📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Portugal MXGP: Os melhores do mundo estiveram em Águeda

- Advertisement -

Dia 2 – Domingo 15 de Abril

O dia começou cinzento em Águeda e com as bancadas a meio gás. As primeiras corridas do dia a valer eram a corrida 2 da categoria WMX e a corrida 2 da categoria EMX250, concluindo-se a manhã com os warm-up das classes MX2 e MXGP. De tarde tiveram lugar as duas mangas de pontuação dassas mesmas classes.

WMX

Courtney Duncan confirmou a boa forma tendo obtido excelentes resultados ao longo do fim de semana. Com uma corrida tranquila cruzou a meta com cerca de oito segundos de avanço da 2.ª classificada, a alemã Larissa Papenmeier, que havia sido 3.ª na corrida 1. O último lugar do pódio foi ocupado pela italiana Kiara Fontanesi.Com estes resultados Courtney Duncan foi a grande vencedora do fim de semana e subiu ao primeiro lugar no campeonato.

Classificação actual do campeonato:

#151 Courtney Duncan – 90 pontos

#423 Larissa Papenmeier – 87 pontos

#85 Nancy Van De Vem – 80 pontos

EMX250

Depois das senhoras do Campeonato do Mundo foi a vez dos jovens do Europeu de 250 entrarem em pista e desde logo Mathys Boisrame, o francês da Honra Redmoto Assomotor demonstrou capacidades para vencer, porém sempre sobre pressão causada por Kevin Horgmo, 2.º classificado nesta que era a segunda corrida da categoria. O 3.º foi Brian Strubhart Moreau a mais de 20 segundos do primeiro.

Na geral o #172 Mathys Boisrame saiu vencedor desta 2.ª etapa do europeu mas é apenas 5.º na classificação geral do campeonato. O líder, Mel Pocock, passou despercebido ao longo de todo o fim de semana, sendo 4.º nas duas corridas.

Classificação actual do campeonato:

#119 Mel Pocock – 73 pontos

#Pierre Goupillon – 65 pontos

#Giuseppe Tropepe – 63 pontos

MX2

Por esta altura já o ambiente estava quente, com as bancadas do Crossódromo Internacional de Águeda bem compostas e com o sol a dar um ar da sua graça. A luta antevia-se entre Jorge Prado e Pauls Jonass, e assim foi. Na primeira corrida em Prado arranca forte, fazendo o Holeshot e mantem-se na liderança até ao cruzar da bandeira de xadrez, chegando com cinco segundos de avanço em relação ao ao seu colega de equipa, Pauls Jonas. Nesta manga o 3.º foi Jed Beaton aos comandos de uma Kawasaki.

Na segunda manga novamente “nuestro hermano” Jorge Prado a mostrar bom ritmo. Saiu na frente e aí se manteve até ao final da corrida. Pauls Jonass que de início parecia querer atacar, rapidamente foi ficando para trás, terminando a corrida na 7.ª posição. O 2.º foi Thomas Kjer Olsen e o 3º foi Bem Watson, que na 1.ª manga tinham sido 4.º e 5.º, respectivamente.

Na geral Prado somou os 50 pontos possíveis, porém ainda não lidera o campeonato.

Classificação actual do campeonato:

#1 Pauls Jonass – 216 pontos

#61 Jorge Prado – 202 pontos

#19 Thomas Kjer Olsen – 185 pontos

Fonte: Rafael Ferreira/Bola na Rede

MXGP

O momento mais aguardado do dia chegava com a eventual luta entre Herlings e Cairoli. Porém, ao contrário de Herlings, Cairoli não teve um bom arranque, algo que viria a ser decisivo para o desfecho da manga. A completar a 1.ª volta em 6.º lugar, Cairoli fez uma corrida de trás para a frente na esperança de apanhar Herlings que seguia relativamente tranquilo lá na frente, mas sem sucesso, uma vez que só na penúltima volta chegou ao 2.º posto. O 3.º foi Tim Gajser que rodou boa parte da corrida em 2.º até ser ultrapassado pelo #222.

Na segunda manga repetiu-se o domínio de Herlings, demonstrando que está numa excelente forma. Cairoli partiu melhor desta vez mas rapidamente foi ultrapassado pelo #84 que implementou um ritmo fortíssimo e dominou a corrida da 1.ª à última volta, vencendo com 34 segundos de vantagem. Na 3.ª posição ficou Clement Desalle, o #25 da Monster Energy Kawasaki Racing Team, que na primeira manga havia sofrido uma queda com consequente abandono.

Em relação à dupla de portugueses em prova, as suas prestações não passaram despercebidas, mas a ficarem um pouco aquém do que o público esperava. Paulo Alberto alcançou um 19.º posto na corrida 1 enquanto que Rui Gonçalves foi 26.º. Já na corrida 2, Rui Gonçalves melhorou o seu andamento e terminou em 22.º e Paulo Alberto abandonou na terceira volta ficando na 31.ª posição.

No final da etapa, Herlings, o campeão em título, soma mais 50 pontos e continua a liderar o campeonato. Na conferência de imprensa, o próprio admitiu estar motivado para a próxima etapa, e o seu rival mais direto, Antonio Cairoli assumiu que esta foi uma etapa difícil na qual cometeu alguns erros, e que, na segunda manga sofreu com dores fortes nos olhos por causa da terra que entrou pelos óculos, o que o fez perder a concentração e não acompanhar o ritmo de Herlings.

Classificação actual do campeonato:

#84 Jeffrey Herlings – 241 pontos

#222 Antonio Cairoli – 225 pontos

#461 Romain Febvre – 169 pontos

Terminado o fim de semana de corridas em Águeda com 21000 espectadores no total dos dois dias, os pilotos têm agora duas semanas de pausa até à próxima etapa deste campeonato do mundo, que se disputará na Rússia.

 

Foto de Capa: Rafael Ferreira/Bola na Rede

 

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Camarões batem Gabão e abrem a CAN 2025 da melhor maneira

A seleção dos Camarões derrotou o Gabão por 1-0, na jornada de abertura da CAN 2025. Karl Etta Eyong fez o único golo do jogo.

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.