Portugal MXGP: Os melhores do mundo estiveram em Águeda

    Dia 1 – Sábado 14 de Abril

    Dia dedicado principalmente a treinos livres e cronometrados, mas já com algumas corridas a valerem pontos, o ambiente em Águeda era de festa. O São Pedro deu tréguas e o sol brilhou todo o dia.

    EMX250

    Começou cedo o dia em Águeda com os treinos livres e cronometrados da classe EMX250, nesta que era a 2.ª ronda do campeonato. No total, 61 pilotos divididos em dois grupos disputavam os 40 lugares da grelha final para as corridas e a 1.ª a valer pontos decorria no próprio dia.

    Nas qualificações o mais rápido em pista era Kevin Horgmo, a completar a volta mais rápida ao circuito em 01:47.358.

    Um dia menos bom tiveram os quatro portugueses presentes nesta categoria. Diogo Graça, Luís Outeiro, Bruno Charrua e André Sérgio fizeram parte do grupo de 30 pilotos a ir à manga de repescagem lutar pelos 10 lugares finais da grelha, porém nenhum deles o conseguiu, ficando assim fora das corridas nesta etapa do campeonato.

    A melhor prestação pertenceu a Diogo Graça que ainda rodou nos 10 primeiros durante quatro voltas, mas acabou por terminar a manga na 15.ª posição. No mesmo dia ocorreu então a 1.ª corrida a pontuar, sendo os primeiros três classificados os pilotos Mathys Boisrame, Mikkel Haarup e Karel Kutsar, 1.º, 2.º e 3.º respectivamente.

    WMX

    Nas senhoras, tal como na classe EMX250, disputava-se a 2.ª ronda do campeonato e no mesmo dia ocorriam os treinos livres e cronometrados, bem como a Corrida 1.Nos treinos cronometrados, a completar a volta mais rápida ao circuito estava Courtney Duncan, que aos comandos da sua Yamaha fazia um tempo de 02:03:923, dois segundos mais rápida que a 2ª classificada dos treinos, a italiana Kiara Fontanesi.

    Na corrida 1, que se disputava umas horas mais tarde, Courtney, que havia sido a mais rápida nos treinos cronometrados levou de vencida as suas adversárias, cruzando a meta com praticamente 14 segundos de avanço da 2.ª classificada, Nancy Van De Ven. A 3.ª classificada foi Larissa Papenmeier.

    No campeonato feminino, Portugal participa com 4 atletas, que são elas Joana Gonçalves (23.ª na corrida 1), Ana Santos (31.ª), Filipa Leite (33.ª) e Ana Alves (34.ª).

    Fonte: Rafael Ferreira/Bola na Rede

    MX2

    Na classe MX2 decorreram durante o dia de Sábado os treinos livres, cronometrados e a ronda de qualificações para as corridas do dia seguinte.

    Desde cedo que se previa aqui uma disputa entre Jorge Prado e Pauls Jonas e ao longo do dia ambos estiveram em bom plano. Prado começou mais forte nos treinos livres, Jonas foi o mais rápido nos treinos cronometrados, a completar a volta mais rápida em 01:50.062.

    Na manga de qualificação o espanhol levou a melhor e Pauls Jonas foi apenas 4.º devido a queda. Os 2.º e 3.º foram respectivamente Thomas Kjer Olsen e Jed Beaton.

    Quem também caiu, e de forma aparatosa na curva antes da meta, enquanto seguia na 4.ª posição, foi o espanhol Ruben Fernandez. Contudo não existiram consequências físicas para o #70 da R&H Racing Team, que se levantou e seguiu a sua corrida, terminando na 31.ª posição.

    MXGP

    Na classe rainha, tal como em MX2 realizaram-se os treinos livres e cronometrados e a manga de qualificação. A luta antevia-se entre Jeffrey Herlings e Antonio Cairoli, os dois companheiros de equipa na estrutura da KTM.

    Herlings que está em boa forma, tendo vencido a etapa do fim de semana passado em Itália, levou a melhor sobre Cairoli ao longo de todo o dia.

    O Italiano, vencedor da etapa portuguesa em 2017 demorou a encontrar o seu ritmo e foi 3.º nos treinos livres, apenas 6.º nos cronometrados e 2.º na manga de qualificação, apesar de ter rodado várias voltas na frente.

    Por sua vez, o dia sorriu a Herlings, que foi o mais rápido em pista ao longo de todo o dia, tendo completado a sua volta mais rápida em 01:48.937. Na qualificação o 3.º mais rápido foi o francês da Yamaha, Romain Febvre.

    Quantos aos defensores das cores lusas, Rui Gonçalves a ser 20.º na manga de qualificação e Paulo Alberto o 22.º a cerca de sete segundos do compatriota.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Redação BnR
    Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
    O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.