HISTÓRIA DA CORRIDA: A CHUVA E O SEU PODER PARA ATRAPALHAR
Nick Cassidy venceu a primeira corrida de duas em Nova Iorque, depois de uma forte chuva ter caído sobre a pista, causando aquaplanagem para alguns pilotos. Em segundo lugar terminou Lucas Di Grassi e em terceiro Robert Frijns.
Foi um mau início de corrida para Jean Eric Vergne, que foi “ensanduichado” entre um Jaguar e um Porsche, acabando por ter de seguir em frente com algum dano. Felizmente, conseguiu voltar à ação na pista, a mais de 40 segundo do líder da corrida, que continuava a ser Nick Cassidy. Ainda no início da corrida, Antonio Giovinazzi entrou nas boxs para se retirar e fazer companhia a Sette Camara, que nem sequer começou a corrida depois de uma batida forte na qualificação.
Chaos at the start with several drivers involved. Most affected was @JeanEricVergne who has now dropped to the back of the field 💥
Follow LIVE timing 👉 https://t.co/eyJkPujJED
🇺🇸 2022 #NYCEPrix pic.twitter.com/BEgv9H90eF
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) July 16, 2022
Quem também teve um mau começo foi Stoffel Vandoorne, que perdeu o seu segundo lugar para Lucas Di Grassi e seria ameaçado por Robin Frijns, que tentava atacar o terceiro lugar; e Pascal Wherlein, que também perdeu muitas posições.
Com quatro voltas completadas, começaram a ir ao Attack Mode os primeiros pilotos, sendo eles Sims, Dennis e Mortara. Precisou-se de três voltas mais para o líder ativar o seu AM. Perdeu o lugar para Di Grassi, mas recuperou-o na volta a seguir pela ida do brasileiro ao AM. Buemi estava em terceiro lugar, muito perto de Di Grassi.
Dennis foi o piloto que entrou no segundo AM, com alguns pilotos ainda a terminarem de usar o primeiro. Somente na volta 18, Cassidy decidiu ativar o seu modo de ataque, perdendo a posição novamente para Di Grassi. Na altura de ativar o seu, o então líder brasileiro teve menos sorte, acabando mesmo por cais para P3, atrás de Vandoorne, que estava sem AM. No momento em que o belga ativou o modo de ataque, perdeu a posição para o brasileiro, que naquele momento só teria o Fan Boost para se defender. Nem mesmo com isso aguento a pressão do piloto da Mercedes, e caiu para P3.
A great move from @svandoorne as he takes his #FANBOOST and moves himself up into P2 🚀
🇺🇸 2022 #NYCEPrix | @MercedesEQFE https://t.co/lX4Dvakv7G pic.twitter.com/Mbi7p476nu
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) July 16, 2022
A luta pela segunda posição estava ao rubro, quando começaram a cair as primeiras gotas de chuva. Di Grassi ultrapassou Vandoorne a todo o custo, dando mesmo espaço para Frijns ultrapassar o belga para a última posição de pódio. Na mesma altura, um aguaceiro caiu na pista de Nova Iorque, e foram vários os carros que entraram em aquaplanagem e bateram no muro da entrada da curva seis. Por esse motivo e mais acidentes ao mesmo tempo, a corrida entrou em Full Corse Yellow e, de seguida, bandeira vermelha. Seria terminada minutos mais tarde, com a classificação a terminar antes de ser ativada a bandeira vermelha.
António Félix da Costa começou em décimo e teve pouca sorte ao longo da corrida. Acabou por ser tocado por Lotterer e ter um furo no pneu traseiro esquerdo, terminando em P20.
PILOTO DO DIA
He’s done it!!! @NickCassidy_ has won his first ever E-Prix!!! Get in!! #NYCEPrix pic.twitter.com/yMsIAGSRrK
— Envision Racing (@Envision_Racing) July 16, 2022
Nick Cassidy – Venceu pela primeira vez uma corrida de Fórmula E, liderou grande parte da corrida e não arriscou perder a liderança em momentos de pressão por parte do brasileiro. Mesmo tendo sido uma das vítimas da aquaplanagem, as regras favoreceram-no e viu-se vencedor da corrida.
DESILUSÃO DO DIA
ROUND 11 RACE RESULTS
JEV was P18 when the red flag ended the race.
Antonio had a punctured tyre minutes before the rain and the chaos.#NYCEPrix #ABBFormulaE #DSTECHEETAH pic.twitter.com/2zcvMX8HWI— DS TECHEETAH (@DSTECHEETAH) July 16, 2022
DS Techeetah – Depois de uma série bastante positiva, terminaram a corrida em posições desagradáveis (P18/P20). Jean Eric Vergne ainda está na luta pelo título, e esta posição pouco o ajuda na acumulação de pontos.
Artigo revisto por Joana Mendes