📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Nova temporada e novas mudanças | Fórmula E

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

A temporada 12 da Fórmula E começa com mudanças nos regulamentos e no calendário. Apesar de não serem grandes as diferenças comparativamente ao ano anterior, podemos ver novas caras e pilotos a carregarem cores diferentes, bem como novos circuitos (ou regressos). Estas diferenças aparecem um ano antes de conhecermos os GEN4.

O que vai mudar nas regras?

A grande mudança que vemos acontecer será com o Attack Mode. Antigamente e desde que foi inserido, o AM tinha utilização obrigatória, usando todo o tempo seguido e mais tarde foi dividido em duas partes (2-6 / 4-4 / 6-2).

Desta temporada e até nova mudança, o mesmo não será mais de uso obrigatório, podendo ser usado ao longo da corrida ou apenas uma vez. Isto evitará penalizações e desclassificações dos pilotos por esquecimento ou por questões de estratégia. Em corridas que exista o Pit Boost (normalmente dupla corrida no fim de semana), os pilotos poderão apenas ativá-lo uma vez.

A qualificação também irá mudar, mas pouco. Esta será a primeira modificação desde a última revisão feita em 2022 e não mexe com essas grandes alterações. Consiste em reduzir o tempo das fases de grupos para dez minutos e retirando a obrigatoriedade em marcar tempo nos primeiros seis. O objetivo principal é que toda a sessão não demore mais de uma hora.

Como será o calendário de 2025/26?

O calendário das corridas ficou confirmado com o regresso a Sanya, na China. Nesse mesmo país, teremos três corridas em dois fins de semana distintos.

Mas vamos pelo início. Começamos a temporada no Brasil em dezembro, tal como em 2024/25 e seguimos para o méxico no início do próximo ano. Daí, parte-se para os EUA, em Miami. Um desvio para a Arábia Saudita para o primeiro fim de semana duplo e entramos nas corridas europeias, com Espanha, Alemanha e Mónaco. Saltamos para a China e Japão, finalizando o campeonato novamente em Londres, em agosto.

RONDA 1BRASIL6 DEZEMBRO 2025
RONDA 2MÉXICO10 JANEIRO 2026
RONDA 3E.U. AMÉRICA31 JANEIRO 2026
RONDA 4/5ARÁBIA SAUDITA13/14 FEVEREIRO
RONDA 6ESPANHA21 MARÇO 2026
RONDA 7/8ALEMANHA2/3 MAIO 2026
RONDA 9/10MÓNACO16/17 MAIO 2026
RONDA 11CHINA (Sanya)20 JUNHO 2026
RONDA 12/13CHINA4/5 JULHO 2026
RONDA 14/15JAPÃO25/26 JULHO 2026
RONDA 16/17REINO UNIDO15/16 AGOSTO 2026

O regresso de Sanya ao calendário e a adição de Madrid (que também recebe os testes de rookie) tornam a temporada mais interessante. Desde 2018/19 que a F-E não ia a Sanya, criando assim um triple header na China. Já para a capital espanhola, será uma estreia dos Fórmula E em ambiente de corrida, uma vez que a pista de Jarama foi usada o ano passado para os testes de pré-temporada depois das cheias que ocorreram em Valência.

E como estão constituídas as equipas para 25/26?

Essa é uma ótima questão. Para os mais desatentos, houve bastantes mudanças nas equipas, como a saída de António Félix da Costa da Porsche para a Jaguar, ficando ao lado de Mitch Evans. A McLaren e a Maserati abandonaram o campeonato depois de terminarem na sexta e nona posições, respetivamente, e entrou a Citroen para o seu lugar. Serão agora 20 pilotos nesta competição.

Vamos, por ordem alfabética, deixar-vos com o line-up deste ano:

  • Andretti manteve Jake Dennis e contratou Felipe Drugovich (rookie);
  • Citroen contratou Nick Cassidy (Jaguar) e Jean-Eric Vergne (DS Penske);
  • Cupra Kiro manteve Dan Ticktum e contratou Pepe Martí (rookie);
  • DS Penske manteve Maximilian Gunter e contratou Taylor Barnard (McLaren);
  • Envision manteve Sebastien Buemi e contratou Joel Eriksson (ex-Dragon Racing);
  • Jaguar manteve Mitch Evans e contratou António Félix da Costa (Porsche)
  • Lola Yamaha manteve tanto Lucas Di Grassi como Zane Maloney;
  • Mahindra manteve tanto Nyck de Vries como Edoardo Mortara;
  • Nissan manteve tanto Oliver Rowland como Norman Nato;
  • Porsche manteve Pascal Wehrlein e contratou Nico Muller (Andretti);

Quando temos ação na pista?

Temos de ser pacientes! Os primeiros testes da pré-temporada começam já em outubro, nos dias 27 a 31 no Circuito Ricardo Tomo, em Valência – sendo o último dia reservado para os testes só com pilotos femininas. Depois, como apresentámos acima, a primeira corrida realiza-se só em dezembro. Mas, para uma melhor previsão desta temporada, falamos depois dos testes.

Ana Catarina Ventura
Ana Catarina Venturahttp://www.bolanarede.pt
Esta é a Ana Catarina. Apaixonou-se pela Fórmula 1 com 14 anos e a partir desse momento, descobriu o mundo do desporto motorizado. Graças a isso, seguiu o caminho do jornalismo até se licenciar em Jornalismo e Comunicação, na capital do Alto Alentejo.

Subscreve!

Artigos Populares

Marcelo e a derrota do Moreirense: «Deve ser dos jogos que o FC Porto criou menos oportunidades»

Marcelo fez a análise ao Moreirense x FC Porto da jornada 9 da Primeira Liga. Dragões venceram por 2-1.

Eis os 5 destaques do Moreirense X FC Porto

Eis os destaques do Moreirense x FC Porto. O encontro terminou com a vitória dos dragões por 2-1.

FC Porto garante vitória frente ao Moreirense com golo de Deniz Gul ao cair do pano

O FC Porto deslocou-se até Moreira de Cónegos para defrontar o Moreirense na jornada 9 da Primeira Liga. O encontro terminou com a vitória dos dragões por 2-1.

Drama: Deniz Gul marca e é héroi no Moreirense x FC Porto

Deniz Gul marcou o segundo golo do FC Porto aos 88 minutos. Dragões completam reviravolta de forma dramática.

PUB

Mais Artigos Populares

Os cinco principais favoritos ao título | NBA

A nova temporada da NBA está prestes a começar e promete ser uma das mais equilibradas dos últimos anos.

Pós-Viktor Gyokeres: Atlético Madrid vence em Sevilha na La Liga

O Atlético Madrid venceu fora de casa o Real Betis por 2-0 na jornada 10 da La Liga. Colchoneros respondem a goleada sofrida.

Atenção, Benfica: Real Madrid comunica lesão complicada de figura importante

Dani Carvajal não deve jogar mais este ano, após lesão no joelho. Real Madrid joga com o Benfica em janeiro de 2026.