Fórmula E 2023: A história que ficou escrita

modalidades cabeçalho

Com o fim da nona temporada da Fórmula E, restam agora os momentos bem passados desde janeiro a julho de 2023, com vista para os testes, em dezembro.

Fica aqui um pequeno resumo opinativo daquilo que foi este ano, com alguns pilotos protagonistas como guias.

JAKE DENNIS SURPREENDE E TORNA-SE CAMPEÃO

Foi o vencedor da primeira corrida do ano e só falhou o pódio cinco vezes em 16 corridas. Raramente largou Pascal Wehrlein e lutou com Nick Cassidy até à penúltima corrida. É o primeiro britânico campeão na categoria e conseguiu essa proeza na sua corrida de casa, quando tudo parecia estar a impedi-lo. Só faltou levar a Avalanche Andretti também ao campeonato, tendo terminado na terceira posição. Tornou-se o primeiro piloto desta geração a conseguir um Grand Slam.

ESTEVE TÃO PERTO, CASSIDY

Chegou com resultados pouco promissores até fazer um pódio na Índia; a partir daí foi sempre a melhorar, fazendo oito pódio e quatro vitórias para a Envision. Mostrou o talento que têm frente a frente com o campeão de 2015/16, Sebastien Buemi. O azar bateu à porta na penúltima corrida quando um toque entre ambos fez com que o neozelandês partisse a aza e quase tivesse um furo.

GÜNTHER MOSTROU EVOLUÇÃO DA MASERATI

Terminou em terceiro na segunda corrida da Alemanha, mostrando alguma evolução da equipa italiana, que começara tão mal a temporada nove. Fez companhia a ambos os Jaguar, mas não seria o seu único pódio – terminou ainda com mais três aparições. Conquistou a Indonésia ao terminar treinos, qualificações (incluindo duelos) e corrida em primeiro lugar, tendo apenas falhado a vitória na primeira partida. Conseguiu fechar a temporada na sétima posição do campeonato, depois de não ter pontuado em Londres.

WEHRLEIN FICOU PELO “TENTAR”

Pascal Wehrlein não poderia ter melhor início de temporada, como teve: fez pódio na primeira corrida e vencer as duas a seguir. Tudo parecia encaminhar-se para o alemão que liderava com uma boa margem para os seus rivais. Mas não demorou muito até os resultados deixarem de aparecer: apesar de só ficar uma vez sem pontuar (Cidade do Cabo), juntou poucos pontos para continuar em primeiro. Regressou ao degrau mais alto do pódio na primeira corrida da Indonésia e nunca mais o cheirou. Terminou em quarto no campeonato.

JAKE HUGHES FOI RAZOÁVEL

O rookie mostrou um ritmo brutal nas primeiras três corridas, até terminar pela primeira vez fora do pódio na Índia. A partir daí, estagnou e só repetiu resultados de louvar com a pole no Mónaco (que só por si é ótimo) e o quinto lugar também nessa pista. Tem ainda muito para aprender, mas para a primeira temporada correu melhor que o esperado, principalmente por ter René Rast como companheiro de equipa.

A TEMPORADA AZARADA DE BIRD

Não foi nada fácil a época que agora se encerra para Sam Bird. Ainda conseguiu três pódios para a Jaguar, mas não compensou os estragos que fez ao seu carro e ao do seu companheiro de equipa, Mitch Evans, em duas ocasiões (Índia e Jakarta #1). Apesar de inocentes, foram incidentes que custaram pontos preciosos a ambos, mas principalmente ao neozelandês. O futuro do britânico parece pouco promissor na equipa.

FÉLIX DA COSTA APAGADO, MAS COM UMA VITÓRIA

Foi o ano de ajudar o colega de equipa a tentar vencer o campeonato, mas nem assim foi possível. Foi complicada, falhando o TOP 10 oito vezes, mas conseguindo três pódios, um deles vitória, na Cidade do Cabo. O campeão de 2020 viu vários problemas a acontecerem-lhe, bem como azares em provas importantes. O incidente mais recente, em Roma, provou (mais uma vez) a diferença que o halo faz nestes carros e que, muito provavelmente, salvou a vida ao português.

Podia fazer um parágrafo para todos os pilotos, mas aqueles que marcaram a temporada foram os mencionados. Menção honrosa para Sacha Fenestraz, que fez pole na Cidade do Cabo e Vergne que venceu na Índia e conquistou mais dois pódios.

Ana Catarina Ventura
Ana Catarina Venturahttp://www.bolanarede.pt
Esta é a Ana Catarina. Apaixonou-se pela Fórmula 1 com 14 anos e a partir desse momento, descobriu o mundo do desporto motorizado. Graças a isso, seguiu o caminho do jornalismo até se licenciar em Jornalismo e Comunicação, na capital do Alto Alentejo.

Subscreve!

Artigos Populares

Fenerbahçe de José Mourinho faz proposta de 20 milhões de euros por médio do Bayer Leverkusen

O Fenerbahçe de José Mourinho quer contratar Exequiel Palacios. O médio internacional argentino pertence aos quadros do Bayer Leverkusen.

Wolverhampton de Vítor Pereira garante contratação de lateral camaronês por 12 milhões de euros

O Wolverhampton já fechou a contratação de Jackson Tchatchoua. O lateral-direito camaronês vai deixar o Hellas Verona.

Vasco Matos lamenta empate do Santa Clara frente ao Larne: «Não apaga a exibição que fizemos e as situações que criámos»

Vasco Matos analisou o empate do Santa Clara frente ao Larne, na segunda-mão da terceira pré-eliminatória da Europa League.

Carlos Vicens elogia jogadores do Braga após triunfo com o Cluj: «Gostei do esforço e da predisposição dos jogadores para fazer bem as coisas»

Carlos Vicens analisou a vitória do Braga frente ao Cluj, na segunda-mão da terceira pré-eliminatória da Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Allan Saint-Maximin deixa elogios para José Mourinho após uma época com troca de picardias: «Um dos melhores treinadores da minha carreira, é como um...

Allan Saint-Maximin foi oficializado como reforço do Club América, do México, e foi chamado a falar da relação com José Mourinho. O avançado deixou elogios.

Cenário caricato: Braga vai jogar os dois jogos do playoff da Europa League em Portugal

O Braga vai jogar os dois jogos do playoff da Europa League em Portugal. Os minhotos defrontam os Lincoln Red Imps, que são de Gibraltar, mas jogam no Estádio do Algarve.

João Mário critica Besiktas apesar do apuramento na Conference League: «Temos de melhorar defensivamente»

João Mário deixou críticas para o Besiktas, apesar do apuramento da equipa turca para os playoffs de acesso à fase de liga da Conference League.