Fórmula E: Criação e adaptação para um automobilismo sustentável

- Advertisement -

modalidades cabeçalho

Com o aumento das preocupações ambientais, as diferentes modalidades do automobilismo têm vindo a sentir a necessidade de levar a cabo uma adaptação com vista a tornar a realização dos campeonatos mais sustentável. Um dos casos mais célebres desta prática ocorreu em 2014, quando a Fórmula 1 regulamentou a utilização de motores de turbo híbrido V6, com vista a reduzir o consumo elevado de combustível pelo V8.

Até 2026, a geração V6 de motores vai continuar na Fórmula 1, ano em que se espera um novo passo em direção à sustentabilidade do campeonato, com um regresso aos V8 e sobretudo aos V10 a ser classificado por várias figuras como um acontecimento impossível num futuro próximo.

A IndyCar começou ainda mais cedo a trabalhar neste sentido, quando em 2007 os carros passaram a ser abastecidos por Etanol, um combustível renovável. Até a NASCAR, um campeonato conhecido pelo consumo elevado de gasolina, instituiu o “Next Gen Car” em que o sistema de aerodinâmica perde protagonismo em prol de um motor mais eficiente. Além disto, as equipas passaram também a estar proibidas de substituir um carro antes da utilização do respetivo veículo em três corridas diferentes.

Mas uma das principais impulsionadoras destas alterações no desporto motorizado foi a criação da Fórmula E. A natureza dos carros é o principal elemento distintivo da Fórmula E. Com as diferentes modalidades a seguir o rumo da sustentabilidade, que futuro tem esta modalidade de automobilismo?

Foto de Capa: Fórmula E

Filipe Pereira
Filipe Pereira
Licenciado em Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o Filipe é apaixonado por política e desporto. Completamente cativado por ciclismo e wrestling, não perde a hipótese de acompanhar outras modalidades e de conhecer as histórias menos convencionais. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting continua a preparar próxima época e fecha venda em definitivo por 5 milhões de euros

O Augsburgo acionou a opção de compra por Rodrigo Ribeiro. Avançado deixa Sporting em definitivo e garante cinco milhões de euros aos leões.

Preço exigido afasta FC Porto de Joaquin Seys e leva dragões a olhar para o mercado para reforçar posição

O FC Porto deu mostras de interesse em Joaquin Seys. Ainda assim, Club Brugge pede 30 milhões de euros e leva dragões a olhar para o mercado.

West Ham confirma continuidade de Nuno Espírito Santo após descida ao Championship

Nuno Espírito Santo vai continuar no West Ham. Clube inglês confirmou manutenção do português no comando técnico.

Grupo L fechado: Panamá anuncia a lista de 26 convocados para o Mundial 2026

Já é conhecida a convocatória do Panamá para o Mundial 2026. Seleção orientada por Thomas Christiansen vai enfrentar Inglaterra, Croácia e Gana.

PUB

Mais Artigos Populares

Juventus mete 4 jogadores à venda depois de falhar Champions League e há internacional português em saldos no mercado

O futuro de Francisco Conceição pode não passar pela Juventus. Italianos têm quatro nomes à venda e o português é um deles.

Sporting quer segurar Geny Catamo e define preço do extremo depois do interesse renovado do milionário Como 1907

Geny Catamo é alvo do Como 1907. O extremo do Sporting destacou-se nesta época e o interesse dos italianos surge renovado.

Flamengo de Leonardo Jardim e Grémio de Luís Castro empata e vai ter de ir à ronda extra na Sul-Americana

Resultados distintos para Flamengo e Grémio na Taça Libertadores e Taça Sul-Americana. Equipas de Leonardo Jardim e Luís Castro seguem em frente.