GP Países Baixos: Lando Norris volta com tudo das férias

- Advertisement -

A CORRIDA: LANDO NORRIS VOLTOU A ARRANCAR MAL, MAS PASSOU VERSTAPPEN NO PRIMEIRO STINT E DEPOIS DOMINOU

No regresso da Fórmula 1, após a pausa de verão, havia a curiosidade de perceber se as hierarquias que tínhamos visto até ao Grande Prémio da Bélgica se mantinham. Após a corrida nos Países Baixos, houve pelo menos uma coisa que mudou: a McLaren não complicou a estratégia desta vez e venceu com naturalidade na casa de Max Verstappen.

Lando Norris saía da pole position, com o neerlandês ao seu lado, e a verdade é que o britânico voltou a arrancar mal, com Verstappen a saltar para a liderança. Desta vez, isso não comprometeu a corrida de Lando Norris, que se mostrou mais rápido do que o campeão do mundo e ultrapassou-o ainda no primeiro stint. Quando Verstappen parou na box, já estava a seis segundos do piloto da McLaren, que parou na volta seguinte e rumou a uma vitória tranquila (22.896 segundos), com direito a volta mais rápida na última volta. Verstappen não pôde fazer mais do que contentar-se com o segundo lugar, tendo agora uma vantagem de 70 pontos no campeonato de pilotos, com a McLaren a ficar a 30 pontos da Red Bull nos construtores.

O terceiro lugar pertenceu a Charles Leclerc, com a Ferrari a ser uma das surpresas positivas do dia de hoje. Depois de uma qualificação que não deixava antever nada de bom na luta com McLaren, Red Bull e Mercedes, o monegasco executou uma excelente corrida e com uma boa estratégia também. Estando perto de Oscar Piastri e de George Russell, o monegasco parou primeiro que os seus adversários, com Russell a tentar responder imediatamente, mas a sair atrás de Leclerc. Já Piastri, percebendo que ia sofrer um undercut, parou várias voltas depois, mas nem a diferença de pneus lhe serviu para ficar à frente de Leclerc, que conquistou um merecido pódio.

Piastri completou um fim de semana aquém das expetativas no quarto lugar, com Carlos Sainz em quinto, confirmando o bom ritmo que a Ferrari tinha nesta corrida, à frente do Red Bull de Sergio Pérez. Desilusão para a Mercedes, que foi a única equipa do top-4 do campeonato de construtores a não conseguir fazer funcionar a estratégia de uma só paragem. Lewis Hamilton saía de 14.º e já tinha vida complicada, fazendo a recuperação possível, mas George Russell acabou num desapontante sétimo lugar.

Nota ainda para uma corrida de Pierre Gasly no Alpine. O francês, que tinha conquistado um pódio na corrida do ano passado, terminou em nono, começando com um bom primeiro stint em que conseguiu aguentar Hamilton atrás de si, até o britânico parar na box para o undercut. Gasly foi dos últimos a parar, mas saiu à frente dos Aston Martin e depois foi apenas uma questão de ultrapassar um Nico Hulkenberg que tinha parado bastante cedo e já estava em dificuldades com os pneus. Gasly conquistou assim dois pontos, com Fernando Alonso a fechar o top-10.

PILOTO DO DIA

Charles Leclerc (Ferrari) – Não era imaginável que a Ferrari fizesse uma corrida tão positiva em Zandvoort, olhando para a forma como tinham corrido os treinos livres e a qualificação. No caso de Leclerc, o ritmo foi sempre bom e a estratégia também o ajudou, conseguindo aguentar Oscar Piastri no último stint.

DESILUSÃO DO DIA

Mercedes – Sendo verdade que Lewis Hamilton fez o resultado possível depois de uma má qualificação e de uma penalização, também é verdade que a Mercedes foi a quarta equipa nos Países Baixos e a única incapaz de fazer funcionar a estratégia de uma só paragem. George Russell foi o que mais sofreu com isso, terminando em sétimo depois de se qualificar em quarto.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Sotiris Silaidopoulos responde ao Bola na Rede após o Rio Ave x Sporting: «Isso foi um grande problema para nós na primeira parte»

Sotiris Silaidopoulos fez a análise ao desaire do Rio Ave frente ao Sporting. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Tínhamos de ser muito competentes nos primeiros duelos e nas segundas bolas»

Rui Borges fez a análise ao triunfo do Sporting frente ao Rio Ave. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Taça de Portugal: Beira-Mar leva o susto até ao fim e sobrevive nos pénaltis frente ao União Lamas

O Beira-Mar empatou frente ao União Lamas por 3-3. O encontro realizado em Aveiro só se decidiu nos pénaltis.

PUB

Mais Artigos Populares

Ruben Amorim elogia AC Milan após vitória e deixa palavras para Gonçalo Ramos: «Às vezes parece que são dois a pressionar»

O AC Milan venceu o Venezia por 2-0, com Gonçalo Ramos a estrear-se a marcar. Rúben Amorim fez o rescaldo da vitória.

Alavés vence pela margem mínima frente ao Villarreal com Renato Veiga a titular: Eis os resultados do dia na La Liga

O Alavés bateu o Villarreal por uma bola a zero na terceira jornada da La Liga, com golo decisivo de Lucas Boyé.

Histórico: Portugal vence pela primeira vez a Espanha num jogo oficial de Basquetebol

Portugal fez história ao vencer a Espanha por 95-89, naquela que foi a primeira vitória de sempre num jogo oficial frente aos espanhóis.