WRC: Estreia na Estónia, vitória do piloto da casa

O campeonato de ralis do mundo ficou parado por um período de tempo devido à pandemia da COVID-19. A situação obrigou à restruturação do calendário de provas, o cancelamento de umas e o reagendamento de outras. A forma de garantir o regresso à competição foi esta reforma do WRC a nível estrutural, aliado à implementação das novas medidas de segurança tais como a realização de testes e a manutenção do distanciamento social.

O rali da Estónia inclui-se na reestruturação, não fosse esta a sua grande estreia na competição. Ganhou-a, de forma não surpreendente, o estónio Ott Tänak. A dupla (atual campeã mundial do WRC) (Ott Tänak e Martin Järveoja), a bordo do Hyundai i20 Coupé WRC, competindo em casa venceu o primeiro Rali da Estónia sendo que, para além de ser a primeira vitória no país, o piloto consagrou a vitória também em forma de estreia ao volante do carro que o acompanhou nas terras que tão bem conhece.

Numa prova com extensão de 871,89 km, o estónio não deu hipóteses aos adversários e, inclusie, o último dia de ações na Estônia não teve nenhuma grande disputa, já que Tänak e Breen tinham boa vantagem e as posições estavam garantidas. A sua excelente prestação enquanto piloto aliada ao facto de conhecer bem o terreno em que pisava, fez com que “saltasse” uns lugares no Mundial, de 5.º para 3.º, com 66 pontos, menos 13 pontos do que o francês Sébastien Ogier. Ogier acabou na 3.ª posição, a 26,9 segundos do vencedor e a 4,7 segundos do irlandês Craig Breen, da Hyundai. Craig Breen e Paul Nagle, que não disputam toda temporada, fizeram corretamente o papel de “escudos”, para não dar hipótese a Sébastien Ogier de tentar uma recuperação.

Ao terminar no último lugar do pódio, Ogier mantém a liderança do Mundial, com 79 pontos. Tanak, com a sua conquista nesta prova, ocupa a terceira posição campeonato, com 66 pontos. Destea forma, ao nível do campeonato: Ogier tem agora 79 pontos, mais nove que Elfyn Evans. Ott Tanak pulou para terceiro na tabela com 66, pontos, contra 55 de Rovanperä, e Neuville continua com os mesmos 45 que tinha antes desta prova.

Helena Escaleira
Helena Escaleirahttp://www.bolanarede.pt
Natural de Macedo de Cavaleiros, a Helena frequenta a licenciatura em Ciência Política na Universidade Do Minho. É fã de desportos motorizados e considera que o Bola na Rede é perfeito para conciliar desporto com o gosto pela escrita. A sua admiração por carros surge desde muito cedo e, como não nega uma atividade desafiante, quer abraçar este projeto que tem tanto para lhe oferecer.                                                                                                                                                 A Helena escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Oficial: Lyon vence o recurso e garante permanência na Ligue 1

Boas notícias para o Lyon e para Paulo Fonseca. O conjunto francês venceu o recurso e continua na Ligue 1.

Arsenal regressa a Londres sem acordo com o Sporting por Viktor Gyokeres

O Arsenal enviou uma delegação a Portugal para tratar das negociações por Viktor Gyokeres. Gunners ainda sem acordo com o Sporting.

FC Porto pede 80 milhões de euros aos tubarões europeus por jogador

O FC Porto não quer vender Samu Aghehowa no próximo mercado. Dragões exigem 80 milhões de euros pelo avançado.

PUB

Mais Artigos Populares

Scott McTominay deixa mensagem ao Manchester United de Ruben Amorim: «Desejo ao clube todo o sucesso do mundo»

Scott McTominay dedicou uma mensagem especial ao Manchester United. O médio escocês representou a formação e equipa principal dos red devils.

FC Porto já tem data marcada para o arranque da pré-temporada

O FC Porto vai iniciar a pré-temporada no Olival, sob o comando de Francesco Farioli, na sexta-feira, dia 11 de julho.

Benfica quer suspender centralização dos direitos televisivos e pede investigação a ex-árbitros

O Benfica enviou uma carta à Liga a pedir a suspensão da centralização dos direitos televisivos e uma investigação a antigos árbitros.