O Regresso da Ford | Fórmula 1

    modalidades cabeçalho

    A grande surpresa da apresentação da nova pintura da Red Bull para 2023 não foi, estranhamente, a pintura do monolugar. O momento alto do evento foi, sim, o anúncio do regresso da gigante marca americana Ford à Fórmula 1, enquanto novo fornecedor de motores da equipa austríaca a partir de 2026.

    Com pompa e circunstância, o CEO da Ford, Jim Farley, foi chamado ao palco do evento, que teve lugar em Nova Iorque, para apresentar a visão da empresa para a segunda metade desta década. O envolvimento na Fórmula 1, com uma equipa que se aproxima rapidamente das mais tituladas da modalidade, acontece como fruto do alinhamento das duas entidades na transição para as energias renováveis, num ano em que os regulamentos irão sofrer alterações.

    A Red Bull tem investido recursos no desenvolvimento das unidades motrizes (Red Bull Powertrains) desde o anúncio da retirada da Honda da modalidade, no final da época de 2021. Com efeito, a marca austríaca veio expandindo, durante o ano de 2022, as infraestruturas necessárias à produção dos motores na sua base no Reino Unido, em Milton Keynes – um projecto que deve estar finalizado e completamente funcional a tempo da nova época.

    Com a Red Bull a absorver alguma da capacidade e experiência trazida pelos engenheiros da Honda e, agora, com o anúncio da parceria com a Ford a partir de 2026, estão plantadas as sementes de uma base sólida ao nível do desenvolvimento das futuras unidades motrizes. Se por um lado a Red Bull já tem aquele que é considerado o melhor motor do pelotão, por outro a Ford parece, neste momento, uma aposta de retorno quase garantido tendo em conta o investimento recente nos veículos eléctricos, e a tecnologia associada, por parte da marca americana.

    A história, também ela, fala por si. A Ford regressa à Fórmula 1 com um palmarés invejável como fabricante de motores. Enquanto “Ford”, e com o 406 V8 3.0, a marca só conseguiu somar dois pontos, em 1966 e com Bruce McLaren aos comandos do carro homónimo. Enquanto “Ford Cosworth”, no entanto, formou aquela que foi talvez a melhor parceria da história da modalidade acumulando 176 vitórias, 12 campeonatos de pilotos e 10 campeonatos de construtores, grande parte dessas conquistas advindo do lendário DFV, motor usado durante mais de duas décadas (1967-1988) por múltiplas equipas. As cartas estão, por isso, lançadas. Conseguirá a Red Bull manter o domínio dos últimos dois anos até à viragem da década? Irá a Ford acelerar o desenvolvimento, a investigação, e a produção com vista a uma reentrada “em grande”? E com a Audi já confirmada enquanto novo construtor de peso para 2026… seremos brindados com um duelo de titãs “electrizante”? Ou podem Ferrari, McLaren e demais ter uma palavra a dizer na discussão pela hegemonia da modalidade? Só o tempo dirá, mas para já o futuro da Fórmula 1 é, sem dúvida, promissor.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Samuel Dahl quer ficar no Benfica: eis que o Bola na Rede sabe

    Samuel Dahl encontra emprestado à AS Roma pelo Benfica. O lateral pode ficar em definitivo no conjunto da Luz.

    Taça de Portugal: já são conhecidos os horários dos encontros do Tirsense x Benfica e do Sporting x Rio Ave

    Benfica e Sporting são duas das equipas presentes nas meias finais da Taça de Portugal. Os horários da primeira mão já são conhecidos.

    Ruben Amorim elogia jogador do Manchester United: «Precisamos de jogadores como ele»

    Ruben Amorim deixou elogios a Mason Mount, jogador do Manchester United que se encontra perto de regressar aos relvados.

    FC Porto x Benfica já tem data marcada

    O FC Porto e o Benfica vão enfrentar-se na noite do dia 6 de abril, num encontro relativo à vigésima oitava jornada da Primeira Liga.

    David Luiz recorda Jorge Jesus: «Potenciou-me de maneira surreal»

    David Luiz passou pelo Benfica entre 2007 e 2011 e cruzou-se pelo Estádio da Luz com Jorge Jesus, quem considera como fundamental na sua carreira.
    Carlos Eduardo Lopes
    Carlos Eduardo Lopeshttp://www.bolanarede.pt
    Concluída a licenciatura em Comunicação Social, o Carlos mudou-se para Londres em 2013, onde reside e trabalha desde então. Com um pai ex-piloto de ralis e um irmão no campeonato nacional de karts, o rumo profissional do Carlos foi também ele desaguar nas "águas rápidas" da Formula One Management, onde trabalhou cinco anos. Hoje é designer numa empresa de videojogos, mas ainda não consegue perder uma corrida (seja em quatro ou duas rodas).