Nyck De Vries na Fórmula 1: Os prós e contras de uma promessa cumprida

    CONTRA: O FUTURO DE YUKI TSUNODA

    Yuki Tsunoda renovou contrato com a AlphaTauri. O piloto japonês de 22 anos tem alguns resultados interessantes como um quarto lugar na grande corrida de Abu Dhabi, em 2021. Acabou nos pontos por 10 ocasiões em 38 provas que já realizou e chegou por 14 ocasiões à terceira sessão (Q3) da qualificação. Conta com 11 pontos no campeonato, menos 12 do que o colega de equipa, Pierre Gasly.

    Helmut Marko admitiu que a experiência que de Vries traz à equipa pode ser favorável para Tsunoda. Ainda assim, não se pode dizer que seja um grande sinal para o japonês ser ultrapassado na hierarquia por um piloto apenas 5 anos mais velho. Mais ainda. se Nyck de Vries vier a ocupar mesmo o lugar de novo número dois de Verstappen no futuro. Aí colocar-se-à a questão: não estará a ser colocado um teto sobre a cabeça do piloto japonês? Se calhar não é um cenário tão catastrófico para o piloto nipónico, mas a verdade é que vai ter de brilhar para se afirmar como uma boa solução para a Red Bull e para ser o sucessor de Pérez.

    Caso contrário, Yuki Tsunoda corre o risco de seguir o exemplo de pilotos como Jean-Éric Vergne, piloto francês que, para muitos, seria o novo grande piloto da França depois de Alain Prost. Correu ao lado de Daniel Ricciardo até 2013, não conseguiu substituir Mark Webber na Red Bull e no final da época de 2014, abandonou a equipa e a grelha de partida da Fórmula 1, perante a chegada dos jovens Carlos Sainz e Max Verstappen.

    A política da Red Bull sempre se baseou na aposta em jovens e ainda que Tsunoda tenha apenas a tenra idade de 22 anos, o tempo não corre a favor do japonês e a época de 2023 vai ser extremamente importante.

    A chegada de Nyck de Vries à Fórmula 1 parecia uma promessa quebrada, mas foi finalmente cumprida. Com expetativa alta, a ambição do piloto neerlandês parece clara: chegar à equipa principal da Red Bull. Da Vries depende de si próprio agora para garantir que a chegada à Fórmula 1 é um acontecimento marcante para o campeonato ou se é apenas um facto curioso a ser recordado daqui a uns anos.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Filipe Pereira
    Filipe Pereira
    Licenciado em Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o Filipe é apaixonado por política e desporto. Completamente cativado por ciclismo e wrestling, não perde a hipótese de acompanhar outras modalidades e de conhecer as histórias menos convencionais. Escreve com acordo ortográfico.