Um olhar sobre as novas cores de 2024 | Fórmula 1

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    Está aberta a nova temporada da Fórmula 1, com todas as equipas a apresentarem os seus novos carros e as novas pinturas destes.

    Artigo redigido por Bernardo Figueiredo e João Magalhães

    ORACLE RED BULL RACING

    Sendo a equipa que todos querem bater, a Red Bull não efetuou grandes alterações ao seu carro ao nível da pintura, como seria de esperar, no entanto há claras alterações no design das sidepods e um nariz mais grosso.

    A Red Bull é conhecida por não mostrar tudo na apresentação do carro, no entanto, parece haver ligeiras alterações no conceito do carro, de forma a responder aos grandes avanços das restantes equipas.

    MERCEDES

    A Mercedes foi das últimas equipas a apresentar o carro para 2024, mas a espera valeu a pena, pelo menos do ponto de vista estético. Com uma alternância entre o prateado e o preto bastante bem conseguida, do meu ponto de vista, a equipa esperará agora que o carro possa corresponder em pista, naquela que será a última época de Lewis Hamilton na Mercedes.

    Toto Wolff não poupou nas críticas ao carro da época passada em alguns momentos da temporada, sendo logo visível nesta versão um regresso aos pontões mais convencionais. De resto, a falta de velocidade em reta era um dos pontos fracos do W14, com o diretor técnico James Allison a dizer que esse é um dos pontos que o W15 pretende melhorar.

    FERRARI

    A Ferrari tem, para mim, o carro esteticamente mais bonito da grelha em 2024, com o vermelho a predominar na quantidade certa, num carro que também tem branco e amarelo em menor quantidade. Já sabendo que Lewis Hamilton vem ocupar o lugar de Carlos Sainz em 2025, a Ferrari espera um aumento de competitividade este ano.

    O facto de Hamilton se juntar à equipa em 2025 já pode sugerir que vê sinais de competitividade a surgir. O SF-23 era um carro que só funcionava bem em determinadas circunstâncias e o diretor técnico Enrico Cardile diz que “todas as áreas do carro foram redesenhadas”, com uma mudança de filosofia na asa traseira, onde a Red Bull tinha grande vantagem em 2023.

    MCLAREN

    Foi a equipa que teve mais evolução na temporada passada, aproximando-se muito dos Red Bull, mantendo as cores laranja e preto que nos fazem logo recordar da equipa. Apresentam também um carro com um conceito aerodinâmico diferente, apesar de terem sidepods mais largas, como as restantes equipas, o MCL38 tem maiores entradas de ar, mantendo o formato que apresentou na temporada passada. Assim como as outras equipas, também a McLaren apresentou um carro com um nariz mais grosso e uma asa dianteira diferente.

    ASTON MARTIN ARAMCO F1 TEAM

    A equipa surpresa da temporada passada, não efetuou uma grande mudança na decoração do seu carro, como seria de esperar. As alterações mais notáveis, foram feitas ao nível aerodinâmico, com umas sidepods com alguns detalhes no seu formato, claramente desenhado para criar o melhor fluxo de ar na lateral do carro.

    Também apresentam umas grandes entradas de ar nas suas sidepods, com um nariz mais grosso e um design diferente na asa dianteira, a traseira do carro também apresenta algumas ligeiras diferenças, o design da asa traseira não deve ser um motivo de grande análise, pois é um componente que muda muito consoante a pista onde o carro irá correr.

    BWT ALPINE F1 TEAM

    Os tempos cor-de-rosa já lá vão e a Alpine apresenta um novo carro com as cores que mais caracterizam a equipa francesa, com uma predominância de azul-escuro e alguns pormenores num azul mais claro e cor-de-rosa clássico da equipa.

    As alterações aerodinâmicas que saltam mais à vista são, umas maiores sidepodes em termos de largura, acompanhando o restante corpo do carro que também parece estar mais robusto, apesar de ter sidepods mais larga, a visão lateral permite perceber que não são tão grandes como as anteriores, sendo mais detalhadas permitindo perceber o fluxo de ar que pretendem criar, por fim, a frente do carro está muito diferente, quer no formato do nariz como da asa frontal.

    WILLIAMS

    A Williams é um daqueles casos de equipas que optam por mais fibra de carbono do que pintura, com o azul a manter-se no carro da equipa britânica, mas em menor quantidade, com a crença de que isso trará um ganho de performance.

    Em relação ao resto, é difícil comentar, uma vez que a Williams só apresentou o desenho do carro, mas o carro de 2023, à semelhança do Ferrari, funcionava bastante melhor em circunstâncias específicas. A dupla de pilotos mantém-se, com curiosidade para ver se Logan Sargeant consegue subir o nível em relação à última época, onde Alex Albon conseguiu 27 dos 28 pontos alcançados.

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    A nova AlphaTauri apresentou um carro bastante semelhante àquilo que era a Toro Rosso entre 2017 e 2019, o que são boas notícias e uma melhoria estética em relação àquilo que era o carro dos anos anteriores.

    Agora com Laurent Mekies como team principal, Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo vão continuar a ser os pilotos, naquela que continua a ser uma equipa-cliente da Red Bull. No ano passado, Tsunoda teve alguns bons momentos, ao passo que o outro piloto foi mudando várias vezes, com Ricciardo a pretender que este ano seja um regresso à boa forma.

    STAKE KICK SAUBER

    A antiga Alfa Romeo traz uma das pinturas mais diferentes para esta época, com verde fluorescente e preto, uma combinação provavelmente estranha, mas que em pista não fica assim tão mal.

    Em termos de performance, a Alfa Romeo foi uma das equipas mais débeis do ano de 2023, apenas à frente da Haas no campeonato de construtores, com a esperança de que este ano e o próximo sejam de subida de rendimento antes da chegada da Audi à Fórmula 1.

    MONEYGRAM HAAS F1 TEAM

    No carro da temporada passada, era notório o design básico do carro, este ano a Haas mudou a decoração do carro, tornando o preto mais predominante em detrimento do habitual branco da equipa.

    Na aerodinâmica do carro também fizeram alterações de fundo, apresentando um carro completamente diferente, com as sidepods a seguir o conceito de outras equipas, mais largas, mas com detalhes mais definidos. A frente do carro também está diferente, com alterações do nariz e asa dianteira.

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