeira vitória da época aos flechas de prata, e também a primeira dobradinha.

É preciso admitir que a Red Bull esteve particularmente desastrada em São Paulo, com problemas de vária espécie (desde o mau funcionamento dos pneus até ao incidente de Verstappen com Hamilton que atrasou mais o neerlandês) a condicionarem muito a equipa austríaca. Mas se a Red Bull manifestou esses problemas, a Mercedes foi a equipa mais completa do fim de semana, com Hamilton a recuperar posições e Russell a fazer uma corrida exemplar, sempre na frente. A questão é: será o mesmo em Abu Dhabi? E em 2023?

Em Abu Dhabi, volta o formato mais tradicional de qualificação, seguido da corrida. Resta saber se este carro, que teve sempre problemas em qualificar-se na primeira linha da grelha, consegue desta vez lutar por esse objetivo. Mas olhando de forma mais ampla para 2023, fica a curiosidade do que a Mercedes vai fazer. Se conseguiram evoluir até chegarem a este nível de competitividade, aguardamos para saber se vão reformular totalmente o conceito do carro para o novo ano ou se vão aproveitar alguma coisa do W13. Uma coisa é certa: os fãs de Fórmula 1 ambicionam que haja no mínimo três equipas a competir no máximo das suas capacidades lá na frente. Oxalá isso aconteça.

Foto de Capa: Formula 1

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

À Prova de Bola #37 – Goleadas para uns, vitórias pela margem mínima para outros

No mais recente episódio do "À Prova de Bola" a conversa centra-se nos destaques da 4ª jornada da Primeira Liga. Se Sporting e FC Porto venceram fora com folga no marcador, o mesmo não pode ser dito de Benfica e Braga.

Oficial: Pedro Gonçalves apresentado como reforço da Fiorentina

A Fiorentina oficializou a chegada de Pedro Gonçalves, proveniente do Sporting num empréstimo com opção de compra de 22,5 milhões de euros.

Souffian El Karouani já fala como jogador do Benfica: «Significa muito para mim, é um clube enorme, um dos maiores da Europa»

Em entrevista aos meios do clube, Souffian El Karouani prestou as primeiras declarações como reforço do Benfica.

Pedro Gonçalves e Daniel Bragança já foram inscritos na Serie A

Pedro Gonçalves já aterrou em Itália e, assim como Daniel Bragança, foi inscrito na Serie A ainda antes da apresentação no novo clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Oficial: Souffian El Karouani é reforço confirmado do Benfica

O Benfica oficializou esta terça-feira a contratação de Souffian El Karouani. Lateral esquerdo chega por empréstimo com opção de compra.

Beto regressa à Serie A para reforçar o ataque da Fiorentina

Beto foi oficializado como reforço da Fiorentina. Avançado ex-Portimonense deixou o Everton numa transferência de 18 milhões de euros.

Antigo treinador de guarda-redes do Dínamo Kiev revela conversa com Anatoliy Trubin: «Não houve explicações quando o sentaram no banco»

Vyacheslav Bogodelov revelou à imprensa ucraniana que conversou com Anatoliy Trubin sobre a situação atual no Benfica.