Os 5 pontos altos da WEC em 2025

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

O Campeonato Mundial de Resistência (WEC) presenteou-nos com uma temporada maravilhosa. Uma primeira metade gerida pela Ferrari e a segunda parte a ter pelo menos quatro equipas diferentes a vencer, mas com os italianos a levarem a melhor sobre todos os seus rivais da classe Hypercar. O espetáculo destes carros fez-se por oito rondas, com a celebração final no Bahrain.

Decidimos escolher um TOP 5 de melhores momentos da temporada dos hypercars, onde tivemos oito equipas a lutar por pódios, vitórias e entradas nos TOP 10.

5.

Peugeot com dois pódios

A temporada de 2025 foi um salto na performance da Peugeot, que viu dois pódios chegarem até si. sendo eles em COTA. nos EUA e em Fuji, no Japão. Apesar dos dois marcos, conseguiu também uma quarta posição em COTA, sendo as restantes posições abaixo de sexto lugar. Mesmo assim, a segunda metade do campeonato deu bons pontos à equipa francesa, que terminou em penúltimo lugar.

4.

Aston Martin combinou com Japão

Na primeira temporada a Aston Martin, tudo o que podia ter corrido mal…correu. Porém, tudo isso faz parte da aprendizagem da equipa, incluindo o feedback dos seus pilotos. Apesar de serem mais as vezes fora do TOP10, apenas retiraram os seus carros, em conjunto, quatro vezes, dois para casa um. Por três vezes, o carro #009 conseguiu ficar dentro do TOP10. E em Fuji, mostraram um ritmo incrivel, tanto nos hypercar como nos LMGT3

3.

Vitória da Alpine na corrida 100 da WEC

Outra equipa que teve muitos altos e baixos em 2025 foi a Alpine. Conseguiram vencer a corrida do Japão e mais dois pódios em Imola e Spa Francorchamps. Foi das equipas que não retiraram uma única vez. Os dois carros juntos ficaram sete vezes fora do TOP10, sendo que o #35 só ficou em 12º no Qatar

2.

Ferrari torna-se campeã

Foram necessários dois anos para a equipa italiana conseguiu conquistar os títulos de piloto e de equipa na WEC, tendo vencido as duas 24h de Le Mans do ano em que entrou e do seguinte (sem contar com a vitória do AF Corse). Venceu as três primeiras corridas, conquistando apenas mais três pódios depois disso. Foi um bom ano para a equipa italiana, que demonstrou ritmo, mas começou a perdê-lo com a aplicação do BoP (Balance of Performance).

1.

Kubica vence Le Mans com AF Corse

Fiquei na dúvida de qual seria o meu número um, mas teve de ser esta. A história de Robert Kubica com a Ferrari na Fórmula 1 foi das mais bonitas que nunca aconteceu. Depois do seu acidente no Canadá em 2007 e mais tarde, em 2011, no rally Ronde di Andora, que o deixou com problemas no braço, ombro e perna, o polaco perdeu todas as chances de conduzir pela Scuderia. Anos mais tarde, acabaria por conduzir um Ferrari AF Corse Hypercar e vencer as míticas 24h de Le Mans à geral e ainda vencer o campeonato em que o carro se encontra. Este foi, para mim, um dos grandes momentos de 2025 e que não será esquecido tão cedo.

A WEC regressa às pistas a 28 de março de 2026 para os 1812km do Qatar. Este ano, a categoria recebe novamente oito carros (saída da Porsche e entrada da Genesis).

Ana Catarina Ventura
Ana Catarina Venturahttp://www.bolanarede.pt
Esta é a Ana Catarina. Apaixonou-se pela Fórmula 1 com 14 anos e a partir desse momento, descobriu o mundo do desporto motorizado. Graças a isso, seguiu o caminho do jornalismo até se licenciar em Jornalismo e Comunicação, na capital do Alto Alentejo.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Martín cedido ao Rayo Vallecano até ao final da temporada

O Atlético Madrid emprestou o avançado espanhol de 23 anos Carlos Martín ao Rayo Vallecano até ao final da temporada.

Manchester City já tem alternativa a Amar Dedic e tenta outro lateral direito

O Manchester City quer fechar um novo lateral direito. Além de Amar Dedic, também Wesley França está na lista dos ingleses.

Odysseas Vlachodimos está em destaque no Sevilha e pode regressar a clube que já representou

O futuro de Odysseas Vlachodimos está sob dúvidas. O Panathinaikos quer intrometer-se no interesse do Sevilha no guarda-redes.

Bayern Munique reage às declarações polémicas de Lennart Karl: «Foi uma situação infeliz, e ele percebeu isso imediatamente»

Lennart Karl revelou, recentemente, que tem o sonho de um dia jogar pelo Real Madrid. O diretor desportivo do Bayern Munique comentou a situação.

PUB

Mais Artigos Populares

Conto de fadas: Wrexham elimina Nottingham Forest da Taça de Inglaterra e avança para os 16 avos da competição

O Wrexham eliminou o Nottingham Forest nas grandes penalidades (4-3) e garantiu a passagem aos 16 avos de final da Taça de Inglaterra.

Sérgio Conceição continua a somar vitórias no Al Ittihad: «Isto é apenas o começo»

Sérgio Conceição reagiu nas redes sociais à vitória do Al Ittihad sobre o Al Kholood. Foi o sexto triunfo consecutivo para o treinador português.

Liam Rosenior e o cargo de treinador do Chelsea: «Em França fui gozado, mas sou bom no que faço»

Liam Rosenior realizou a sua primeira conferência de imprensa como técnico do Chelsea e mostrou-se confiante nas suas próprias capacidades.