GP Países Baixos: Lando Norris volta com tudo das férias

    A CORRIDA: LANDO NORRIS VOLTOU A ARRANCAR MAL, MAS PASSOU VERSTAPPEN NO PRIMEIRO STINT E DEPOIS DOMINOU

    No regresso da Fórmula 1, após a pausa de verão, havia a curiosidade de perceber se as hierarquias que tínhamos visto até ao Grande Prémio da Bélgica se mantinham. Após a corrida nos Países Baixos, houve pelo menos uma coisa que mudou: a McLaren não complicou a estratégia desta vez e venceu com naturalidade na casa de Max Verstappen.

    Lando Norris saía da pole position, com o neerlandês ao seu lado, e a verdade é que o britânico voltou a arrancar mal, com Verstappen a saltar para a liderança. Desta vez, isso não comprometeu a corrida de Lando Norris, que se mostrou mais rápido do que o campeão do mundo e ultrapassou-o ainda no primeiro stint. Quando Verstappen parou na box, já estava a seis segundos do piloto da McLaren, que parou na volta seguinte e rumou a uma vitória tranquila (22.896 segundos), com direito a volta mais rápida na última volta. Verstappen não pôde fazer mais do que contentar-se com o segundo lugar, tendo agora uma vantagem de 70 pontos no campeonato de pilotos, com a McLaren a ficar a 30 pontos da Red Bull nos construtores.

    O terceiro lugar pertenceu a Charles Leclerc, com a Ferrari a ser uma das surpresas positivas do dia de hoje. Depois de uma qualificação que não deixava antever nada de bom na luta com McLaren, Red Bull e Mercedes, o monegasco executou uma excelente corrida e com uma boa estratégia também. Estando perto de Oscar Piastri e de George Russell, o monegasco parou primeiro que os seus adversários, com Russell a tentar responder imediatamente, mas a sair atrás de Leclerc. Já Piastri, percebendo que ia sofrer um undercut, parou várias voltas depois, mas nem a diferença de pneus lhe serviu para ficar à frente de Leclerc, que conquistou um merecido pódio.

    Piastri completou um fim de semana aquém das expetativas no quarto lugar, com Carlos Sainz em quinto, confirmando o bom ritmo que a Ferrari tinha nesta corrida, à frente do Red Bull de Sergio Pérez. Desilusão para a Mercedes, que foi a única equipa do top-4 do campeonato de construtores a não conseguir fazer funcionar a estratégia de uma só paragem. Lewis Hamilton saía de 14.º e já tinha vida complicada, fazendo a recuperação possível, mas George Russell acabou num desapontante sétimo lugar.

    Nota ainda para uma corrida de Pierre Gasly no Alpine. O francês, que tinha conquistado um pódio na corrida do ano passado, terminou em nono, começando com um bom primeiro stint em que conseguiu aguentar Hamilton atrás de si, até o britânico parar na box para o undercut. Gasly foi dos últimos a parar, mas saiu à frente dos Aston Martin e depois foi apenas uma questão de ultrapassar um Nico Hulkenberg que tinha parado bastante cedo e já estava em dificuldades com os pneus. Gasly conquistou assim dois pontos, com Fernando Alonso a fechar o top-10.

    PILOTO DO DIA

    Charles Leclerc (Ferrari) – Não era imaginável que a Ferrari fizesse uma corrida tão positiva em Zandvoort, olhando para a forma como tinham corrido os treinos livres e a qualificação. No caso de Leclerc, o ritmo foi sempre bom e a estratégia também o ajudou, conseguindo aguentar Oscar Piastri no último stint.

    DESILUSÃO DO DIA

    Mercedes – Sendo verdade que Lewis Hamilton fez o resultado possível depois de uma má qualificação e de uma penalização, também é verdade que a Mercedes foi a quarta equipa nos Países Baixos e a única incapaz de fazer funcionar a estratégia de uma só paragem. George Russell foi o que mais sofreu com isso, terminando em sétimo depois de se qualificar em quarto.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Neymar vai receber proposta para deixar Al Hilal e rumar à MLS… para ser rival de Lionel Messi

    Neymar é um dos objetivos de mercado do Chicago Fire. O conjunto da MLS está em conversas com o Al Hilal.

    Tomba gigantes: Lyon eliminado da Taça de França pelo Bourgoin-Jallieu da 5ª Divisão

    Mais um dia de Taça de França, mais uma surpresa hercúlea. O Bourgoin-Jallieu da 5ª Divisão eliminou o Lyon nas grandes penalidades.

    Damaiense surpreende Braga, dá a volta à eliminatória e fecha quadro das meias finais da Taça da Liga Feminina

    O Damaiense venceu o Braga por 3-1 e garantiu a presença nas meias finais da Taça da Liga Feminina. Reviravolta na eliminatória.

    Panathinaikos de Rui Vitória empata com Olympiacos para a Taça da Grécia em jogo só com golos de ex-Benfica

    Empate entre Panathinaikos e Olympiacos na primeira mão dos quartos de final da Taça da Grécia. 1-1 foi o resultado.

    À atenção do Benfica: há mais um clube interessado em Jan-Niklas Beste

    Jan-Niklas Beste pode estar de saída do Benfica. O Mainz é o mais recente clube interessado na contratação do alemão.
    Bernardo Figueiredo
    Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
    O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.