Fórmula E: Qualificação à «Mundial», será a solução?

Para este ano de 2022, a Fórmula E trouxe uma nova forma dos pilotos se qualificarem para as provas. Uma fase eliminatória, com quartos de final, meias finais e final. Qualificações que sempre foram o calcanhar de Aquiles da categoria.

A teoria é “simples”: os 22 pilotos são divididos em dois grupos (A e B) consoante o resultado no campeonato. Depois de divididos, os pilotos tentam fazer o melhor tempo possível. Só passam aos quartos de final os oito melhores, quatro de cada grupo.

Para os quartos de final, serão separados em quatro grupos, sendo o primeiro tempo do grupo A vs quarto tempo do grupo B (A)/ 2.°A vs 3.°B (B)/ 3.°A vs 2.°B (C)/ 4.°A vs 1.°B (D). Os pilotos têm somente uma volta para fazerem um bom tempo, e melhor que o seu rival.

O processo repete-se nas meias-finais, com os quatro melhores tempos a competirem para avançarem para a final. A eliminatória fica com 1.°A vs 1.°B / 1.°C vs 1.°D.

Encontrados os finalistas (ex: 1.°A vs 1.°D), os pilotos têm mais uma volta, com cerca de 250kW, para lutarem pela pole position. O melhor tempo consegue o primeiro lugar, sendo igual para o segundo, terceiro e quarto lugares. A partir dos quartos de final, serão os tempos feitos que ditarão a ordem de saída para a corrida.

Pode-se conferir melhor a explicação no vídeo colocado abaixo, este com a duração de um minuto da própria Formula E.

Pode ser confuso no papel, mas depois de ver a qualificação ao vivo e acompanhar todo o movimento do dia, o espectador começa a entender a volta que isto dá. O objetivo principal é dar mais emoção não só à corrida, com grelhas de partida que podem espantar, mas também à própria qualificação, que terá os pilotos mais rápidos a lutarem pela pole e consequentemente pela vitória.

Durante o fim de semana das primeiras duas rondas do campeonato, viu-se que este método tem o efeito referido acima – ter os pilotos mais rápidos na frente e existir a ansiedade de perceber quem vencerá a corrida. Ao mesmo tempo, torna a vida difícil a quem está mais para trás e não consegue chegar a posição de pontos, pódios ou vitórias.

Ainda é cedo para uma conclusão certa, mas se quiserem juntar os mais rápidos lá à frente, acabaram por se esquecer de quem está mais atrás. E isso não deveria acontecer, tendo em conta as mudanças que, por exemplo, estão a ser feitas na categoria rainha para tentar aproximar os carros do fim do pelotão ao mais rápidos e dar mais ação à corrida.

Foto de Capa: Formula E

Artigo redigido por Ana Catarina Ventura

Ana Catarina Ventura
Ana Catarina Venturahttp://www.bolanarede.pt
Esta é a Ana Catarina. Apaixonou-se pela Fórmula 1 com 14 anos e a partir desse momento, descobriu o mundo do desporto motorizado. Graças a isso, seguiu o caminho do jornalismo até se licenciar em Jornalismo e Comunicação, na capital do Alto Alentejo.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Ahli oficializa médio francês por 28 milhões de euros

O Al Ahli garantiu a contratação de Enzo Millot por 28 milhões de euros. O médio francês assinou um contrato de três temporadas com o clube saudita.

Escândalo na La Liga? Equipa estreia-se sábado e só tem 10 jogadores inscritos (e nenhum é guarda-redes)

O Levante estreia-se contra o Alavés no sábado para a La Liga e apenas pode utilizar 10 jogadores no encontro. Ainda assim, a situação pode mudar nas próximas horas, de acordo com o conjunto liderado por Julián Calero.

Deportivo de La Coruña não está para brincadeiras: quer 100 milhões de euros por Yeremay Hernández e outro craque

O Deportivo de La Coruña tem pouco interesse em negociar Yeremay Hernández e David Mella, jogadores da equipa principal. Os dois jogadores somam interessados neste mercado de transferências, mas devem manter-se na Galiza.

João Mendes é reforço do Kayserispor após duas épocas no Vitória SC

João Mendes foi oficializado no Kayserispor, da Turquia, depois de duas temporadas ao serviço do Vitória SC.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica tem novidades em relação a Kerem Akturkoglu: equipa pode fazer proposta de 20 milhões de euros

Kerem Akturkoglu está a ser uma das novelas de verão deste mercado. O Besiktas está novamente interessado no extremo e pode avançar com uma proposta de 20 milhões de euros para convencer o Benfica.

Tiago Tomás fechado com o seu novo clube por 13 milhões de euros

Tiago Tomás está perto de trocar de emblema na Bundesliga. O avançado português vai ser confirmado no Estugarda. O jogador prepara-se assim para deixar o Wolfsburgo por 13 milhões de euros, mais dois milhões em variáveis.

Sunderland anuncia dois novos defesas para a temporada

O Sunderland anunciou as contratações de Arthur Masuaku e Omar Alderete para o setor defensivo da equipa inglesa.