Fórmula E: Criação e adaptação para um automobilismo sustentável

- Advertisement -

modalidades cabeçalho

Com o aumento das preocupações ambientais, as diferentes modalidades do automobilismo têm vindo a sentir a necessidade de levar a cabo uma adaptação com vista a tornar a realização dos campeonatos mais sustentável. Um dos casos mais célebres desta prática ocorreu em 2014, quando a Fórmula 1 regulamentou a utilização de motores de turbo híbrido V6, com vista a reduzir o consumo elevado de combustível pelo V8.

Até 2026, a geração V6 de motores vai continuar na Fórmula 1, ano em que se espera um novo passo em direção à sustentabilidade do campeonato, com um regresso aos V8 e sobretudo aos V10 a ser classificado por várias figuras como um acontecimento impossível num futuro próximo.

A IndyCar começou ainda mais cedo a trabalhar neste sentido, quando em 2007 os carros passaram a ser abastecidos por Etanol, um combustível renovável. Até a NASCAR, um campeonato conhecido pelo consumo elevado de gasolina, instituiu o “Next Gen Car” em que o sistema de aerodinâmica perde protagonismo em prol de um motor mais eficiente. Além disto, as equipas passaram também a estar proibidas de substituir um carro antes da utilização do respetivo veículo em três corridas diferentes.

Mas uma das principais impulsionadoras destas alterações no desporto motorizado foi a criação da Fórmula E. A natureza dos carros é o principal elemento distintivo da Fórmula E. Com as diferentes modalidades a seguir o rumo da sustentabilidade, que futuro tem esta modalidade de automobilismo?

Foto de Capa: Fórmula E

Filipe Pereira
Filipe Pereira
Licenciado em Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o Filipe é apaixonado por política e desporto. Completamente cativado por ciclismo e wrestling, não perde a hipótese de acompanhar outras modalidades e de conhecer as histórias menos convencionais. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Notts County brilha em Wembley e bate Salford (3-0) na final do playoff de acesso à League One

O Notts County derrotou o Salford por três golos sem resposta. O histórico clube celebrou a vitória na final do play-off de acesso à League One.

Benfica divulga data de início da pré-temporada de 2026/27

O Benfica revelou que vai começar a pré-temporada no dia 25 de junho. Os encarnados vão iniciar a época mais cedo devido às pré-eliminatórias da Europa League.

FPF aprova orçamento positivo de 2,8 milhões e distingue Marcelo Rebelo de Sousa

A direção da FPF aprovou o novo orçamento com saldo positivo. Marcelo Rebelo de Sousa foi nomeado sócio honorário do organismo desportivo.

Bruno Fernandes responde a citação falsa de Roy Keane: «Não gosto quando as pessoas mentem»

Bruno Fernandes desmentiu as acusações de Roy Keane sobre as assistências. O capitão do Manchester United esclareceu a citação falsa.

PUB

Mais Artigos Populares

Liverpool supera Borussia Dortmund e fecha jovem promessa

Samuel Martínez vai juntar-se ao Liverpool assim que fizer 18 anos. Reds ganharam a corrida ao Borussia Dortmund.

Para onde vai Andoni Iraola? Técnico foi oferecido a clube da Serie A

Andoni Iraola está de saída do Bournemouth. Técnico espanhol foi oferecido ao Nápoles (Serie A) na semana passada.

Alisson deixa mensagem em tom de despedida de Itália: «Last dance (última dança)…Para mim é um sonho realizado»

Alisson Santos publicou uma mensagem de despedida após se lesionar. O jogador está cedido pelo Sporting, mas a equipa italiana tem preferência.