WRC: Estreia na Estónia, vitória do piloto da casa

    Não é possível classificá-lo como “a desilusão” da prova mas sim como o derrotado ou até o azarento. Thierry Neuville (Hyundai) viu-se obrigado a abandonar no sábado após um problema na roda traseira direita.

    Por outro lado, Kalle Rovamperä foi excecional. Após uma penalização de um minuto, o jovem finlandês venceu três especiais, sendo uma delas o Power Stage, e terminou a prova na quinta posição, imediatamente atrás de Evans. A punição de Rovanperä foi devido a retirada da placa de supressão do radiador do seu carro no parque fechado, algo que é proíbido pelo regulamento. O piloto lamentou-se na rede social Twitter e assumiu toda a culpa. Fica apena a questão no ar, considerando a diferença no cronómetro do finlandês para os pilotos que ficaram à sua frente, se o azar do furo e a penalização não tivessem surgido, em que posição teria ficado o piloto…

    Tanak foi surpreendido no último dia de prova ao fazer um “facelift traseiro” no seu Hyundai i20 WRC. Apesar do susto, venceu de forma justa e a luta pelo título foi recuperada (relembrando que o acidente em Monte Carlo não favoreceu o seu arranque no campeonato). Sagra-se vencedor em casa e fica na história por ser o primeiro piloto vencedor do Rali da Estónia.

    Craig Breen (Hyundai i20 Coupe WRC) presenteou-nos com uma das suas melhores exibições de sempre no WRC.
    Sébastien Ogier (Toyota Yaris WRC) sabiam de antemão que muito dificilmente poderiam superar Tanak, pelo que o objetivo passou por deixar atrás de si os concorrentes mais próximos em termos de campeonato.

    A Ford fica, aos olhos de muitos, a desilusão do momento. Teemu Suninen/Jarmo Lehtinen (Ford Fiesta WRC) e Esapekka Lappi e Janne Ferm (Ford Fiesta WRC) ocupam o sexto e sétimo lugares, respetivamente. Considera-se a estagnação do Fiesta WRC enquanto justuficação para tais resultados sendo que se pode considerar uma parcela de desmotivação dos pilotos para conduzir este carro.

    Depois da Estónia, o Mundial de ralis tem mais três rondas previstas até ao fim do campeonato: Turquia (de 18 a 20 setembro), Itália (de 08 a 11 de outubro) e Bélgica (de 19 a 22 de novembro).

    Foto de Capa: WRC

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Helena Escaleira
    Helena Escaleirahttp://www.bolanarede.pt
    Natural de Macedo de Cavaleiros, a Helena frequenta a licenciatura em Ciência Política na Universidade Do Minho. É fã de desportos motorizados e considera que o Bola na Rede é perfeito para conciliar desporto com o gosto pela escrita. A sua admiração por carros surge desde muito cedo e, como não nega uma atividade desafiante, quer abraçar este projeto que tem tanto para lhe oferecer.                                                                                                                                                 A Helena escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.