📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A Honda e a Fórmula 1: O poder dos sonhos

- Advertisement -

O circuito de Suzuka é conhecido por ser um dos mais icónicos da história da Fórmula 1. Desde os “esses” ao facto de ser o único circuito em forma de “8”, e ainda a fabulosa “130R” onde os carros modernos berram com tudo o que os seus pulmões têm para dar enquanto os pilotos não tiram o pé do acelerador. Outro ponto icónico deste circuito é o parque de diversões a ele encostado, onde vemos aquela roda gigante onde a vista para os grandes prémios deve ser fabulosa, e ainda uma montanha russa onde essa vista deve ser um pouco mais confusa.

A História da Honda na Fórmula 1 é um pouco como essa montanha russa. Piruetas, e chegar a pontos altíssimos, para descer a toda a velocidade, tendo esta a vantagem de não desaparecer durante a diversão, o que seria deveras perigoso. A vida da Honda pelo desporto mais rápido do mundo também viveu pontos altíssimos no final dos anos 80 e início dos 90, subiu e desceu durante os anos 2000, e mais recentemente, teve de bater no fundo do poço, para recuperar.

Esta relação já com múltiplos divórcios, começa nos anos 60, mais precisamente em 1964, quando entram pela primeira vez na Fórmula 1 com o RA271, apenas quatro anos depois de construírem o seu primeiro carro de fábrica e sendo a primeira equipa japonesa a aventurar-se naquele mundo, onde em vez de sangue, era óleo e gasolina que corria nas veias. Na altura, o objetivo da Honda era mostrar que não eram apenas bons a construir motas, mas que também se desenrascavam nas quatro rodas, e a verdade é que em 1965, venceram a primeira corrida, no Grande Prémio do México, com Richie Ginther.

Sendo uma das poucas equipas que construía chassis e motor (as outras eram a Ferrari e BRM), a Honda surpreendeu pelos fantásticos V12 que produziu, sendo que normalmente era motor a mais para carro a menos (digamos que as coisas mudaram um pouco 50 anos depois, mas já lá vamos).

Em 1967, a Honda une-se à Lola na criação do chassis, e na primeira corrida do RA300, John Surtees, o único homem a vencer um campeonato de Fórmula 1 e de Moto GP, vence em Monza, numa fantástica batalha com Jim Clark e Jack Brabham, tendo liderado apenas a última volta.

Em 1968, veríamos a primeira das várias saídas da Fórmula 1 da parte da Honda. Como é conhecimento geral, a morte espreitava a cada curva os pilotos daquele tempo, e infelizmente, Jo Schlesser foi uma das vítimas, em Rouen-Les-Essarts, o que a par da vontade de se focar nos carros de estrada para os Estados Unidos da América, motivou a equipa a uma “saída temporária”.

Esta durou até 1983, em que Honda regressa, mas desta vez sem carro, apenas com um motor, que colocou no chassis da Spirit. Sendo estes os anos 80, obviamente que este tinha um turbo, e a performance do mesmo, chamou a atenção da Williams, que os colocou no seu carro em 84. Apesar do horrendo chassis do Williams-Honda, Keke Rosberg conseguiu uma vitória no muito estranho Grande Prémio de Dallas.

Hmmm, Galp? Onde será?
Fonte: Honda Racing F1
Luís Manuel Barros
Luís Manuel Barros
O Luís tem 21 anos e é de Marco de Canavezes, tem em si uma paixão por automobilismo desde muito novo quando via o Schumacher num carro vermelho a dominar todas as pistas por esse mundo fora. Esse amor pelas 4 rodas é partilhado com o gosto por Wrestling que voltou a acompanhar religiosamente desde 2016.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Costa aborda situação de médio do Benfica: «Está em processo de renovação»

Rui Costa, presidente do Benfica, admitiu que João Rego está em processo de renovação. «Há tempo, mas já devia ter sido feita», disse ainda.

José Mourinho recorda final da Taça de Portugal em 2004 que perdeu pelo FC Porto contra o Benfica: «Recordo-me de descer as escadarias como...

José Mourinho fez a antevisão do encontro entre o Benfica e o Chaves. Jogo conta para a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal.

José Mourinho quer regressar ao Jamor para continuar história do Benfica na Taça de Portugal: «Tem uma Taça a menos que deveria ter»

José Mourinho fez a antevisão do encontro entre o Benfica e o Chaves. Jogo conta para a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal.

José Mourinho confirma titular e ausência para o Chaves x Benfica: «A maioria dos jogadores que vai começar não é gente que acabou de...

José Mourinho fez a antevisão do encontro entre o Benfica e o Chaves. Jogo conta para a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

San Lorenzo pode ver-se obrigado a decretar falência nos próximos 3 dias

O histórico clube argentino, San Lorenzo, tem três dias para pagar uma dívida de 4,4 milhões de euros que remonta a uma transferência em 2020.

Gareth Bale reflete sobre as suas finanças e revela ter receio da falência: «É algo que sempre me angustiou»

Gareth Bale, que foi um dos jogadores mais bem pagos do mundo, falou sobre os seus investimentos e receios para o futuro.

Manchester United de Ruben Amorim pode pagar mais 60 milhões de euros para juntar avançado a Benjamin Sesko

O Manchester United quer fechar a contratação de Mateo Retegui. Avançado italiano continua na lista do clube de Ruben Amorim.