O que muda com o novo regulamento na Fórmula 1?

    modalidades cabeçalho

    Foi no passado dia 5 de fevereiro, na sede da Formula One Management, que se realizou a primeira reunião da Comissão da Fórmula 1, em 2024, com o objetivo de apresentar algumas mudanças que vão entrar em vigor já no começo da nova temporada. Foram anunciadas algumas alterações ao regulamento, nomeadamente no formato da corrida Sprint, com o propósito de tornar mais competitivo o campeonato.

    Todas estas alterações, previstas neste novo regulamento, vão ainda ser apresentadas e validadas pelo Conselho Mundial de Automobilismo da FIA.

    Umas das maiores novidades destas novas regras é no formato da corrida sprint que sofreu várias alterações.

    Em 2023, às sextas-feiras existia o treino livre e a qualificação para a corrida principal. Os sábados eram destinados à Sprint, com a qualificação e, de seguida, a Sprint Shootout. Nos domingos, a habitual corrida que todos esperam. Com o novo regulamento, em 2024, passará a existir uma sessão de treinos livres e a qualificação para a Sprint, às sextas-feiras. Aos sábados, passaremos a ter a corrida da sprint e a qualificação para a corrida de domingo. Nos domingos, seguiremos com a tradicional corrida principal.

    Este novo formato acarreta novas exigências, uma vez que as decisões que forem tomadas para a Sprint Shootout vão influenciar a grelha de partida de domingo, visto se realizarem no mesmo dia (sábado). São precisas decisões mais conscientes e certeiras, havendo apenas espaço para pequenas afinações antes da qualificação para a corrida principal, depois disso entra, em definitivo, em parque fechado.

    Em 2024, os Grande Prémios que vão ter corridas sprint vão ser os de: Austin e Miami (Estados Unidos), Qatar, Brasil, Áustria e China.

    Outra das alterações para a temporada de 2024 está relacionada com a utilização do DRS. O sistema DRS consiste na abertura da asa traseira do carro que segue a menos de um segundo do que o que o precede, facilitando ultrapassagens. Com o novo regulamento, vai passar a ser possível ativar este sistema na segunda volta em pista, ao invés de apenas ser permitido na terceira.

    Para além destas alterações, será possível utilizar quatro unidades motrizes por piloto, aumentando a possibilidade de ter uma maior intensidade em pista.

    Todas estas mudanças no regulamento pretendem diminuir o fosso que existe entre os monolugares, na medida em que querem favorecer ultrapassagens enquanto os carros ainda estão em ritmo de corrida muito parecido. Para além disso, este novo formato da Sprint Shootout aparenta agradar os pilotos e os aficionados da categoria, que não estavam satisfeitos com o calendário dos anos anteriores, uma vez que alegavam que os mecânicos não tinham tempo nem oportunidade para colocar o carro no seu melhor devido ao parque fechado.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Mafalda Ferreira Costa
    Mafalda Ferreira Costa
    A Mafalda está no último ano da licenciatura em jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS). É apaixonada por desporto e vê nele um hábito diário na sua vida. Desde sempre que acompanha futebol e Fórmula 1, tendo-se rendido recentemente ao ténis. Para além do desporto, a escrita é outra das suas paixões e vê no Bola na Rede a fusão perfeita para aliar esses dois mundos.