GP da China: Domingo é dia de passeio

Cabeçalho modalidadesA Fórmula 1 continua pela Ásia e este fim-de-semana assentou arraiais em Xangai. O Grande Prémio da China deu continuidade à supremacia de Nico Rosberg e causou inesperadas dificuldades a Lewis Hamilton.

Na qualificação, Nico Rosberg aproveitou a quase ausência de Hamilton para se evidenciar. O inglês, que já iria ser penalizado em cinco posições por ter mudado de caixa de velocidades, acabou por não registar qualquer tempo na Q1, devido a problemas com o sistema de recuperação de energia – saiu do último lugar da grelha. Assim sendo, Rosberg foi rei e senhor da luta pela pole-position: mesmo ameaçado pela Ferrari, o alemão acabou por facilmente conquistar a primeira posição do grid. A scuderia italiana, por sua vez, continua a cometer demasiados erros nas voltas de qualificação; Vettel e Raikkonen chegam rapidamente aos primeiros lugares da classificação, mas acabam por perdê-los constantemente, já na Q3.

Ainda assim, nas horas que antecederam a corrida, Lewis Hamilton mostrou-se confiante. O piloto da Mercedes afirmou que o circuito chinês era propício a múltiplas ultrapassagens e que nada estava perdido. Mas o azar bateu à porta do inglês.

Daniel Ricciardo conseguiu um arranque-canhão e roubou a liderança a Rosberg – ainda que por pouco tempo. O australiano acabou por sofrer um furo num dos pneus do seu Red Bull e nunca mais conseguiu chegar perto do Mercedes. A partir daqui, Rosberg limitou-se a controlar um GP que lhe estava entregue desde a qualificação. Atrás, os dois Ferrari anularam-se e goraram todas as expectativas que a equipa tinha. Num acidente quase infantil, provocado pela insubordinação de Daniil Kvyat, Vettel não conseguiu evitar o toque em Raikkonen, provocando a destruição quase total da asa frontal do finlandês. A Ferrari disse adeus à vitória e à possibilidade de dois lugares no pódio logo na primeira volta.

E Hamilton, que tanto ambicionava a clássica corrida de trás para a frente, engolindo posição atrás de posição, teve de mudar de estratégia bem cedo. Um toque com o Sauber de Felipe Nasr, ainda na primeira volta, destruiu por completo a asa frontal do Mercedes e obrigou o inglês a uma paragem forçada e que arruinou todas as expectativas de alcançar os lugares cimeiros da classificação. Ainda assim, a mestria do piloto valeu-lhe a sétima posição.

GP China Fórmula 1
A Mercedes vai em nove vitórias seguidas: três este ano e seis no ano passado
Fonte: Facebook Mercedes AMG Petronas

Até ao fim há pouco mais para contar. Nico Rosberg liderou confortavelmente durante todo o GP, Daniil Kvyat aproveitou, ironicamente, o toque entre os Ferrari para garantir a segunda posição e Vettel conseguiu, esforçadamente, o último lugar do pódio.

Nota negativa para a McLaren, que fica fora dos pontos pela segunda vez esta temporada. Ainda assim, destaque para o regresso de Fernando Alonso, depois do aparatoso acidente na Austrália. É de realçar, também, pelos piores motivos, a prestação da Ferrari neste GP da China. Apesar do pódio, a equipa de Raikkonen e Vettel não soube lidar com o revés da primeira volta e mostrou-se desnorteada durante toda a prova; já para não falar dos erros inadmissíveis da qualificação.

Nota positiva para a Mercedes e para a qualidade técnica e mecânica do mono-veículo de Rosberg. O alemão tem muito a agradecer à equipa, e acabou por fazê-lo, nas entrevistas pós-corrida.

Nico Rosberg alcançou a sexta vitória consecutiva – apenas Michael Schumacher, Alberto Ascari e Sebastian Vettel o haviam conseguido – e cavou ainda mais o fosso para Lewis Hamilton, que é já de 36 pontos. Será este o ano de Nico? Ainda é cedo para conclusões, como diz o próprio. A Fórmula 1 volta no fim-de-semana de 29 de Abril a 1 de Maio, com o Grande Prémio da Rússia, em Sochi.

Foto de Capa: Scuderia Ferrari

Mariana Fernandes
Mariana Fernandes
O Desporto é o eixo sobre o qual gira o mundo da Mariana. Seja sobre futebol ou desportos motorizados, não dispensa um bom debate. Aos pontapés na bola ou sobre rodas, está sempre em cima das últimas notícias.                                                                                                                                                 A Mariana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Negócio fechado: Francisco Conceição troca FC Porto pela Juventus por 30 milhões de euros

O negócio foi desbloqueado e Francisco Conceição vai rumar à Juventus. Extremo deixa o FC Porto em definitivo por 30 milhões de euros.

Francisco Conceição recusou proposta que renderia 35 milhões de euros ao FC Porto

Francisco Conceição não aceitou rumar ao RB Leipzig. Extremo português recusou proposta que agradava ao FC Porto.

FC Porto afasta-se de defesa central devido aos valores da transferência e do salário

O FC Porto desistiu da contratação de Josip Sutalo. Preço da transferência e valores do salário justificam saída da corrida.

FC Porto revela 1ª palestra de Francesco Farioli ao plantel: «Temos muito em comum»

Francesco Farioli arrancou a 11 de julho a pré-época do FC Porto. Dragões publicaram vídeo onde revelam palestra do treinador.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas faz exigência a Francisco Conceição para permitir saída para a Juventus

André Villas-Boas já tomou uma posição quanto à transferência de Francisco Conceição para a Juventus. Decisão é do jogador.

Tour de France #1: O mundo ainda não é de Pogacar

Surpreendendo um total de zero pessoas, Tadej Pogacar foi...

Será que os Thunder entram no lote dos melhores de sempre? | NBA

Há uma semana, os Oklahoma City Thunder sagravam-se campeões...