📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

GP Azerbaijão: Da calma à tempestade, instaurou-se o caos em Baku

- Advertisement -

A CORRIDA: DEU-SE GAS(LY) 

Nem se sabe bem por onde se há de começar neste GP do Azerbaijão. Se o arranque da corrida e as primeiras voltas pareceram tranquilas, a partir da volta 31, a coisa mudou de figura. E muito.

Mas, vamos por partes. Charles Leclerc (Ferrari) arranca bem, na pole position, mas cedo se deixa ultrapassar por Lewis Hamilton (Mercedes), que segurava uma vantagem significativa na frente.

Entretanto, trocas e entradas e saídas da box levam Max Verstappen (Red Bull) e a própria Red Bull a crer que poderia levar os dois pilotos a fazer a desejada dobradinha 1-2, até que Lance Stroll (Aston Martin), que então viria a fazer uma corrida espetacular, passando de 19.º a quarto lugar por uma estratégia bem definida da equipa, acaba no muro, num embate fortíssimo que acciona a bandeira amarela e, consequentemente, leva o Safety Car a entrar em pista.

A partir daqui, «segundo arranque» da corrida, em que Lewis Hamilton (Mercedes) tenta chegar ao segundo lugar, mas sem sucesso, pois a Red Bull continua na sua caminhada pela dobradinha, e pela vitória de Max Verstappen.

Contas feitas, até que às últimas três voltas da corrida, é o líder da corrida, Max Verstappen, quem acaba no muro, exatamente da mesma forma que Lance Stroll o fez. Seria um dos pneus traseiros do carro do holandês que o «traiu» sendo que, tal como se pareceu suceder com o piloto canadiano da Aston Martin, o pneu não aguentou a pressão e rebentou, deixando assim Max Verstappen frustrado com um fim-de-semana que parecia ser perfeito para a equipa austríaca.

Accionada, desta vez, a bandeira vermelha, e após mais de 30 minutos de espera para perceber se valia a pena começar novamente a corrida, ou se a suspensão seria a melhor ideia, a corrida começa, apenas para completar as últimas três voltas. Estas voltas seriam cruciais para Lewis Hamilton, que, estando o britânico atrás do agora líder, Sergio Pérez, poderia ser a oportunidade perfeita da Mercedes ganhar a corrida e recuperar de um fim-de-semana menos bom, visto que Valtteri Bottas estava atrás, a «brincar» com os Alfa Romeo, os Haas e os Williams.

Mas, ao começar o «terceiro arranque», Lewis Hamilton, surpreendentemente, sai na primeira escapatória, deixando a oportunidade de ganhar a corrida cair por água abaixo, e assim, Sergio Pérez sagra-se o grande vencedor do Grande Prémio do Azerbaijão.

Assim, é Sebastian Vettel (Aston Martin) e Pierre Gasly (AlphaTauri) que aproveitam esta deixa do piloto britânico para completarem os últimos dois lugares do pódio. O quatro vezes campeão do mundo segura, assim, o pódio, após o último ter sido na Turquia, em 2020, numa época negra para a Ferrari, e na Ferrari.

Já o piloto francês da AlphaTauri ainda teve trabalho nas últimas voltas com Charles Leclerc (Ferrari), não fosse Lando Norris (McLaren) a tentar também o quarto lugar do piloto monegasco, mas sem sucesso.

Destaques ainda para Fernando Alonso (Alpine), que ainda consegue o sexto lugar. Yuki Tsunoda (AlphaTauri) volta aos bons momentos, e após o GP do Bahrain, consegue novamente voltar aos pontos, com o sétimo lugar. Para terminar um top 10 sem Mercedes, está Carlos Sainz (Ferrari), Daniel Ricciardo (McLaren), e por fim, o Alfa Romeo de Kimi Raikkonen chega ao décimo lugar.

Em suma, o GP do Azerbaijão, de uma corrida tranquila e que parecia dominada por Max Verstappen, passou a ser uma das corridas mais caóticas que pudemos ver, até agora, nesta temporada.

Incidentes de corrida acontecem, mas, a verdade é uma, a Pirelli terá que arranjar uma explicação credível às equipas, para entendermos como é que pneus deste calibre rebentam em duas situações distintas, que acabam por criar o mesmo dano.

Nas contas do Campeonato, tudo igual, visto que nem Lewis Hamilton nem Max Verstappen pontuaram hoje. Já a Red Bull, aos poucos, afasta-se da Mercedes no Campeonato de Construtores. Porém, ainda há muito campeonato a enfrentar, com o GP da França daqui a duas semanas.

Foto de Capa: Red Bull Racing

Angelina Barreiro
Angelina Barreirohttp://www.bolanarede.pt
Natural de Monção, a Angelina é Licenciada em Relações Internacionais e, Mestre em Economia Social pela Universidade do Minho. Vê o desporto como um dos bons lados da vida, que forma uma boa parceria com a escrita e o jornalismo. O seu interesse pelo desporto surgiu cedo, tendo como principal área de interesse o Futebol, o Ténis e a Fórmula 1.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica FM arranca esta semana: eis a data e horário

O Benfica confirma que a Benfica RM (rádio do clube) arrancará esta semana. 11 de dezembro, quinta-feira, pelas 19h04.

Golos extraordinários e um duelo que ferveu até ao fim | Marco 09 1-1 Fafe

Há jogos que se analisam. E há jogos que se sentem. O Marco 09 x AD Fafe foi um misto dos dois.

Técnico do Lens elogia treinadores portugueses: «Dou muito crédito ao que fazem»

Pierre Sage elogiou os treinadores portugueses. O técnico do Lens, que lidera a Ligue 1, formou-se em Portugal, no Porto.

Raphinha desmente rumores de saída para a Arábia Saudita: «São notícias falsas»

Raphinha voltou a negar rumores que o ligam à saída do Barcelona, para a Arábia Saudita. O atleta disse que as noticias nao passavam de disparates.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting em risco de revolução nas asas do ataque: a situação e as opções para as próximas semanas

O Sporting não vai poder contar com Geny Catamo nas próximas semanas, devido à presença do moçambicano na CAN. Geovany Quenda também deve ser baixa.

Alarmes ligados em Alvalade: Geovany Quenda arrisca paragem

Geovany Quenda encontra-se lesionado num pé e prepara-se para ser submetido a mais exames, que podem dar más notícias ao Sporting.

Nuno Costa deixa mensagem contra opositores de Rui Costa: «Não mandam os que se lembram do Benfica, ou mesmo do seu benfiquismo, apenas em...

Nuno Costa, chefe de gabinete de Rui Costa, deixou uma mensagem relacionada com as eleições do Benfica.