We (Sometimes) Race as One…

- Advertisement -

We Race as One, ou “Nós Corremos Juntos”, foi a mensagem repetida vezes sem conta durante a época de 2020, como uma tentativa de promover a maior inclusão social, seja ela racial, étnica e de género ou outros, algo de facto novo neste desporto desde sempre dominado por homens brancos.

A única exceção é o melhor piloto desta geração, Lewis Hamilton. O homem que soltou um grito de revolta após a morte de George Floyd, um homem negro, que desarmado, foi morto por um polícia, que o sufocou, colocando um joelho no seu pescoço durante oito minutos e quarenta e seis segundos.

Este caso voltou a trazer para a montra do debate público, as questões de desigualdade racial, não só nos Estados Unidos da América, mas um pouco por todo o mundo “ocidental”, com o mais variado tipo de abordagens e opiniões, algumas delas que só mostravam o problema (estou a olhar para si, Rui Rio).

Lewis Hamilton, sendo a maior figura deste desporto, ao ponto que já é uma celebridade mundial, utilizou, e bem, as suas plataformas com o objetivo de promover esta mensagem de inclusão e igualdade racial, chamando à atenção para o facto de a Fórmula 1 ser maioritariamente gerida e organizada por homens brancos.

A mensagem foi ouvida, e criou-se a iniciativa “We Race as One”, que consiste num plano concreto para aproximar a Fórmula 1 de toda a gente, com um foco especial em minorias menos representadas, cujas dificuldades em entrar no mundo do automobilismo são notórias, e obviamente não é por falta de habilidade ou inferioridade, mas por questões económicas e sociais às quais foram submetidas.

Este é uma das medidas, mas a “task force” foca-se em mais, como igualdade de género, respeito pela identidade sexual, entre outras.

Isto, para mim, que acredito que toda a gente sem exceção deve ser tratada com igualdade e dignidade, é fantástico, e não venham com o “não metam política no automobilismo”. Garantir dignidade, igualdade de oportunidades e os direitos humanos de TODOS sem exceção não devia ser um debate político, deveria ser uma garantia, ponto final. Debatam sobre liberalismo vs socialismo, mas deixem os direitos humanos em paz.

Luís Manuel Barros
Luís Manuel Barros
O Luís tem 21 anos e é de Marco de Canavezes, tem em si uma paixão por automobilismo desde muito novo quando via o Schumacher num carro vermelho a dominar todas as pistas por esse mundo fora. Esse amor pelas 4 rodas é partilhado com o gosto por Wrestling que voltou a acompanhar religiosamente desde 2016.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Morreu José Emilio Santamaría, lenda do Real Madrid

Esta quarta-feira, o Real Madrid informou os adeptos sobre a morte de José Emilio Santamaría, antigo defesa dos merengues.

Diretor desportivo do Union Berlim ataca críticas machistas a Marie-Louise Eta: «Recuso-me a ler ou sequer a expor-me a esse tipo de disparates»

Marie-Louise Eta é a nova treinadora do Union Berlim e tem sido vítima de ataques machistas e sexistas online. Horst Heldt, diretor desportivo, elogiou a timoneira.

Santos empata com o Recoleta e Neymar mandar calar adepto

O Santos empatou 1-1 com o Recoleta pela Copa Sudamericana. No fim do jogo, Neymar entrou em bate boca com um adepto do peixe.

Manuel Pellegrini elogia o Braga e antevê postura do Real Bétis na Europa League com garantia: «Penso que não há favoritos nesta altura»

Manuel Pellegrini realizou a antevisão do Real Bétis x Braga. Encontro decide apurado para as meias-finais da Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Ruben Amorim apontado a mais um emblema da Premier League já para a próxima época

Ruben Amorim foi associado ao Bournemouth. Imprensa inglesa garante que o treinador português é um dos nomes na lista dos cherries.

Vítor Pereira revela gestão no Nottingham Forest e deixa elogios ao FC Porto: «Uma equipa forte e num bom momento»

Vítor Pereira fez a antevisão do Nottingham Forest x FC Porto. Duelo marca a segunda mão dos quartos de final da Europa League.

Atlético Madrid não perde oportunidade e provoca Barcelona por 3 ocasiões diferentes após eliminação na Champions League

O Atlético Madrid deixou uma provocação ao Barcelona nas redes sociais. Posts remetem ao apuramento para as meias-finais da Champions League.