A Honda e a Fórmula 1: O poder dos sonhos

- Advertisement -

O circuito de Suzuka é conhecido por ser um dos mais icónicos da história da Fórmula 1. Desde os “esses” ao facto de ser o único circuito em forma de “8”, e ainda a fabulosa “130R” onde os carros modernos berram com tudo o que os seus pulmões têm para dar enquanto os pilotos não tiram o pé do acelerador. Outro ponto icónico deste circuito é o parque de diversões a ele encostado, onde vemos aquela roda gigante onde a vista para os grandes prémios deve ser fabulosa, e ainda uma montanha russa onde essa vista deve ser um pouco mais confusa.

A História da Honda na Fórmula 1 é um pouco como essa montanha russa. Piruetas, e chegar a pontos altíssimos, para descer a toda a velocidade, tendo esta a vantagem de não desaparecer durante a diversão, o que seria deveras perigoso. A vida da Honda pelo desporto mais rápido do mundo também viveu pontos altíssimos no final dos anos 80 e início dos 90, subiu e desceu durante os anos 2000, e mais recentemente, teve de bater no fundo do poço, para recuperar.

Esta relação já com múltiplos divórcios, começa nos anos 60, mais precisamente em 1964, quando entram pela primeira vez na Fórmula 1 com o RA271, apenas quatro anos depois de construírem o seu primeiro carro de fábrica e sendo a primeira equipa japonesa a aventurar-se naquele mundo, onde em vez de sangue, era óleo e gasolina que corria nas veias. Na altura, o objetivo da Honda era mostrar que não eram apenas bons a construir motas, mas que também se desenrascavam nas quatro rodas, e a verdade é que em 1965, venceram a primeira corrida, no Grande Prémio do México, com Richie Ginther.

Sendo uma das poucas equipas que construía chassis e motor (as outras eram a Ferrari e BRM), a Honda surpreendeu pelos fantásticos V12 que produziu, sendo que normalmente era motor a mais para carro a menos (digamos que as coisas mudaram um pouco 50 anos depois, mas já lá vamos).

Em 1967, a Honda une-se à Lola na criação do chassis, e na primeira corrida do RA300, John Surtees, o único homem a vencer um campeonato de Fórmula 1 e de Moto GP, vence em Monza, numa fantástica batalha com Jim Clark e Jack Brabham, tendo liderado apenas a última volta.

Em 1968, veríamos a primeira das várias saídas da Fórmula 1 da parte da Honda. Como é conhecimento geral, a morte espreitava a cada curva os pilotos daquele tempo, e infelizmente, Jo Schlesser foi uma das vítimas, em Rouen-Les-Essarts, o que a par da vontade de se focar nos carros de estrada para os Estados Unidos da América, motivou a equipa a uma “saída temporária”.

Esta durou até 1983, em que Honda regressa, mas desta vez sem carro, apenas com um motor, que colocou no chassis da Spirit. Sendo estes os anos 80, obviamente que este tinha um turbo, e a performance do mesmo, chamou a atenção da Williams, que os colocou no seu carro em 84. Apesar do horrendo chassis do Williams-Honda, Keke Rosberg conseguiu uma vitória no muito estranho Grande Prémio de Dallas.

Hmmm, Galp? Onde será?
Fonte: Honda Racing F1
Luís Manuel Barros
Luís Manuel Barros
O Luís tem 21 anos e é de Marco de Canavezes, tem em si uma paixão por automobilismo desde muito novo quando via o Schumacher num carro vermelho a dominar todas as pistas por esse mundo fora. Esse amor pelas 4 rodas é partilhado com o gosto por Wrestling que voltou a acompanhar religiosamente desde 2016.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Pinto antevê jogo contra o Académico de Viseu: «Tem complicado bastante a vida a jogar fora»

Há jogo entre o Gil Vicente e o Académico de Viseu neste fim de semana. Eis o que disse o treinador Luís Pinto.

FC Porto traz novidades acerca de Victor Froholdt: Já teve alta hospitalar, está em repouso e vai iniciar protocolo

O FC Porto informou que Victor Froholdt teve alta hospitalar neste sábado de manhã e já se encontra em repouso no domicílio.

Newcastle recupera desvantagem de 2 golos e empata com o Bournemouth na Premier League

O Newcastle e o Bournemouth empataram 2-2 para a terceira jornada da Premier League. Houve golo de Jacob Ramsey, aos 88 minutos.

Pedro Gonçalves e Daniel Bragança defrontam-se no início da aventura em Itália: eis onde começam o Fiorentina x Torino

Pedro Gonçalves e Daniel Bragança defrontam-se no Fiorentina x Torino, onde podem fazer a estreia. Dupla lusa começa no banco.

PUB

Mais Artigos Populares

Sunderland confirma baixa de peso e já sabe que vai desfalcado defrontar o Torreense na Europa League

Habib Diarra sofreu uma lesão e vai estar de fora no Sunderland durante, pelo menos, um mês e meio. Médio é baixa contra o Torreense.

‘Here we go’: Já é conhecido o próximo clube de Diogo Leite e é em Itália

Diogo Leite está a caminho de Itália. Defesa-central de 27 anos vai ser jogador da Lazio, com um contrato de 3+1 anos.

Tondela quebra série negativa e ganha ao FC Porto B na Segunda Liga

O Tondela venceu em casa o FC Porto B para a quinta jornada da Segunda Liga. Golos foram de Arjen Van Der Heide e Tomané.