Quando o Rali de Portugal era a maior festa nacional

- Advertisement -

cab desportos motorizados

Durante anos, o Rali de Portugal e a Volta a Portugal em bicicleta competiam para ser o maior marco desportivo anual português. Eram dias de festa – o povo saía à rua para ver passar os carros e os ciclistas à porta de suas casas.

Hoje, o rali está concentrado no Algarve, região com menos tradição nestas andanças, mas considerada ideal para a sua realização, por haver menos público nas estradas do que no Centro e no Norte do país. De facto, esta opção pelo Algarve pode considerar-se positiva; voltámos a ter o WRC cá graças a isso.

Mas vamos voltar às origens. As tardes e noites de Sintra e Fafe ainda hoje deixam saudades, e, ao mesmo tempo, fazem desejar o seu regresso; a prova é o Fafe Rally Sprint, que se vai disputar pelo terceiro ano seguido. Esta é uma prova que reúne os principais pilotos e equipas que participam no Rali de Portugal, e também alguns pilotos que tenham interesse em tal. São milhares de pessoas, que não vêm só de Portugal para ver esta prova. Uma verdadeira multidão que não deixa ninguém indiferente e que cria um ambiente melhor do que na grande maioria dos estádios de futebol. Uma prova de fidelidade e amor à modalidade por parte dos nortenhos. Adruzilo Lopes disse, em entrevista ao Autosport, que “no Confurco, ver aquelas bancadas naturais a ganhar vida… é impossível descrever o que isto faz a um piloto”. Esta é apenas uma de muitas centenas de declarações do género, que os vários pilotos deixam depois de fazer esta especial.

Mas não existiam só coisas boas, nesta que foi por várias vezes considerada a melhor prova do mundial. Os pilotos queixavam-se, frequentemente, da irresponsibilidade dos espetadores portugueses. O público, de facto, era irresponsável. Era frequente ver pessoas no meio dos troços; mais frequente ainda era só saírem da estrada mesmo no último segundo. O ano de 1986 mostra o episódio mais triste desta irresponsabilidade. Joaquim Santos, no seu Ford RS 200, ao fugir de uns espetadores mal posicionados, despistou-se e colheu várias pessoas, matando duas logo nesse momento e ferindo dezenas. Foi mais um passo para o fim do grupo B, os melhores carros de sempre no mundo dos ralis. Mas vejamos o lado positivo deste acidente: deu-nos a única vitória portuguesa no WRC. Joaquim Moutinho e o seu Renault 5 Turbo foram os protagonistas.

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Atlético Madrid leva a melhor sobre o Osasuna e sobe ao pódio da La Liga

O Atlético Madrid recebeu e venceu o Osasuna por quatro bolas a zero, num encontro da quinta jornada da La Liga.

Rui Costa homenageado no San Siro antes do AC Milan x Benfica: eis as imagens

Rui Costa esteve no relvado antes do início do AC Milan x Benfica. Presidente dos encarnados foi homenageado e aplaudido pelos adeptos italianos.

Ararat de Tulipa goleado na estreia e Celta de Vigo continua no vermelho: eis os primeiros resultados da Europa League 2026/27

O Ararat de Tulipa perdeu com o Sparta Praga na estreia na Europa League. Já o Omonia venceu o Celta de Vigo.

Benfica manifesta condolências a Ronald Koeman pelo falecimento da esposa Bartina Koeman

O Benfica enviou condolências a Ronald Koeman pelo falecimento da sua esposa Bartina. As águias mostraram solidariedade para com o treinador.

PUB

Mais Artigos Populares

Futsal: jogador do Sporting suspenso 8 dias por ter entrado em campo na partida contra o Benfica

Wesley foi suspenso por parte da Federação Portuguesa de Futebol, depois de ter entrado na quadra no Sporting x Benfica.

Rúben Dias e a herança de Bernardo Silva no Manchester City: «Tinha uma capacidade acima da média para entender o contexto que o rodeava»

Rúben Dias concedeu uma entrevista na qual abordou vários tópicos, incluindo a liderança de Bernardo Silva e Pep Guardiola.

José Mourinho questionado pela imprensa espanhola: «Parece ficar sem argumentos. Para que veio José Mourinho?»

José Mourinho tem sido alvo de algumas críticas desde o seu regresso ao Real Madrid durante o último verão.