Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google
Depois de um início de temporada complicado com dificuldades em acertar no set-up da moto, Miguel Oliveira conseguiu melhorar e juntar alguns pontos. No entanto, a sorte do piloto parece ter mudado no Grande Prémio da Grã-Bretanha e, até agora, nunca mais foi a mesma.
A maré de azar do piloto português começou com uma queda em Silverstone, claramente provocada pelo colega Johann Zarco. Como consequência, o piloto português susteve uma lesão no ombro direito que lhe acabou por dificultar em grande medida as provas que se seguiram.
Quando começava a melhorar e a voltar a disputar mais posições chega o grande anúncio. O jovem Iker Lecuona foi contratado pela KTM e irá alinhar pela Tech3, ao lado de Oliveira, já no próximo ano. Ora, tal como é sabido, Brad Binder já tinha assinado contrato com a equipa e estava previsto voltar a correr ao lado de Miguel Oliveira. No entanto, tudo mudou e o sul-africano acabou por ser promovido à equipa de fábrica e irá arrancar a temporada de 2020 ao lado de Pol Espargaró.

Fonte: MotoGP
Esta decisão parece não ter caído muito bem a Miguel Oliveira que respondeu imediatamente à decisão da equipa dizendo que, se tivesse sido Mika Kallio o escolhido para tomar o lugar de Zarco na equipa de fábrica não lhe faria qualquer confusão, visto que já construiu uma boa relação com a Tech 3 e não faria sentido uma mudança dessa natureza. Porém, não foi Kallio o escolhido para o lugar. “Escolher um ‘rookie’ e um tipo com a mesma idade que eu faz-me sentir que não sou bom o suficiente para cá estar. Mas é a decisão deles, respeito-a e não mudará nada no meu foco em estar cá e dar o melhor“, explicou Oliveira.
“Se olharem para o panorama geral, faz sentido para eles… mas é mesmo só para eles. Em relação a mim, não sei. Tenho de ver o que o futuro me reserva. O meu comprometimento está totalmente aqui e isso vai continuar. Mas quanto ao futuro a longo prazo, não tenho qualquer ideia“, acrescentou o piloto.
A grande questão é que Miguel Oliveira tem um ano de avanço no MotoGP em relação a Brad Binder e, por isso mesmo, não compreende a decisão da equipa.
Depois de as palavras de Oliveira terem saído na imprensa, teve início a troca de palavras com a equipa. Depois de o anúncio ter sido feito em Motegi, o patrão da KTM respondeu ao piloto numa entrevista ao site do MotoGP, garantindo que Miguel disse durante esta época que não queria ocupar o lugar de Johann Zarco.
Dito isto, parecem ter ficado algumas pontas soltas dentro da equipa pois, a versão da KTM em nada se compara à do português, visto que afirmam ter sido ele o primeiro a ser questionado acerca da possibilidade de substituir Zarco.
“O Miguel teve a oportunidade de se assumir, de mudar de lugar, e a sua resposta foi clara, ele disse que preferia ficar onde estava, com o seu chefe de equipa. Era feliz lá“, disse Mike Litner (KTM). As palavras do patrão da KTM foram corroboradas pelo chefe da equipa da RedBull KTM Tech 3. “Segundo me disseram, porque eu não estive lá, em Misano a KTM, representada pelo Mike Leitner e pelo Pit Beirer, teve uma reunião com o Miguel Oliveira e perguntaram-lhe: ‘no caso de precisarmos de alguém para substituir o Johann Zarco, estás disponível?’ Depois disseram-me que o Miguel teria dito que se tivesse os mesmos meios técnicos, que preferia ficar na Tech3“, contou, por sua vez, Hervé Poncharal.
Visto desta forma, a decisão de permanecer na equipa onde está foi do próprio Miguel Oliveira. “Foi uma escolha dele. A KTM já disse que no próximo ano toda a gente vai ter os mesmos meios, com a mesma evolução e as mesmas especificações. Eles gostam e confiam nele. Está com eles desde o Moto3, esteve no Moto2 e não há motivos para que façam alguma coisa que possa ferir a carreira do Miguel“.

Fonte: RedBull KTM Ajo
A época aproxima-se do final e os fantasmas de Oliveira parecem ainda não ter desaparecido. Depois de uma queda na corrida anterior na Austrália, Miguel ficou de fora da qualificação e da corrida. Este fim-de-semana, a caravana do MotoGP segue para a Malásia e foi ontem anunciado que o piloto poderia regressar à pista. Porém, as más notícias chegaram hoje, depois da primeira sessão treinos livres. As lesões que susteve na mão e no pulso não lhe permitem participar nesta penúltima ronda do campeonato.
Foto de Capa: MotoGP












