📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Fórmula E: Criação e adaptação para um automobilismo sustentável

- Advertisement -

modalidades cabeçalho

Com o aumento das preocupações ambientais, as diferentes modalidades do automobilismo têm vindo a sentir a necessidade de levar a cabo uma adaptação com vista a tornar a realização dos campeonatos mais sustentável. Um dos casos mais célebres desta prática ocorreu em 2014, quando a Fórmula 1 regulamentou a utilização de motores de turbo híbrido V6, com vista a reduzir o consumo elevado de combustível pelo V8.

Até 2026, a geração V6 de motores vai continuar na Fórmula 1, ano em que se espera um novo passo em direção à sustentabilidade do campeonato, com um regresso aos V8 e sobretudo aos V10 a ser classificado por várias figuras como um acontecimento impossível num futuro próximo.

A IndyCar começou ainda mais cedo a trabalhar neste sentido, quando em 2007 os carros passaram a ser abastecidos por Etanol, um combustível renovável. Até a NASCAR, um campeonato conhecido pelo consumo elevado de gasolina, instituiu o “Next Gen Car” em que o sistema de aerodinâmica perde protagonismo em prol de um motor mais eficiente. Além disto, as equipas passaram também a estar proibidas de substituir um carro antes da utilização do respetivo veículo em três corridas diferentes.

Mas uma das principais impulsionadoras destas alterações no desporto motorizado foi a criação da Fórmula E. A natureza dos carros é o principal elemento distintivo da Fórmula E. Com as diferentes modalidades a seguir o rumo da sustentabilidade, que futuro tem esta modalidade de automobilismo?

Foto de Capa: Fórmula E

Filipe Pereira
Filipe Pereira
Licenciado em Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o Filipe é apaixonado por política e desporto. Completamente cativado por ciclismo e wrestling, não perde a hipótese de acompanhar outras modalidades e de conhecer as histórias menos convencionais. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bruno Fernandes e a passagem pelo Manchester United: «Acho que o tempo no clube não foi como eu queria»

Bruno Fernandes é uma das estrelas do Manchester United. O internacional português admitiu que esperava conquistar mais troféus.

Barcelona quer lateral acessível e estuda jogador da Bundesliga

O Barcelona quer contratar um novo jogador para a lateral direita. Julian Ryerson, que representa o Borussia Dortmund, é alvo.

Estugarda pode repetir a fórmula e contratar jogador do Real Madrid

O Estugarda está interessado em contratar Gonzalo García, jogador que pertence aos quadros do Real Madrid. Os alemães já adquiriram Chema Andrés aos merengues.

Pep Guardiola rendido a estrela do Manchester City: «Um cego e uma cega podem perceber…»

Pep Guardiola analisou a vitória do Manchester City frente ao Brentford e deixou rasgados elogios para Rayan Cherki, após o encontro.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester City já tem um candidato sinalizado para render Pep Guardiola

O Manchester City está de olho em Enzo Maresca. O treinador do Chelsea é um dos alvos do clube inglês, caso Pep Guardiola deixe a equipa.

Celtic trocou de treinador e em 4 jogos foi igualado um recorde negativo de 1978

A vida para Wilfried Nancy no Celtic começou de forma difícil. O técnico francês assumiu a equipa escocesa e perdeu os primeiros quatro jogos oficiais.

La Liga: Deportivo Alavés abre a porta a ex-Real Madrid devido a avançado que já passou pelo FC Porto

O Deportivo Alavés está disposto a deixar sair Mariano Díaz no mercado de janeiro, avançado que já representou o Real Madrid.