Não é possível classificá-lo como “a desilusão” da prova mas sim como o derrotado ou até o azarento. Thierry Neuville (Hyundai) viu-se obrigado a abandonar no sábado após um problema na roda traseira direita.
WRC – Rally Estonia 2020: HIGHLIGHTS Stages 7-11
What a dramatic afternoon in Estonia! Unlucky Thierry Neuville / Nicolas Gilsoul were forced to retire, but that was not the only drama…watch the final stages live on WRC+ this Sunday 6th September. pic.twitter.com/hfkyPj9W7y— thierry henroteaux 🇧🇪🇧🇪🇧🇪🇧🇪🇧🇪 (@THenroteaux) September 6, 2020
Por outro lado, Kalle Rovamperä foi excecional. Após uma penalização de um minuto, o jovem finlandês venceu três especiais, sendo uma delas o Power Stage, e terminou a prova na quinta posição, imediatamente atrás de Evans. A punição de Rovanperä foi devido a retirada da placa de supressão do radiador do seu carro no parque fechado, algo que é proíbido pelo regulamento. O piloto lamentou-se na rede social Twitter e assumiu toda a culpa. Fica apena a questão no ar, considerando a diferença no cronómetro do finlandês para os pilotos que ficaram à sua frente, se o azar do furo e a penalização não tivessem surgido, em que posição teria ficado o piloto…
Tanak foi surpreendido no último dia de prova ao fazer um “facelift traseiro” no seu Hyundai i20 WRC. Apesar do susto, venceu de forma justa e a luta pelo título foi recuperada (relembrando que o acidente em Monte Carlo não favoreceu o seu arranque no campeonato). Sagra-se vencedor em casa e fica na história por ser o primeiro piloto vencedor do Rali da Estónia.
Craig Breen (Hyundai i20 Coupe WRC) presenteou-nos com uma das suas melhores exibições de sempre no WRC.
Sébastien Ogier (Toyota Yaris WRC) sabiam de antemão que muito dificilmente poderiam superar Tanak, pelo que o objetivo passou por deixar atrás de si os concorrentes mais próximos em termos de campeonato.
A Ford fica, aos olhos de muitos, a desilusão do momento. Teemu Suninen/Jarmo Lehtinen (Ford Fiesta WRC) e Esapekka Lappi e Janne Ferm (Ford Fiesta WRC) ocupam o sexto e sétimo lugares, respetivamente. Considera-se a estagnação do Fiesta WRC enquanto justuficação para tais resultados sendo que se pode considerar uma parcela de desmotivação dos pilotos para conduzir este carro.
Depois da Estónia, o Mundial de ralis tem mais três rondas previstas até ao fim do campeonato: Turquia (de 18 a 20 setembro), Itália (de 08 a 11 de outubro) e Bélgica (de 19 a 22 de novembro).
Foto de Capa: WRC