📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

GP Países Baixos: Lando Norris volta com tudo das férias

- Advertisement -

A CORRIDA: LANDO NORRIS VOLTOU A ARRANCAR MAL, MAS PASSOU VERSTAPPEN NO PRIMEIRO STINT E DEPOIS DOMINOU

No regresso da Fórmula 1, após a pausa de verão, havia a curiosidade de perceber se as hierarquias que tínhamos visto até ao Grande Prémio da Bélgica se mantinham. Após a corrida nos Países Baixos, houve pelo menos uma coisa que mudou: a McLaren não complicou a estratégia desta vez e venceu com naturalidade na casa de Max Verstappen.

Lando Norris saía da pole position, com o neerlandês ao seu lado, e a verdade é que o britânico voltou a arrancar mal, com Verstappen a saltar para a liderança. Desta vez, isso não comprometeu a corrida de Lando Norris, que se mostrou mais rápido do que o campeão do mundo e ultrapassou-o ainda no primeiro stint. Quando Verstappen parou na box, já estava a seis segundos do piloto da McLaren, que parou na volta seguinte e rumou a uma vitória tranquila (22.896 segundos), com direito a volta mais rápida na última volta. Verstappen não pôde fazer mais do que contentar-se com o segundo lugar, tendo agora uma vantagem de 70 pontos no campeonato de pilotos, com a McLaren a ficar a 30 pontos da Red Bull nos construtores.

O terceiro lugar pertenceu a Charles Leclerc, com a Ferrari a ser uma das surpresas positivas do dia de hoje. Depois de uma qualificação que não deixava antever nada de bom na luta com McLaren, Red Bull e Mercedes, o monegasco executou uma excelente corrida e com uma boa estratégia também. Estando perto de Oscar Piastri e de George Russell, o monegasco parou primeiro que os seus adversários, com Russell a tentar responder imediatamente, mas a sair atrás de Leclerc. Já Piastri, percebendo que ia sofrer um undercut, parou várias voltas depois, mas nem a diferença de pneus lhe serviu para ficar à frente de Leclerc, que conquistou um merecido pódio.

Piastri completou um fim de semana aquém das expetativas no quarto lugar, com Carlos Sainz em quinto, confirmando o bom ritmo que a Ferrari tinha nesta corrida, à frente do Red Bull de Sergio Pérez. Desilusão para a Mercedes, que foi a única equipa do top-4 do campeonato de construtores a não conseguir fazer funcionar a estratégia de uma só paragem. Lewis Hamilton saía de 14.º e já tinha vida complicada, fazendo a recuperação possível, mas George Russell acabou num desapontante sétimo lugar.

Nota ainda para uma corrida de Pierre Gasly no Alpine. O francês, que tinha conquistado um pódio na corrida do ano passado, terminou em nono, começando com um bom primeiro stint em que conseguiu aguentar Hamilton atrás de si, até o britânico parar na box para o undercut. Gasly foi dos últimos a parar, mas saiu à frente dos Aston Martin e depois foi apenas uma questão de ultrapassar um Nico Hulkenberg que tinha parado bastante cedo e já estava em dificuldades com os pneus. Gasly conquistou assim dois pontos, com Fernando Alonso a fechar o top-10.

PILOTO DO DIA

Charles Leclerc (Ferrari) – Não era imaginável que a Ferrari fizesse uma corrida tão positiva em Zandvoort, olhando para a forma como tinham corrido os treinos livres e a qualificação. No caso de Leclerc, o ritmo foi sempre bom e a estratégia também o ajudou, conseguindo aguentar Oscar Piastri no último stint.

DESILUSÃO DO DIA

Mercedes – Sendo verdade que Lewis Hamilton fez o resultado possível depois de uma má qualificação e de uma penalização, também é verdade que a Mercedes foi a quarta equipa nos Países Baixos e a única incapaz de fazer funcionar a estratégia de uma só paragem. George Russell foi o que mais sofreu com isso, terminando em sétimo depois de se qualificar em quarto.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Foi um elemento fundamental para José Mourinho no Fenerbahçe e pode estar a caminho da Serie A

O Fenerbahçe pode vir a perder Milan Skriniar. O defesa-central eslovaco de 30 anos está na lista de potenciais reforços do AC Milan.

Corinthians rejeita proposta de 6 milhões de euros do AC Milan por antigo jogador do Chaves

O Corinthians não aceitou uma proposta de seis milhões de euros, mais dois milhões em bónus, por Hugo Souza. O interesse é do AC Milan.

O Celtic de Wilfried Nancy: À quinta foi de vez!

Veio tarde e quase fora de horas a primeira afirmação de Wilfried Nancy como novo treinador dos católicos do Celtic Glasgow.

Faz sentido o Benfica pensar em Rafa Silva?

Desde problemas de foro psicológico até desentendimentos com o treinador, Rafa tem se tornado numa persona non grata dentro do clube turco.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Benfica Dean Saunders elogia José Mourinho: «Ele é um génio, sabe como ganhar jogos de futebol e impedir que boas equipas joguem bem contra...

O antigo avançado do Benfica, Dean Saunders, fez uma avaliação sobre José Mourinho. O antigo internacional galês deixou vários elogios para o técnico dos encarnados.

Confirmado: Manchester United de Ruben Amorim quer Rúben Neves e já há contactos a decorrer

O Manchester United de Ruben Amorim está interessado em Rúben Neves. O clube da Premier League está em contactos para saber a viabilidade do negócio já em janeiro.

Vitinha abre porta a um regresso ao FC Porto no futuro: «Gos­tava imenso de vol­tar a jogar com esta cami­sola»

Vitinha assumiu que pretende voltar a jogar pelo FC Porto no futuro. O médio internacional português tem estado em destaque no PSG.