Prólogo WEC: Os resultados e expectativas para 2023

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Terminados os testes do Campeonato Mundial de Resistência (WEC) em Sebring, tivemos uma noção geral do que poderá ser esta temporada tanto para os Hypercar (que tem a maior parte da atenção dos fãs), como para os LMP2 e GTE AM, que correm sozinhos, depois dos GTE PRO terem terminado na temporada passada. Então, o que podemos retirar destes testes para as três categorias, e que expectativas nos passam?

Hypercar

Ao contrário da temporada passada, a Toyota liderou 3 dos 4 momentos de testes entre 11 e 12, deixando um aviso para a concorrência deste ano. A Cadillac, por sua vez, liderou o teste de sábado à tarde, deixando os dois carros japoneses no segundo e terceiro lugar. A Ferrari apresentou-se bem, com ambos os carros dentro do TOP10; mas depois de um acidente na primeira curva com o #51, a scuderia italiana andou só com um carro no domingo.

A Peugeot e a Glickenhaus não mostraram grandes evoluções, com a última a não conseguir fazer melhor que a décima posição. Já a Vanwall, que começou mal os testes, não tendo feito tempos competitivos no sábado; no domingo, conseguiu subir à nona posição.

É possível que haja um domínio da Toyota por estarem há mais tempo nesta competição depois da Audi e da Porsche terem saído dos LMP1. A Porsche, que regressa seis anos depois, somente conseguiu uma vez um terceiro lugar nos testes e aparenta estar com bom ritmo, tal como a Cadillac. Mesmo com menos um carro, a Ferrari também mostrou ritmo, tendo feitos por duas vezes o quarto lugar. Tanto a Peugeot, Glickenhaus e Vanwall demonstraram pouca preparação para o que aí vem este ano.

LMP2

A equipa de Filipe Albuquerque (United Autosport) dominou os testes, tendo liderado três das quatro sessões de sábado a domingo. Somente foi batida pela Team WRT na quarta e última sessão. Já a equipa de António Félix da Costa e campeã de 2022, Hertz Team Jota, conseguiu ficar dentro do TOP3 três vezes, fazendo apenas um sexto lugar na segunda sessão. Já o carro/equipa irmã, JOTA, não fez bons resultados nos testes, conseguindo apenar um quarto lugar na terceira sessão de testes.

Por sua vez, a Alpine, que está na categoria de LMP2 este ano, viu-se atrás de grande parte das equipas, deixando a desejar muito sobre o seu ritmo para a primeira corrida, tendo só um carro chegado ao quarto lugar.

É possível que haja um domínio por parte da United pelos resultados nestes dois dias, mas com a Hertz Team sempre à espreita de conseguir uma vitória. Também se espera que a PREMA consiga ter uma palavra a dizer pela luta do pódio, mesmo sem mostrar tão bons resultados entre sábado e domingo. A Team WRT mostrou bom ritmo e poderá também ser um possível vencedor este ano.

No caso da Alpine, acredito que possa haver algum bluff da parte da equipa francesa na vinda para os LMP2. Veremos em Sebring como o #36 e o #35 reagem em corrida e qualificação.

GTE AM

É a classe que, em geral, tem bastantes lutas durante todas as corridas até ao fim, e este ano não se espera o contrário. A Iron Dames #85, que terminou em terceiro o ano passado, liderou duas das quatro sessões, sendo apenas batida pela Project 1 e GR Racing. A equipa sensação de 2022 mostrou voltar em força para acumular mais vitórias dentro da classe onde se encontram.

A Northwest Team, que conquistou o segundo lugar o ano passado, não apresentou bom ritmo nos testes, não conseguindo sequer entrar no TOP10 durante as quatro sessões. Já o AF Corse #54, apresentou bom pace, não ficando de fora do TOP7.

Poderá ser este o ano das senhoras conquistarem o campeonato de GTE AM e fazerem história na categoria? Pode ser bem verdade, mostram rapidez e talento, mas tem várias adversários que lhes poderão roubar a vitória.

A primeira corrida será as 1000 milhas de Sebring, no dia 17 de março.

Ana Catarina Ventura
Ana Catarina Venturahttp://www.bolanarede.pt
Esta é a Ana Catarina. Apaixonou-se pela Fórmula 1 com 14 anos e a partir desse momento, descobriu o mundo do desporto motorizado. Graças a isso, seguiu o caminho do jornalismo até se licenciar em Jornalismo e Comunicação, na capital do Alto Alentejo.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal derrota a Polónia e termina fase de grupos do Europeu de Futsal com registo perfeito

A fase de grupos do Europeu de Futsal chegou ao fim com o triunfo de Portugal por 3-2 frente à Polónia, vencendo assim todos os jogos desta fase.

Futuro de Andreas Schjelderup mais perto de estar decidido

Andreas Schjelderup deverá manter-se ao serviço do Benfica. O extremo norueguês prepara-se para renovar contrato até 2031.

Eis o ranking da UEFA após as qualificações diretas do FC Porto e Braga

As qualificações diretas para os oitavos-de-final da Europa League por parte do FC Porto e Braga melhoraram ainda mais a pontuação no ranking UEFA.

Carlos Vicens: «Objetivo cumprido, alcançar o apuramento com os adversários que tivemos teve muito mérito»

Carlos Vicens reagiu ao encontro entre o Braga e o Go Ahead Eagles, que terminou com um empate a zero.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli: «A Primeira Liga ainda não é vista como competitiva o suficiente. E isso não é verdade»

Francesco Farioli analisou o desfecho do duelo da 8.ª jornada da Europa League. O FC Porto recebeu o Rangers no Estádio do Dragão.

Europa League: os 12 emblemas eliminados da prova

Está fechada a fase de liga da Europa League. Tal como na Champions League, oito emblemas conseguiram apurar-se para os oitavos de final.

Eis o quadro de jogos dos playoffs da Europa League

Após uma noite com 18 jogos em simultâneo, estão fechadas as 16 equipas que irão participar nos playoffs de acesso aos oitavos-de-final da Europa League.