TOP 5 PILOTOS MOTOGP
FIM @motogp Awards 2022 to touch the dream of a lifetime with you ❤️ #GoFree in a full gold version @ducaticorse pic.twitter.com/EGKWVDup84
— Pecco Bagnaia (@PeccoBagnaia) November 8, 2022
Francesco “Pecco” Bagnaia – Após perder o título para Fabio Quartararo em 2021, começou o ano de 2022 com alguma instabilidade, até que começa a voar, conquistando sete Grande Prémios e totalizando 10 pódios para recuperar o título de Campeão do Mundo de MotoGP, fazendo história ao ser o segundo piloto italiano a consagrar-se Campeão Mundial, numa moto de uma construtora italiana.
Emotional end of the season. I did my best to win the race on Sunday but was not possible. Yesterday we had a difficult test but there is a long winter and hopefully YAMAHA will work really hard !!! ✌🏼 pic.twitter.com/Iza3o7WNM7
— Fabio Quartararo (@FabioQ20) November 9, 2022
Fabio Quartararo “El Diablo” – Campeão do Mundo em 2021, começou a temporada de 2022 com melhores resultados do que “Pecco” Bagnaia, no entanto, a dada altura da época, não foi capaz de continuar a lutar com o italiano. A Yamaha mostrava estar uns furos abaixo da Ducati, com Quartararo a acabar por falhar, na parte final da época, e vê o título escapar na última corrida do ano.
MotoGP 2022 Awards 🏆 pic.twitter.com/H7bfwImSyC
— Enea Bastianini (@Bestia23) November 7, 2022
Enea “Bestia” Bastianini – O melhor piloto das equipas independentes, acaba em terceiro lugar no Campeonato Mundial de Pilotos, depois de uma época fantástica onde consegue quatro vitórias e seis pódios. Acaba por ter demasiadas quedas e a irregularidade que demonstrou, impediu-o de lutar verdadeiramente pelo Campeonato do Mundo de MotoGP.
Se acabó otro año en el mundial de @MotoGP 🙏🏻✊ pic.twitter.com/DYwhHLgnsh
— Aleix Espargaró (@AleixEspargaro) November 10, 2022
Aleix Espargaró – Foi graças a ele que a Aprilia consegue dar um salto qualitativo ao ponto de conseguir lutar por vitórias. Considerado o “Underdog” do campeonato, consegue uma vitória e múltiplas presenças no pódio, colocando a Aprilia a lutar novamente com as construtoras de topo no MotoGP. Certamente a sua época fica marcada pelo engano que protagonizou no Grande Prémio da Catalunha, quando pensa que a corrida tinha terminado, faltando ainda concluir uma volta.
Now the dust has settled it’s unreal to reflect on this one, a gift I will never forget or even better be forgotten! Thank you to the Fox family and everyone who made this happen 🙌 pic.twitter.com/X5Ne2spJHn
— Jack Miller (@jackmilleraus) October 20, 2022
Jack Miller – Em ano de despedida da sua equipa de sempre, fez mais uma época regular com uma vitória e sete pódios, no entanto, mais uma vez, não consegue elevar o seu nível ao ponto de discutir o Campeonato do Mundo de MotoGP. Ruma à KTM para substituir o português Miguel Oliveira e deixa no ar a ideia de que os seus dias a lutar por pódios e vitórias, acabaram.
O NOSSO MIGUEL OLIVEIRA
🗣️ “Mixed feelings that my KTM chapter is ending and I will start a new one. There have been ups-and-downs but that is part of our journey together and I know I gave everything I had. I leave with good feelings.” @_moliveira88
📰 | https://t.co/pKV9nAWhKc pic.twitter.com/tzNEH2LyYM
— Red Bull KTM Factory Racing (@KTM_Racing) November 6, 2022
Mais uma época difícil para o português da KTM, muitas corridas a lutar contra os outros pilotos e a sua própria moto, teve sempre muitas dificuldades em qualificação contrastando com as suas boas performances em corrida. Deu prova da sua enorme qualidade à chuva, sendo considerado o “Rei da Chuva”. Apesar de constantes queixas sobre a sua KTM, acaba o ano atrás de Brad Binder e substituído por Jack Miller, ruma à CryptoData Aprilia RNF MotoGP Team e irá pilotar uma Aprilia na próxima temporada.