Rally Dakar: A estreia na Arábia Saudita

    SSV

    Dos carros e camiões passamos aos SSV. Esta categoria tem impressionado os adeptos do Rally Dakar. Com várias disputas, até agora já passaram pela liderança da categoria cinco duplas diferentes. Aron Domzala e Maciej Marton foram os primeiros líderes, mas na segunda etapa, caíram para a 38.º posição da geral. Assim, o vencedor da edição de 2019, Francisco ‘Chaleco’ Lopez e Juan Vinagre passaram para a frente.

    Mas, mais uma vez, não seguraram essa liderança. Na terceira etapa, tivemos o terceiro líder diferente: Casey Currie e Sean Berriman. A dupla americana usou a sua regularidade para chegar à liderança. Mas, mais uma vez, nos SSV, as batalhas são muito renhidas. E assim sendo, outra dupla chegou à liderança: Jose Lopez e Diego Ortega Gil.

    E ao quinto dia do Dakar, novo líder! Sergei Kariakin e Anton Vlasiuk. No sexto dia, na etapa que logou Hail a Riyadh, ‘Chaleco’ Lopez assumiu a liderança.

    Fonte: Rally Dakar

    Caros leitores, pelo que viram, tivemos seis etapas e cinco líderes diferentes. Ao contrário dos camiões ou até das motos, as diferenças na frente são tão poucas, que um erro poderá ser “a morte do artista”. Após o dia de descanso, espera-se uma luta muito renhida por esta categoria do Dakar.

    Quanto aos portugueses, Pedro Bianchi Prata é navegador no #404 e encontra-se na sexta posição da geral.

    Classificação dos SSV após a sexta etapa
    Fonte: Dakar Rally

    QUADS

    Fonte: Rally Dakar

    Nos Quads, Ignacio Casalo colocou-se na liderança, logo após a primeira etapa. O chileno daí nunca mais saiu, estando agora com uma liderança de mais de trinta minutos para o francês Simon Vitse e o polaco Rafael Sonik já está a mais de uma hora da liderança.

    Classificação de Quads após a sexta etapa
    Fonte: Dakar Rally

    MOTOS

    Nesta categoria, a KTM tem dominado o Rally Dakar há muitos anos. Toby Price mostrou isso logo na primeira etapa, quando levou a melhor sobre Ricky Brabec em Honda. O australiano da KTM ainda levou uma penalização, pois no fim não conseguiu utilizar o roadbook.

    No segundo dia, problemas para Price ditaram que Sam Sunderland, também da KTM, ascende-se à liderança. Para perceberem que a competitividade é muita no Dakar, o pódio foi completamente novo após a segunda etapa. Juntando-se a Sunderland estiveram Pablo Quintanilla na Husqvarna e Kevin Benevidas na Honda.

    A terceira etapa chegou e Brabec venceu. O americano procura a sua primeira vitória no Dakar e a primeira vitória da Honda neste século. A partir daqui, o americano foi sempre abrindo vantagem, tendo conseguido vencer a sexta etapa para estar agora na liderança, com mais de vinte minutos de vantagem para Pablo Quintanilla. Price recuperou e já se encontra na terceira posição.

    Fonte: Rally Dakar

    Em termos de pilotos lusos, Paulo Gonçalves lidera a comitiva lusa pela Hero Motorsport. Na estreia da moto no Dakar, Gonçalves teve problemas na etapa três, perdendo muito tempo. Encontra-se a recuperar e já está na 46.º posição à geral. Joaquim Rodrigues, também em Hero, encontrou problemas no primeiro dia de Dakar.

    António Maio é o melhor português até agora. O piloto da Yamaha segue na 30.º posição à geral.

    Classificação de Motos após a sexta etapa
    Fonte: Dakar Rally

    Artigo de opinião de David Pacheco e Helena Escaleira

    Foto de Capa: Rally Dakar

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Redação BnR
    Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
    O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.