Fórmula E: Criação e adaptação para um automobilismo sustentável

- Advertisement -

modalidades cabeçalho

Com o aumento das preocupações ambientais, as diferentes modalidades do automobilismo têm vindo a sentir a necessidade de levar a cabo uma adaptação com vista a tornar a realização dos campeonatos mais sustentável. Um dos casos mais célebres desta prática ocorreu em 2014, quando a Fórmula 1 regulamentou a utilização de motores de turbo híbrido V6, com vista a reduzir o consumo elevado de combustível pelo V8.

Até 2026, a geração V6 de motores vai continuar na Fórmula 1, ano em que se espera um novo passo em direção à sustentabilidade do campeonato, com um regresso aos V8 e sobretudo aos V10 a ser classificado por várias figuras como um acontecimento impossível num futuro próximo.

A IndyCar começou ainda mais cedo a trabalhar neste sentido, quando em 2007 os carros passaram a ser abastecidos por Etanol, um combustível renovável. Até a NASCAR, um campeonato conhecido pelo consumo elevado de gasolina, instituiu o “Next Gen Car” em que o sistema de aerodinâmica perde protagonismo em prol de um motor mais eficiente. Além disto, as equipas passaram também a estar proibidas de substituir um carro antes da utilização do respetivo veículo em três corridas diferentes.

Mas uma das principais impulsionadoras destas alterações no desporto motorizado foi a criação da Fórmula E. A natureza dos carros é o principal elemento distintivo da Fórmula E. Com as diferentes modalidades a seguir o rumo da sustentabilidade, que futuro tem esta modalidade de automobilismo?

Foto de Capa: Fórmula E

Filipe Pereira
Filipe Pereira
Licenciado em Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o Filipe é apaixonado por política e desporto. Completamente cativado por ciclismo e wrestling, não perde a hipótese de acompanhar outras modalidades e de conhecer as histórias menos convencionais. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Vicens e o Benfica x Braga: «Vamos tentar oferecer uma versão competitiva e ser uma equipa mais do que nunca»

Carlos Vicens fez a antevisão ao Benfica x Braga. Arsenalistas deslocam-se ao Estádio da Luz para a penúltima jornada da Primeira Liga.

Celtic leva a melhor no dérbi ‘Old Firm’ e mantém-se na luta pelo título escocês

Na 36.ª jornada da Liga Escocesa, o Celtic recebeu e venceu o Rangers por 3-1, mantendo a distância de um ponto para o líder Hearts.

Sotiris Silaidopoulos antevê Rio Ave x Sporting: «Queremos dar o nosso melhor e um bom sinal para a próxima temporada»

Sotiris Silaidopoulos projeta Rio Ave x Sporting. Equipa de Vila do Conde recebe esta segunda-feira os leões na Primeira Liga.

Champions em jogo numa visita traiçoeira a Vila do Conde | Rio Ave x Sporting

A duas jornadas do fim da Liga, o Sporting vai a Vila do Conde sabendo que qualquer deslize pode significar o adeus definitivo à Champions

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges revela jogador em dúvida no Sporting e confessa: «Daqui a 4 anos os clubes vão ter 50 jogadores»

Rui Borges realizou a antevisão do duelo entre o Rio Ave e o Sporting. Técnico falou em conferência de imprensa.

Rui Borges elogia Diogo Travassos e fala do futuro do emprestado: «Tem de se apresentar no Sporting»

Rui Borges realizou a antevisão do duelo entre o Rio Ave e o Sporting. Técnico falou em conferência de imprensa.

Rui Borges elogia Daniel Bragança e fala na renovação do médio: «A renovação não passa só pelo treinador»

Rui Borges realizou a antevisão do duelo entre o Rio Ave e o Sporting. Técnico falou em conferência de imprensa.