Nyck De Vries na Fórmula 1: Os prós e contras de uma promessa cumprida

    CONTRA: A SOMBRA DE VERSTAPPEN

    Nyck de Vries admitiu que o compatriota e bicampeão do Mundo, Max Verstappen teve influência na escolha de assinar pela AlphaTauri, a equipa B da Red Bull.

    “Super Max” não esconde a amizade que tem com de Vries. Referiu que foi ele próprio (Verstappen) num jantar depois do Grande Prémio de Itália, a sugerir que o compatriota ligasse a Helmut Marko, Conselheiro da Red Bull uma vez que Pierre Gasly, piloto da AlphaTauri, tinha manifestado o desejo de rumar à Alpine Racing, rescindindo contrato com a estrutura da Red Bull Motorsports.

    Helmut Marko admitiu já a possibilidade de o neerlandês de 27 anos ser o piloto número 1 da AlphaTauri já em 2023, situação que sustenta o rumor de que de Vries será o substituto de Sérgio Pérez na Red Bull, aquando da eventual saída do piloto mexicano (algo que não se espera num futuro assim tão próximo)

    A questão é que fica no ar: será que de Vries tomou a decisão certa, de um ponto de vista competitivo ao assinar com a Red Bull Motorsports? O piloto neerlandês tinha suscitado o interesse da Williams e da Alpine, sendo que o da formação britânica foi mais sério.

    É verdade que em qualquer uma destas duas estruturas, o futuro, a continuidade na Fórmula 1, seria mais incerta. Mas de Vries já tem uma carreira fora da Fórmula 1, com títulos na Fórmula E e ainda participações no Campeonato do Mundo de Endurance (WEC), nomeadamente nas 24 Horas de Le Mans.

    Ao assinar pela AlphaTauri, parece que já estabeleceu um teto para a sua carreira: ser o piloto número 2 de Max Verstappen. O que, como se viu com Pérez, nomeadamente no Grande Prémio do Azerbaijão, quando o mexicano estava a liderar a corrida e teve uma péssima paragem nas boxes, impedindo-o de lutar pela vitória com o colega de equipa, isto depois dos dois pilotos da Ferrari terem abandonado a prova.

    Para não falar de situações como o famoso caso entre Sebastian Vettel e Mark Webber, no Grande Prémio da Malásia de 2013, em que o alemão, na altura, líder da Red Bull, se recusou a entregar a vitória do Grande Prémio a Webber, apesar do australiano ter feito o mesmo em épocas anteriores.

    O (na altura) tricampeão do Mundo desobedeceu a ordens diretas da equipa e colocou mesmo em causa a continuidade dos dois carros em prova. Os atos de Vettel não tiveram qualquer consequência, o que mostra como a Red Bull fica “refém” da hierarquia da equipa e em particular, de um piloto. O problema, note-se, não está na vontade de Vettel ganhar a corrida mas no facto de desrespeitar ordens de equipa que Webber por sua vez, seguia.

    A Mercedes, por exemplo, já mostrou que não tem de ser este o caso, Entre 2014 e 2016, Nico Rosberg e Lewis Hamilton partilhavam o mesmo estatuto dentro da equipa e a Mercedes nunca perdeu um campeonato de pilotos ou de construtores com esta dupla. Depois de 2016, com Valteri Bottas, adotaram o comportamento da equipa austríaca (e da Ferrari no tempo de Schumacher e Barrichello, diga-se).

    - Advertisement - Betclic Advertisement

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Rui Costa justifica resultado líquido negativo do Benfica: «Deve-se ao desempenho da SAD»

    O Benfica apresentou um resultado líquido negativo de 21,122 milhões de euros referentes à temporada passada. Rui Costa justificou.

    1.º Dezembro elimina Oliveirense na Taça de Portugal com golo aos 96 minutos

    O 1.º Dezembro venceu esta noite o Oliveirense por 2-1 na segunda ronda da Taça de Portugal. Golo tardio aos 96 minutos.

    Sevilha derrotado e alimenta registo negativo na La Liga

    O Sevilha perdeu com o Alavés por 2-1 na jornada 6 da La Liga. A equipa tem apenas uma vitória no campeonato nacional.

    Braga dá gás ao acelerador e vence Nacional nos últimos 15 minutos

    O Braga venceu esta noite o Nacional da Madeira por 3-0 na jornada 6 da Liga Portugal. Os três golos surgiram na parte final do jogo.

    Portugal elimina Itália e está na final do Mundial Feminino de Hóquei em Patins

    Portugal venceu esta noite a Itália por 2-0 nas meias-finais do Mundial Feminino de Hóquei em Patins. Estão na final.
    Filipe Pereira
    Filipe Pereira
    Licenciado em Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o Filipe é apaixonado por política e desporto. Completamente cativado por ciclismo e wrestling, não perde a hipótese de acompanhar outras modalidades e de conhecer as histórias menos convencionais. Escreve com acordo ortográfico.