Fórmula E: Criação e adaptação para um automobilismo sustentável

- Advertisement -

modalidades cabeçalho

Com o aumento das preocupações ambientais, as diferentes modalidades do automobilismo têm vindo a sentir a necessidade de levar a cabo uma adaptação com vista a tornar a realização dos campeonatos mais sustentável. Um dos casos mais célebres desta prática ocorreu em 2014, quando a Fórmula 1 regulamentou a utilização de motores de turbo híbrido V6, com vista a reduzir o consumo elevado de combustível pelo V8.

Até 2026, a geração V6 de motores vai continuar na Fórmula 1, ano em que se espera um novo passo em direção à sustentabilidade do campeonato, com um regresso aos V8 e sobretudo aos V10 a ser classificado por várias figuras como um acontecimento impossível num futuro próximo.

A IndyCar começou ainda mais cedo a trabalhar neste sentido, quando em 2007 os carros passaram a ser abastecidos por Etanol, um combustível renovável. Até a NASCAR, um campeonato conhecido pelo consumo elevado de gasolina, instituiu o “Next Gen Car” em que o sistema de aerodinâmica perde protagonismo em prol de um motor mais eficiente. Além disto, as equipas passaram também a estar proibidas de substituir um carro antes da utilização do respetivo veículo em três corridas diferentes.

Mas uma das principais impulsionadoras destas alterações no desporto motorizado foi a criação da Fórmula E. A natureza dos carros é o principal elemento distintivo da Fórmula E. Com as diferentes modalidades a seguir o rumo da sustentabilidade, que futuro tem esta modalidade de automobilismo?

Foto de Capa: Fórmula E

Filipe Pereira
Filipe Pereira
Licenciado em Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o Filipe é apaixonado por política e desporto. Completamente cativado por ciclismo e wrestling, não perde a hipótese de acompanhar outras modalidades e de conhecer as histórias menos convencionais. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Álvaro Carreras riu ao perceber que era a 3ª opção do Real Madrid para a posição e está a ser muito criticado em Espanha

Álvaro Carreras esboçou um riso que tem sido muito mal visto em Espanha. Reação do lateral, que não saiu do banco, à entrada de Fran García em campo.

Bayern Munique x PSG da Champions League vai ser arbitrado por João Pinheiro

O Bayern Munique x PSG vai ter arbitragem portuguesa. João Pinheiro foi o escolhido para a segunda mão da meia-final da Champions League.

Onde ver o Arsenal x Atlético Madrid da 2ª mão das meias-finais da Champions League

O Arsenal recebe o Atlético Madrid nas meias-finais da Champions League. Depois do empate na primeira mão, a segunda joga-se em Londres.

Decisão de Rui Costa e José Mourinho: Rodrigo Zalazar é a prioridade do Benfica no mercado de verão

O Benfica quer contratar Rodrigo Zalazar neste verão. Rui Costa e José Mourinho querem trazer o uruguaio para os encarnados.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Costa convoca José Mourinho para reunião decisiva para o futuro do treinador no Benfica

O futuro de José Mourinho no Benfica vai viver uma semana decisiva. Rui Costa chamou o treinador para uma reunião onde lhe apresentará a renovação de contrato.

Eis os onzes prováveis do Sporting x Vitória SC que fecha a 32ª jornada da Primeira Liga

O Sporting recebe o Vitória SC na 32.ª jornada da Primeira Liga. Conhece os onzes prováveis das duas equipas.

Adana Demirspor afunda-se na Turquia e termina época com -54 pontos e 169 golos sofridos: eis o porquê

Clube turco acaba com um registo profundamente negativo que reflete uma época marcada por castigos e fragilidades competitivas.