Rally Dakar: A estreia na Arábia Saudita

    CARROS

    Na primeira etapa, o lituano Vaidotas Zala, em Mini, conseguiu superar a grande concorrência, terminando a tirada entre Yeda e Al Wajh, na distância de 752 km, com 319 km ao cronómetro, em 3h19m04s. Acabou por ser a grande surpresa da etapa que inaugurou o Dakar.

    Vaidotas Zala no Mini 4×4 foi o primeiro líder na Arábia Saudita
    Fonte: Dakar Rally

    Relativamente aos resultados da primeira etapa, o top cinco ficou fechado com Bernhard Ten Brinke (Toyota) e o primeiro lugar pertenceu a Vaidotas Zala (Mini) com 3h19m04s. É de referir também a classificação de Fernando Alonso, a grande novidade da competição, que ficou em décimo primeiro lugar com +15m27s do que o primeiro classificado.

    Ainda relativamente à etapa inaugural, a terceira participação de Romain Dumas na prova durou somente 65 km. Um azar que o deixou o piloto francês aquém dos 329 km que a etapa exigia.

    No segundo dia de provas, Vaidotas Zala (Mini) – que possui o primeiro lugar na primeira etapa – foi o décimo na segunda etapa e caiu para o quinto lugar da classificação geral.

    Stéphane Peterhansel e o português Paulo Fiúza que o acompanha ficaram em 12.º lugar na segunda etapa e “caíram” para o oitavo lugar da geral.

    Um dos acontecimentos que marcou este prova foi o facto de Fernando Alonso ter batido numa rocha e danificou uma roda e a suspensão, o que fez com que acabasse o percurso com mais de duas horas e meia de atraso. Ocupa, assim, o 48.º lugar da geral.

    No terceiro dia, Carlos Sainz (Mini) apresenta-se como vencedor da etapa, tornando-se o novo líder do Dakar (carros) após vencer

    Piloto espanhol foi o vencedor da terceira etapa terceira etapa (Neom-Neom) com 477 km cronometrados realizando o tempo de 3h48m01s

    Ricardo Porém (Borgward) foi 22.º nesta terceira etapa, a 41m07s do espanhol, estando no 17.º lugar da tabela final. No quarto lugar da etapa chegou Fernando Alonso (Toyota).

    Quarta etapa concluída e Carlos Sainz continua na linha da frente. É de realçar que Stéphane Peterhansel junto com o seu navegador português, Paulo Fiúza, foram os vencedores da quarta etapa do Dakar e ocupam agora o terceiro lugar da classificação geral. Benediktas Vanagas (Toyota) junto com o seu navegador português Filipe Palmeiro ocuparam a 19.ª posição distanciando-se dos vencedores com 36m01s de diferença, encontrando-se agora o em 11.º lugar da “geral”.

    Ricardo e Manuel Porém terminaram a mais de três horas de Peterhansel e “cairam” na classificação para o 39.º lugar.

    Carlos Sainz (Mini) foi o vencedor da 5.ª etapa do Rali Dakar, entre Alula e Hail. Cumpriu os 450 quilómetros da especial em 3:52.01 horas, à frente do qatari Nasser Al-Attiyah (Toyota), que chegou a 2.56 minutos. O francês Stéphane Peterhansel (Mini) terminou na terceira posição, a 6.11 de Sainz

    O dia que antecede o descanso ficou marcada pela vitória de Stéphane Peterhansel e o seu navegador português, Paulo Fiúza, que venceram nesta sexta-feira a sexta etapa do Dakar na prova de carros.

    A dupla composta pelo francês e pelo português, (Mini) venceu a segunda prova desta edição realizando um tempo de 4h27m17s nos 477 quilómetros da ligação entre Hail e Riade.

    O segundo lugar de Carlos Sainz (Mini) na prova permitiu um avanço do mesmo em relação a Nasser Al-Attiyah (Toyota).

    Classificação dos Carros após seis etapas
    Fonte: Rally Dakar

    CAMIÕES

    Relativamente à categoria camiões, a sexta etapa do Rally Dakar foi ganha por Andrey Karginov, (Kamaz) consolidando assim a liderança à geral.

    Classificação dos Camiões após a sexta etapa
    Fonte: Dakar Rally
    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Redação BnR
    Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
    O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.