O que aprendemos com os testes de Sakhir | Fórmula 1

modalidades cabeçalho

A adrenalina dos Grandes Prémios de Fórmula 1 está quase a chegar novamente e os testes de preparação para a nova temporada terminaram no Bahrain. Sergio Pérez (Red Bull) terminou com o tempo mais rápido, batendo inclusivamente a volta que valeu a pole position a Charles Leclerc em 2021, mas, mesmo estando toda a gente a esconder algum jogo, há algumas conclusões que achamos que podemos tirar.

Em primeiro lugar, a Red Bull parece começar tão forte como acabou o ano passado. Especialmente nas mãos de Max Verstappen, o carro pareceu sempre muito forte em voltas rápidas e em ritmo de corrida, tendo também efetuado muitas voltas. Pérez ‘escondeu-se’ mais nos primeiros dias, mas também mostrou o potencial do carro no último dia. E se, no início do ano passado, a Red Bull parecia estar ligeiramente atrás da Ferrari, este ano parece partir à frente.

A Ferrari, apesar de ter terminado a sete décimos de Pérez no terceiro dia, espera-se que possa dar luta em ritmo de qualificação, embora pareça que a Red Bull também tenha vantagem em ritmo de corrida. Seja como for, estas duas equipas, tal como no ano passado, são as que aparentam ter larga vantagem sobre as restantes.

O que parece querer dizer que a Mercedes não parte nivelada com as melhores equipas. O ponto positivo dos Flechas Negras é que o carro já não sofre de porpoising, algo que os prejudicou muito no ano passado. E o último dia registou uma melhoria em relação ao segundo, mas ainda parecem ser a terceira equipa. E há mesmo quem pense que podem ter concorrência dos melhores do segundo pelotão na primeira prova.

E o melhor desse segundo pelotão parece ser a Aston Martin nesta altura. A equipa verde aparenta ter dado um grande salto em relação a 2022, onde começou com um péssimo carro e foi evoluindo. Agora, o paddock vai destacando a Aston Martin como possível surpresa deste campeonato, e os sinais deixados por Fernando Alonso, sobretudo, são bem animadores. A única contrariedade prende-se com a lesão de Lance Stroll, que falhou os testes por lesão, e está em dúvida para o Grande Prémio.

Se a Aston Martin é a grande surpresa pela positiva no segundo pelotão, a McLaren surge em sentido oposto. A equipa de Woking, que já tinha tido problemas nos testes do Bahrain de 2022, já não estava muito feliz com o carro no dia da sua apresentação e os testes mostraram porquê. Alguns problemas de fiabilidade levaram a que a McLaren fosse a equipa com menos voltas feitas e o ritmo também não foi grande coisa quando rodaram. É verdade que também começaram mal o ano passado e depois foram evoluindo, faltando saber se vai voltar a ser esse o cenário.

Em relação às outras equipas, a Alpine parece estar otimista, embora o discurso pareça ser bem mais positivo do que aquilo que foi visto em pista. A AlphaTauri e a Williams efetuaram bastantes voltas, mas podem ser duas das principais candidatas aos últimos lugares do pelotão. E a Alfa Romeo e a Haas, não tendo sido extraordinárias, foram bastante sólidas ao longo dos três dias e podem estar otimistas para o primeiro Grande Prémio do ano.

Para a semana, começa tudo a sério e a espera está quase a terminar. Estão previstos 23 Grandes Prémios entre março e novembro e a Red Bull parte como favorita a revalidar os títulos que conquistou em 2022. Veremos se a prática contraria ou confirma a teoria.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Jorge Costa pede liderança a Jan Bednarek: «Tem algo que precisamos»

Jorge Costa enalteceu a contratação de Jan Bednarek. O diretor do FC Porto assumiu que espera que o defesa ajude a equipa do ponto de vista da liderança.

FC Porto revela pormenores do negócio por Jan Bednarek

Jan Bednarek é reforço confirmado pelo FC Porto. Os dragões divulgaram os pormenores da contratação.

As primeiras palavras de Jan Bednarek no FC Porto: «Sou um central agressivo»

Jan Bednarek foi apresentado como reforço do FC Porto. Defesa deixou as primeiras palavras de azul e branco.

Jan Bednarek oficializado como novo jogador do FC Porto até 2029

Jan Bednarek foi apresentado como reforço do FC Porto. Central polaco chega aos dragões proveniente do Southampton.

PUB

Mais Artigos Populares

Ianis Stoica assume a camisola 10 e é reforço do Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora fechou uma contratação importante para a próxima temporada. Ianis Stoica é reforço do clube.

Wesley oficializado como novo lateral direito da AS Roma

Wesley já foi confirmado como reforço da AS Roma. O lateral direito brasileiro deixa o Flamengo para jogar na Europa pela primeira vez.

Sporting mantém intransigência por Jota Silva e não quer pagar 10 milhões de euros

O Sporting não tem interesse em colocar uma cláusula de opção obrigatória de 10 milhões de euros na negociação com Jota Silva.