Fórmula E: Criação e adaptação para um automobilismo sustentável

- Advertisement -

modalidades cabeçalho

Com o aumento das preocupações ambientais, as diferentes modalidades do automobilismo têm vindo a sentir a necessidade de levar a cabo uma adaptação com vista a tornar a realização dos campeonatos mais sustentável. Um dos casos mais célebres desta prática ocorreu em 2014, quando a Fórmula 1 regulamentou a utilização de motores de turbo híbrido V6, com vista a reduzir o consumo elevado de combustível pelo V8.

Até 2026, a geração V6 de motores vai continuar na Fórmula 1, ano em que se espera um novo passo em direção à sustentabilidade do campeonato, com um regresso aos V8 e sobretudo aos V10 a ser classificado por várias figuras como um acontecimento impossível num futuro próximo.

A IndyCar começou ainda mais cedo a trabalhar neste sentido, quando em 2007 os carros passaram a ser abastecidos por Etanol, um combustível renovável. Até a NASCAR, um campeonato conhecido pelo consumo elevado de gasolina, instituiu o “Next Gen Car” em que o sistema de aerodinâmica perde protagonismo em prol de um motor mais eficiente. Além disto, as equipas passaram também a estar proibidas de substituir um carro antes da utilização do respetivo veículo em três corridas diferentes.

Mas uma das principais impulsionadoras destas alterações no desporto motorizado foi a criação da Fórmula E. A natureza dos carros é o principal elemento distintivo da Fórmula E. Com as diferentes modalidades a seguir o rumo da sustentabilidade, que futuro tem esta modalidade de automobilismo?

Foto de Capa: Fórmula E

Filipe Pereira
Filipe Pereira
Licenciado em Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o Filipe é apaixonado por política e desporto. Completamente cativado por ciclismo e wrestling, não perde a hipótese de acompanhar outras modalidades e de conhecer as histórias menos convencionais. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sevilha faz proposta por internacional português: eis a situação

O Sevilha quer contratar Ricardo Velho e já fez proposta formal junto do Farense. Oferta não chegou aos 3,5 milhões de euros.

Bernardo Silva tem ídolo na Croácia: «Quero ganhar-lhe mas é uma grande inspiração»

Bernardo Silva foi o elemento da Seleção Nacional que falou aos jornalistas. Portugal vai enfrentar a Croácia nos 16 avos do Mundial 2026.

Imprensa italiana: Gonçalo Inácio quer deixar o Sporting e dá prioridade ao AC Milan

Nicolò Schira avança que Gonçalo Inácio já manifestou a vontade de deixar o Sporting rumo ao AC Milan, que pretende concretizar o desejo de Ruben Amorim.

Bernardo Silva elogia Croácia: «É uma seleção com muita qualidade. Tenho amigos lá»

Bernardo Silva foi o elemento da Seleção Nacional que falou aos jornalistas. Portugal vai enfrentar a Croácia nos 16 avos do Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Bernardo Silva e a mudança para o Real Madrid: «Claro que estou muito feliz»

Bernardo Silva foi o elemento da Seleção Nacional que falou aos jornalistas. Portugal vai enfrentar a Croácia nos 16 avos do Mundial 2026.

Oficial: Alejandro Grimaldo é o novo reforço de Diego Simeone no Atlético Madrid

Alejandro Grimaldo deixou o Bayer Leverkusen a troco de 20 milhões de euros e assinou um contrato válido até 2030 com o Atlético Madrid.

O “Pistoleiro” em San Siro: Gonçalo Ramos deixa o PSG e assina pelo AC Milan

O AC Milan oficializou a contratação de Gonçalo Ramos, proveniente do PSG. Internacional torna-se o reforço mais caro de sempre dos rossoneri.