📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Fórmula 1: A última vez em Portugal?…

- Advertisement -

A 22 de setembro de 1996 correu-se o Grande Prémio de Portugal. Na altura, a Fórmula 1 chegava ao nosso país e ia diretamente para o circuito do Estoril. Tivemos muitas corridas interessantes, renhidas e tivemos títulos vencidos em solo português. Para saber mais sobre algumas destas corridas, o Bola na Rede tem um artigo que já cobre isso.

Mas, com tudo já acertado para 1997, as obras demoraram mais do que deviam e Portugal disse adeus à Fórmula 1. Agora em 2020, os rumores já foram mais do que confirmados e hoje a Fórmula 1 está próxima de ir correr ao Autódromo Internacional do Algarve. A esperança é a última a morrer, por isso, vamos #Portimão2020.

Mas, voltamos a 1996. Ano do meu nascimento, ano do primeiro título de Tommi Mäkinen nos ralis com o Mitsubishi Lancer Evo 3 e ‘Mick’ Doohan campeão no MotoGP na Honda NSR500 (NV0W).

Na Fórmula 1, à chegada a Portugal, não havia campeão definido. Em 1996, Michael Schumacher trocava a Benetton pela Ferrari, enquanto Jean Alesi fazia o caminho inverso.

Mas, a defesa do campeonato do alemão não correu bem. A Williams e Damon Hill começaram logo com três vitórias e ao quarto Grande Prémio, na Alemanha, era Jacques Villeneuve quem vencia. Damon Hill vencia o Grande Prémio seguinte, em San Marino, dando cinco vitórias consecutivas a FW18.

O FW18, criação de Patrick Head e Adrian Newey, com um motor Renault 3.0l V10
Fonte: Williams Racing

À chegada ao Grande Prémio de Portugal, Damon Hill tinha sete vitórias em 13 corridas disputadas. Claramente que a disputa iria ser entre os companheiros de equipa, Hill e Villeneuve. Com o melhor carro, restava apenas aos outros tentarem chegarem lá.

Hill começaria na pole position, conseguindo ficar por 0.009s na frente de Villeneuve. As chances de Hill se tornar campeão do mundo eram cada vez maiores. Jean Alesi tinha feito uma partida melhor, mas Hill não o deixaria passar por dentro na primeira curva. Atrás, as coisas não estavam fáceis para Villeneuve, que se via relegado para quarto e as chances do título ficarem mais longe. Villeneuve teve depois a sorte de apanhar tráfego, na forma de Giovanni Lavagii no Minardi-Ford M195B, para conseguir passar Schumacher na curva que atualmente tem nome de Senna. Já a ultrapassagem a Alesi, derivou de uma estratégia diferente, com o Williams a vir às boxes na volta 18, enquanto Alesi só viria na volta 22. Quando o homem da Benetton regressou à pista, já o canadiano se tinha ido embora.

Mas, nunca se esqueçam. O Estoril dá sempre espetáculo. Hill viu-se retido atrás de dois pilotos atrasados, Ukyo Katayama no Tyrrell-Yamaha e Ricardo Rosset no Footwork Arrows. Numa volta apenas, Villeneuve tirou quase seis segundos do intervalo. Na volta seguinte, tirou mais dois segundos, mas trabalhar no trânsito não é fácil e o intervalo ficou por aí.

Mais uma fez, a estratégia nas boxes e nas voltas de entrada e saída ditaram o resultado final. Damon ao sair das boxes fez 1:44.861s, ou seja, significava que Villeneuve saía na frente, para o 1-2 da Rothmans Williams Renault, com a mítica decoração azul, branca e dourada da tabaqueira Rothmans.

Foto de Capa: Williams Racing

Subscreve!

Artigos Populares

Leonardo Lelo atinge recorde pessoal de assistências numa época pelo Braga

Leonardo Lelo chegou à sua sétima assistência da temporada frente ao Nacional, atingindo um novo recorde pessoal.

Harry Kane quebra silêncio sobre rumores do Barcelona: «Sinto-me muito confortável»

Harry Kane comentou os recentes rumores que dão conta do interesse do Barcelona no internacional inglês.

Presidente honorário do Bayern Munique ao ataque: «Em qualquer país, com esta dívida, o Barcelona não podia jogar na primeira divisão»

O presidente honorário do Bayern Munique criticou fortemente a gestão financeira do Barcelona, apontando para a dívida do clube.

FC Porto e Braga defrontam as 2 únicas equipas sem pontos na Europa League

O FC Porto e o Braga vão enfrentar, na quinta jornada, as duas únicas equipas que ainda não pontuaram na Europa League, o Nice e o Rangers.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Benfica abandona a Arábia Saudita ao fim de um mês por questões sociais

Pawel Dawidowicz, defesa-central com passagem pelo Benfica, decidiu abandonar a Arábia Saudita devido ao choque cultural.

Khvicha Kvaratskhelia também rendido a João Neves: «É um dos melhores da equipa»

Khvicha Kvaratskhelia deixou muitos elogios para João Neves. O avançado georgiano colocou o médio português como um dos melhores do PSG.

O pormenor que indica o 11 provável do Palmeiras para a final da Taça Libertadores

Abel Ferreira pode ter revelado o 11 inicial do Palmeiras para a final da Taça Libertadores, através dos jogadores que decidiu não convocar.