📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Portugal MXGP: Os melhores do mundo estiveram em Águeda

- Advertisement -

Dia 1 – Sábado 14 de Abril

Dia dedicado principalmente a treinos livres e cronometrados, mas já com algumas corridas a valerem pontos, o ambiente em Águeda era de festa. O São Pedro deu tréguas e o sol brilhou todo o dia.

EMX250

Começou cedo o dia em Águeda com os treinos livres e cronometrados da classe EMX250, nesta que era a 2.ª ronda do campeonato. No total, 61 pilotos divididos em dois grupos disputavam os 40 lugares da grelha final para as corridas e a 1.ª a valer pontos decorria no próprio dia.

Nas qualificações o mais rápido em pista era Kevin Horgmo, a completar a volta mais rápida ao circuito em 01:47.358.

Um dia menos bom tiveram os quatro portugueses presentes nesta categoria. Diogo Graça, Luís Outeiro, Bruno Charrua e André Sérgio fizeram parte do grupo de 30 pilotos a ir à manga de repescagem lutar pelos 10 lugares finais da grelha, porém nenhum deles o conseguiu, ficando assim fora das corridas nesta etapa do campeonato.

A melhor prestação pertenceu a Diogo Graça que ainda rodou nos 10 primeiros durante quatro voltas, mas acabou por terminar a manga na 15.ª posição. No mesmo dia ocorreu então a 1.ª corrida a pontuar, sendo os primeiros três classificados os pilotos Mathys Boisrame, Mikkel Haarup e Karel Kutsar, 1.º, 2.º e 3.º respectivamente.

WMX

Nas senhoras, tal como na classe EMX250, disputava-se a 2.ª ronda do campeonato e no mesmo dia ocorriam os treinos livres e cronometrados, bem como a Corrida 1.Nos treinos cronometrados, a completar a volta mais rápida ao circuito estava Courtney Duncan, que aos comandos da sua Yamaha fazia um tempo de 02:03:923, dois segundos mais rápida que a 2ª classificada dos treinos, a italiana Kiara Fontanesi.

Na corrida 1, que se disputava umas horas mais tarde, Courtney, que havia sido a mais rápida nos treinos cronometrados levou de vencida as suas adversárias, cruzando a meta com praticamente 14 segundos de avanço da 2.ª classificada, Nancy Van De Ven. A 3.ª classificada foi Larissa Papenmeier.

No campeonato feminino, Portugal participa com 4 atletas, que são elas Joana Gonçalves (23.ª na corrida 1), Ana Santos (31.ª), Filipa Leite (33.ª) e Ana Alves (34.ª).

Fonte: Rafael Ferreira/Bola na Rede

MX2

Na classe MX2 decorreram durante o dia de Sábado os treinos livres, cronometrados e a ronda de qualificações para as corridas do dia seguinte.

Desde cedo que se previa aqui uma disputa entre Jorge Prado e Pauls Jonas e ao longo do dia ambos estiveram em bom plano. Prado começou mais forte nos treinos livres, Jonas foi o mais rápido nos treinos cronometrados, a completar a volta mais rápida em 01:50.062.

Na manga de qualificação o espanhol levou a melhor e Pauls Jonas foi apenas 4.º devido a queda. Os 2.º e 3.º foram respectivamente Thomas Kjer Olsen e Jed Beaton.

Quem também caiu, e de forma aparatosa na curva antes da meta, enquanto seguia na 4.ª posição, foi o espanhol Ruben Fernandez. Contudo não existiram consequências físicas para o #70 da R&H Racing Team, que se levantou e seguiu a sua corrida, terminando na 31.ª posição.

MXGP

Na classe rainha, tal como em MX2 realizaram-se os treinos livres e cronometrados e a manga de qualificação. A luta antevia-se entre Jeffrey Herlings e Antonio Cairoli, os dois companheiros de equipa na estrutura da KTM.

Herlings que está em boa forma, tendo vencido a etapa do fim de semana passado em Itália, levou a melhor sobre Cairoli ao longo de todo o dia.

O Italiano, vencedor da etapa portuguesa em 2017 demorou a encontrar o seu ritmo e foi 3.º nos treinos livres, apenas 6.º nos cronometrados e 2.º na manga de qualificação, apesar de ter rodado várias voltas na frente.

Por sua vez, o dia sorriu a Herlings, que foi o mais rápido em pista ao longo de todo o dia, tendo completado a sua volta mais rápida em 01:48.937. Na qualificação o 3.º mais rápido foi o francês da Yamaha, Romain Febvre.

Quantos aos defensores das cores lusas, Rui Gonçalves a ser 20.º na manga de qualificação e Paulo Alberto o 22.º a cerca de sete segundos do compatriota.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Camarões batem Gabão e abrem a CAN 2025 da melhor maneira

A seleção dos Camarões derrotou o Gabão por 1-0, na jornada de abertura da CAN 2025. Karl Etta Eyong fez o único golo do jogo.

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.