Portugal MXGP: Os melhores do mundo estiveram em Águeda

    Dia 2 – Domingo 15 de Abril

    O dia começou cinzento em Águeda e com as bancadas a meio gás. As primeiras corridas do dia a valer eram a corrida 2 da categoria WMX e a corrida 2 da categoria EMX250, concluindo-se a manhã com os warm-up das classes MX2 e MXGP. De tarde tiveram lugar as duas mangas de pontuação dassas mesmas classes.

    WMX

    Courtney Duncan confirmou a boa forma tendo obtido excelentes resultados ao longo do fim de semana. Com uma corrida tranquila cruzou a meta com cerca de oito segundos de avanço da 2.ª classificada, a alemã Larissa Papenmeier, que havia sido 3.ª na corrida 1. O último lugar do pódio foi ocupado pela italiana Kiara Fontanesi.Com estes resultados Courtney Duncan foi a grande vencedora do fim de semana e subiu ao primeiro lugar no campeonato.

    Classificação actual do campeonato:

    #151 Courtney Duncan – 90 pontos

    #423 Larissa Papenmeier – 87 pontos

    #85 Nancy Van De Vem – 80 pontos

    EMX250

    Depois das senhoras do Campeonato do Mundo foi a vez dos jovens do Europeu de 250 entrarem em pista e desde logo Mathys Boisrame, o francês da Honra Redmoto Assomotor demonstrou capacidades para vencer, porém sempre sobre pressão causada por Kevin Horgmo, 2.º classificado nesta que era a segunda corrida da categoria. O 3.º foi Brian Strubhart Moreau a mais de 20 segundos do primeiro.

    Na geral o #172 Mathys Boisrame saiu vencedor desta 2.ª etapa do europeu mas é apenas 5.º na classificação geral do campeonato. O líder, Mel Pocock, passou despercebido ao longo de todo o fim de semana, sendo 4.º nas duas corridas.

    Classificação actual do campeonato:

    #119 Mel Pocock – 73 pontos

    #Pierre Goupillon – 65 pontos

    #Giuseppe Tropepe – 63 pontos

    MX2

    Por esta altura já o ambiente estava quente, com as bancadas do Crossódromo Internacional de Águeda bem compostas e com o sol a dar um ar da sua graça. A luta antevia-se entre Jorge Prado e Pauls Jonass, e assim foi. Na primeira corrida em Prado arranca forte, fazendo o Holeshot e mantem-se na liderança até ao cruzar da bandeira de xadrez, chegando com cinco segundos de avanço em relação ao ao seu colega de equipa, Pauls Jonas. Nesta manga o 3.º foi Jed Beaton aos comandos de uma Kawasaki.

    Na segunda manga novamente “nuestro hermano” Jorge Prado a mostrar bom ritmo. Saiu na frente e aí se manteve até ao final da corrida. Pauls Jonass que de início parecia querer atacar, rapidamente foi ficando para trás, terminando a corrida na 7.ª posição. O 2.º foi Thomas Kjer Olsen e o 3º foi Bem Watson, que na 1.ª manga tinham sido 4.º e 5.º, respectivamente.

    Na geral Prado somou os 50 pontos possíveis, porém ainda não lidera o campeonato.

    Classificação actual do campeonato:

    #1 Pauls Jonass – 216 pontos

    #61 Jorge Prado – 202 pontos

    #19 Thomas Kjer Olsen – 185 pontos

    Fonte: Rafael Ferreira/Bola na Rede

    MXGP

    O momento mais aguardado do dia chegava com a eventual luta entre Herlings e Cairoli. Porém, ao contrário de Herlings, Cairoli não teve um bom arranque, algo que viria a ser decisivo para o desfecho da manga. A completar a 1.ª volta em 6.º lugar, Cairoli fez uma corrida de trás para a frente na esperança de apanhar Herlings que seguia relativamente tranquilo lá na frente, mas sem sucesso, uma vez que só na penúltima volta chegou ao 2.º posto. O 3.º foi Tim Gajser que rodou boa parte da corrida em 2.º até ser ultrapassado pelo #222.

    Na segunda manga repetiu-se o domínio de Herlings, demonstrando que está numa excelente forma. Cairoli partiu melhor desta vez mas rapidamente foi ultrapassado pelo #84 que implementou um ritmo fortíssimo e dominou a corrida da 1.ª à última volta, vencendo com 34 segundos de vantagem. Na 3.ª posição ficou Clement Desalle, o #25 da Monster Energy Kawasaki Racing Team, que na primeira manga havia sofrido uma queda com consequente abandono.

    Em relação à dupla de portugueses em prova, as suas prestações não passaram despercebidas, mas a ficarem um pouco aquém do que o público esperava. Paulo Alberto alcançou um 19.º posto na corrida 1 enquanto que Rui Gonçalves foi 26.º. Já na corrida 2, Rui Gonçalves melhorou o seu andamento e terminou em 22.º e Paulo Alberto abandonou na terceira volta ficando na 31.ª posição.

    No final da etapa, Herlings, o campeão em título, soma mais 50 pontos e continua a liderar o campeonato. Na conferência de imprensa, o próprio admitiu estar motivado para a próxima etapa, e o seu rival mais direto, Antonio Cairoli assumiu que esta foi uma etapa difícil na qual cometeu alguns erros, e que, na segunda manga sofreu com dores fortes nos olhos por causa da terra que entrou pelos óculos, o que o fez perder a concentração e não acompanhar o ritmo de Herlings.

    Classificação actual do campeonato:

    #84 Jeffrey Herlings – 241 pontos

    #222 Antonio Cairoli – 225 pontos

    #461 Romain Febvre – 169 pontos

    Terminado o fim de semana de corridas em Águeda com 21000 espectadores no total dos dois dias, os pilotos têm agora duas semanas de pausa até à próxima etapa deste campeonato do mundo, que se disputará na Rússia.

     

    Foto de Capa: Rafael Ferreira/Bola na Rede

     

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Redação BnR
    Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
    O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.