Fórmula E: Qualificação à «Mundial», será a solução?

Para este ano de 2022, a Fórmula E trouxe uma nova forma dos pilotos se qualificarem para as provas. Uma fase eliminatória, com quartos de final, meias finais e final. Qualificações que sempre foram o calcanhar de Aquiles da categoria.

A teoria é “simples”: os 22 pilotos são divididos em dois grupos (A e B) consoante o resultado no campeonato. Depois de divididos, os pilotos tentam fazer o melhor tempo possível. Só passam aos quartos de final os oito melhores, quatro de cada grupo.

Para os quartos de final, serão separados em quatro grupos, sendo o primeiro tempo do grupo A vs quarto tempo do grupo B (A)/ 2.°A vs 3.°B (B)/ 3.°A vs 2.°B (C)/ 4.°A vs 1.°B (D). Os pilotos têm somente uma volta para fazerem um bom tempo, e melhor que o seu rival.

O processo repete-se nas meias-finais, com os quatro melhores tempos a competirem para avançarem para a final. A eliminatória fica com 1.°A vs 1.°B / 1.°C vs 1.°D.

Encontrados os finalistas (ex: 1.°A vs 1.°D), os pilotos têm mais uma volta, com cerca de 250kW, para lutarem pela pole position. O melhor tempo consegue o primeiro lugar, sendo igual para o segundo, terceiro e quarto lugares. A partir dos quartos de final, serão os tempos feitos que ditarão a ordem de saída para a corrida.

Pode-se conferir melhor a explicação no vídeo colocado abaixo, este com a duração de um minuto da própria Formula E.

Pode ser confuso no papel, mas depois de ver a qualificação ao vivo e acompanhar todo o movimento do dia, o espectador começa a entender a volta que isto dá. O objetivo principal é dar mais emoção não só à corrida, com grelhas de partida que podem espantar, mas também à própria qualificação, que terá os pilotos mais rápidos a lutarem pela pole e consequentemente pela vitória.

Durante o fim de semana das primeiras duas rondas do campeonato, viu-se que este método tem o efeito referido acima – ter os pilotos mais rápidos na frente e existir a ansiedade de perceber quem vencerá a corrida. Ao mesmo tempo, torna a vida difícil a quem está mais para trás e não consegue chegar a posição de pontos, pódios ou vitórias.

Ainda é cedo para uma conclusão certa, mas se quiserem juntar os mais rápidos lá à frente, acabaram por se esquecer de quem está mais atrás. E isso não deveria acontecer, tendo em conta as mudanças que, por exemplo, estão a ser feitas na categoria rainha para tentar aproximar os carros do fim do pelotão ao mais rápidos e dar mais ação à corrida.

Foto de Capa: Formula E

Artigo redigido por Ana Catarina Ventura

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Ana Catarina Ventura
Ana Catarina Venturahttp://www.bolanarede.pt
Esta é a Ana Catarina. Apaixonou-se pela Fórmula 1 com 14 anos e a partir desse momento, descobriu o mundo do desporto motorizado. Graças a isso, seguiu o caminho do jornalismo até se licenciar em Jornalismo e Comunicação, na capital do Alto Alentejo.

Subscreve!

Artigos Populares

Inter Milão já tem treinador pensado para render Simone Inzaghi em caso de saída do treinador

O Inter Milão tem a questão do treinador da próxima época em aberto. Cesc Fàbregas é uma opção dos nerazzurri.

Foi crucial para o AVS SAD continuar na Primeira Liga e está de saída do clube a custo zero

Gustavo Assunção vai deixar o AVS SAD a custo zero. Médio termina contrato e não vai renovar com os avenses.

Ferro chama a atenção de clubes estrangeiros e pode sair do Estrela da Amadora

Ferro pode voltar a realizar uma aventura fora de Portugal. Existem clubes interessados no central do Estrela da Amadora.

Atlético Madrid só pensa em Viktor Gyokeres

O Atlético de Madrid quer contratar Viktor Gyokeres na próxima janela de transferências. O avançado representa o Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica vai disputar particular no dia 4 de junho

O Benfica vai começar a preparar o Mundial de Clubes 2025 com um particular frente ao Lusitano de Évora.

Liverpool vê rejeitada proposta de 130 milhões de euros por médio

O Bayer Leverkusen recusou uma proposta do Liverpool por Florian Wirtz. Farmacêuticos exigem 150 milhões de euros.

Nacional da Madeira fecha reforço a custo zero por 3 temporadas

Mootaz Nourani é negócio fechado para o Nacional da Madeira. Médio tunisino vai chegar a custo zero aos madeirenses.