Prólogo WEC: Os resultados e expectativas para 2023

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Terminados os testes do Campeonato Mundial de Resistência (WEC) em Sebring, tivemos uma noção geral do que poderá ser esta temporada tanto para os Hypercar (que tem a maior parte da atenção dos fãs), como para os LMP2 e GTE AM, que correm sozinhos, depois dos GTE PRO terem terminado na temporada passada. Então, o que podemos retirar destes testes para as três categorias, e que expectativas nos passam?

Hypercar

Ao contrário da temporada passada, a Toyota liderou 3 dos 4 momentos de testes entre 11 e 12, deixando um aviso para a concorrência deste ano. A Cadillac, por sua vez, liderou o teste de sábado à tarde, deixando os dois carros japoneses no segundo e terceiro lugar. A Ferrari apresentou-se bem, com ambos os carros dentro do TOP10; mas depois de um acidente na primeira curva com o #51, a scuderia italiana andou só com um carro no domingo.

A Peugeot e a Glickenhaus não mostraram grandes evoluções, com a última a não conseguir fazer melhor que a décima posição. Já a Vanwall, que começou mal os testes, não tendo feito tempos competitivos no sábado; no domingo, conseguiu subir à nona posição.

É possível que haja um domínio da Toyota por estarem há mais tempo nesta competição depois da Audi e da Porsche terem saído dos LMP1. A Porsche, que regressa seis anos depois, somente conseguiu uma vez um terceiro lugar nos testes e aparenta estar com bom ritmo, tal como a Cadillac. Mesmo com menos um carro, a Ferrari também mostrou ritmo, tendo feitos por duas vezes o quarto lugar. Tanto a Peugeot, Glickenhaus e Vanwall demonstraram pouca preparação para o que aí vem este ano.

LMP2

A equipa de Filipe Albuquerque (United Autosport) dominou os testes, tendo liderado três das quatro sessões de sábado a domingo. Somente foi batida pela Team WRT na quarta e última sessão. Já a equipa de António Félix da Costa e campeã de 2022, Hertz Team Jota, conseguiu ficar dentro do TOP3 três vezes, fazendo apenas um sexto lugar na segunda sessão. Já o carro/equipa irmã, JOTA, não fez bons resultados nos testes, conseguindo apenar um quarto lugar na terceira sessão de testes.

Por sua vez, a Alpine, que está na categoria de LMP2 este ano, viu-se atrás de grande parte das equipas, deixando a desejar muito sobre o seu ritmo para a primeira corrida, tendo só um carro chegado ao quarto lugar.

É possível que haja um domínio por parte da United pelos resultados nestes dois dias, mas com a Hertz Team sempre à espreita de conseguir uma vitória. Também se espera que a PREMA consiga ter uma palavra a dizer pela luta do pódio, mesmo sem mostrar tão bons resultados entre sábado e domingo. A Team WRT mostrou bom ritmo e poderá também ser um possível vencedor este ano.

No caso da Alpine, acredito que possa haver algum bluff da parte da equipa francesa na vinda para os LMP2. Veremos em Sebring como o #36 e o #35 reagem em corrida e qualificação.

GTE AM

É a classe que, em geral, tem bastantes lutas durante todas as corridas até ao fim, e este ano não se espera o contrário. A Iron Dames #85, que terminou em terceiro o ano passado, liderou duas das quatro sessões, sendo apenas batida pela Project 1 e GR Racing. A equipa sensação de 2022 mostrou voltar em força para acumular mais vitórias dentro da classe onde se encontram.

A Northwest Team, que conquistou o segundo lugar o ano passado, não apresentou bom ritmo nos testes, não conseguindo sequer entrar no TOP10 durante as quatro sessões. Já o AF Corse #54, apresentou bom pace, não ficando de fora do TOP7.

Poderá ser este o ano das senhoras conquistarem o campeonato de GTE AM e fazerem história na categoria? Pode ser bem verdade, mostram rapidez e talento, mas tem várias adversários que lhes poderão roubar a vitória.

A primeira corrida será as 1000 milhas de Sebring, no dia 17 de março.

Ana Catarina Ventura
Ana Catarina Venturahttp://www.bolanarede.pt
Esta é a Ana Catarina. Apaixonou-se pela Fórmula 1 com 14 anos e a partir desse momento, descobriu o mundo do desporto motorizado. Graças a isso, seguiu o caminho do jornalismo até se licenciar em Jornalismo e Comunicação, na capital do Alto Alentejo.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal derrotado pela Espanha na final do Euro Futsal 2026

Portugal e Espanha enfrentaram-se durante este sábado, na final do Euro Futsal 2026. A partida terminou com um 5-3 para os espanhóis.

Olheiro BnR | Seko Fofana

Calmo com a bola nos pés, Fofana tem também no seu arsenal uma boa capacidade de drible e de remate a longa distância

Borussia Monchengladbach empata em casa frente ao Bayer Leverkusen e não vence há 5 jogos na Bundesliga

Borussia Monchengladbach e Bayer Leverkusen empataram a um golo, na jornada 21 da Bundesliga. Os golos foram apontados na primeira-parte.

Marítimo escorrega diante do Farense e Vizela cai redondo frente à Oliveirense: Eis os resultados do dia na Segunda Liga

Na 21.ª jornada da Segunda Liga, o Farense bateu o Marítimo e a Oliveirense surpreendeu com o triunfo por 3-0 frente ao Vizela.

PUB

Mais Artigos Populares

Estoril Praia e Tondela empatam a dois golos no Estádio António Coimbra da Mota

O Estoril Praia empatou a dois golos frente ao Tondela, na jornada 21 da Primeira Liga. Os canarinhos estavam numa série de três vitórias consecutivas.

Vitória SC com baixa de peso para a partida contra o Arouca

Alioune Ndoye encontra-se lesionado e vai falhar a partida entre o Vitória SC e o Arouca, relativa à 21.ª jornada da Primeira Liga.

Marco Silva crítica prestação dos jogadores do Fulham frente ao Everton e fala da arbitragem do encontro: «Devemos estar muito mais desapontados connosco próprios...

Marco Silva lamentou a derrota do Fulham frente ao Everton, na Premier League. O técnico português apontou o dedo à equipa.