We (Sometimes) Race as One…

- Advertisement -

We Race as One, ou “Nós Corremos Juntos”, foi a mensagem repetida vezes sem conta durante a época de 2020, como uma tentativa de promover a maior inclusão social, seja ela racial, étnica e de género ou outros, algo de facto novo neste desporto desde sempre dominado por homens brancos.

A única exceção é o melhor piloto desta geração, Lewis Hamilton. O homem que soltou um grito de revolta após a morte de George Floyd, um homem negro, que desarmado, foi morto por um polícia, que o sufocou, colocando um joelho no seu pescoço durante oito minutos e quarenta e seis segundos.

Este caso voltou a trazer para a montra do debate público, as questões de desigualdade racial, não só nos Estados Unidos da América, mas um pouco por todo o mundo “ocidental”, com o mais variado tipo de abordagens e opiniões, algumas delas que só mostravam o problema (estou a olhar para si, Rui Rio).

Lewis Hamilton, sendo a maior figura deste desporto, ao ponto que já é uma celebridade mundial, utilizou, e bem, as suas plataformas com o objetivo de promover esta mensagem de inclusão e igualdade racial, chamando à atenção para o facto de a Fórmula 1 ser maioritariamente gerida e organizada por homens brancos.

A mensagem foi ouvida, e criou-se a iniciativa “We Race as One”, que consiste num plano concreto para aproximar a Fórmula 1 de toda a gente, com um foco especial em minorias menos representadas, cujas dificuldades em entrar no mundo do automobilismo são notórias, e obviamente não é por falta de habilidade ou inferioridade, mas por questões económicas e sociais às quais foram submetidas.

Este é uma das medidas, mas a “task force” foca-se em mais, como igualdade de género, respeito pela identidade sexual, entre outras.

Isto, para mim, que acredito que toda a gente sem exceção deve ser tratada com igualdade e dignidade, é fantástico, e não venham com o “não metam política no automobilismo”. Garantir dignidade, igualdade de oportunidades e os direitos humanos de TODOS sem exceção não devia ser um debate político, deveria ser uma garantia, ponto final. Debatam sobre liberalismo vs socialismo, mas deixem os direitos humanos em paz.

Luís Manuel Barros
Luís Manuel Barros
O Luís tem 21 anos e é de Marco de Canavezes, tem em si uma paixão por automobilismo desde muito novo quando via o Schumacher num carro vermelho a dominar todas as pistas por esse mundo fora. Esse amor pelas 4 rodas é partilhado com o gosto por Wrestling que voltou a acompanhar religiosamente desde 2016.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Ittihad junta-se a Getafe, Bournemouth e AS Roma na corrida por Richard Ríos

O Al Ittihad quer garantir a contratação de Richard Ríos. O médio colombiano também está no radar da AS Roma.

Axel Disasi reforça o Crystal Palace por empréstimo do Chelsea

O Chelsea emprestou Axel Disasi ao Crystal Palace. O defesa-central reforçou a comitiva de Selhurst Park por uma temporada.

Confirmado o exclusivo Bola na Rede: Nilton Varela assina pelo Marítimo por duas temporadas

O Marítimo confirmou a chegada de Nilton Varela. O lateral esquerdo assinou um contrato válido por duas temporadas, tal como o Bola na Rede avançou.

Fredrik Aursnes falha deslocação do Benfica à Dinamarca: eis o motivo

Fredrik Aursnes vai falhar o Aarhus x Benfica devido a uma entorse no tornozelo direito. Médio não viaja com a equipa.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Fernandes eleito o melhor jogador da Premier League pela PFA

Bruno Fernandes foi eleito o melhor jogador da Premier League. É a segunda vez que um português é premiado, a seguir a Cristiano Ronaldo em 2007 e 2008.

João Palhinha explica vinda para o Benfica: «Só eu e a minha família é que temos noção daquilo de que eu tive de abdicar...

João Palhinha é reforço confirmado do Benfica. Médio português prestou declarações e abordou tomada de decisão.

João Palhinha feliz por voltar a trabalhar com Marco Silva: «Acho que temos tudo para conquistar coisas bonitas»

João Palhinha é reforço confirmado no Benfica. Médio português falou sobre o reencontro com Marco Silva, treinador das águias.