É preciso pensar o futuro

- Advertisement -

O Futsal é cada vez mais a segunda modalidade em Portugal. Os motivos são vários: o principal é ser ‘semelhante’ ao futebol, mas também conta a forte aposta da FPF, que trabalha como nenhuma outra Federação em Portugal, como se pode ver, por exemplo, no Futebol Feminino.

Portugal fez recentemente dois jogos com o Brasil. Campeão europeu de um lado vs. uma das melhores seleções do mundo – e tudo apontava para grandes jogos.

Apenas tive oportunidade de ver o primeiro dos dois jogos, e vi um mundo de diferença entre as duas seleções. No segundo, pelo que li, as diferenças foram iguais.

De um lado, uma equipa com muitas soluções, muitas ideias e um lote excedente de jogadores. Do outro, um grupo de individualidades, onde, apesar de tudo, não foi “Ricardinho mais quatro”.

O título europeu deu uma falsa segurança a Portugal. O Futsal em Portugal está longe de ser o mais saudável neste momento, sendo que faltam opções a vários níveis.

Portugal foi presa fácil para o Brasil no início do ano
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Ver a exibição de Guitta nos dois jogos – pelo que li, no segundo jogo ainda esteve melhor do que no primeiro – e depois olhar para Vítor Hugo e Bebe… O problema é que André Sousa nunca deu o passo em frente esperado, e Gonçalo Portugal e Cristiano estão tapados precisamente pelos dois guarda-redes da seleção brasileira. Isto dando apenas um exemplo, porque não é este o único ponto negativo neste momento.

Outra das grandes diferenças notadas foi o físico. Os jogadores brasileiros pareciam todos mais fortes fisicamente do que os portugueses e não só de magia vive o Futsal.

É preciso trabalhar-se trabalhar mais e melhor em Portugal para que surjam melhores opções e para que não percamos a posição de topo europeia que temos. Os grandes países europeus começam a despertar para a modalidade, manter tudo como está vai resultar num retrocesso enorme.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: Seleções de Portugal

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Víctor Gómez sem rodeios: «Quem não acredita, como disse o mister no balneário, que não venha ao jogo»

Na conferência de imprensa de antevisão ao Braga x Ferencváros, Víctor Gómez também manifestou a sua crença numa reviravolta nos oitavos-de-final da Europa League.

Carlos Vicens confiante na reviravolta do Braga: «Em cerca de 100 minutos tudo pode acontecer»

Carlos Vicens realizou a antevisão à segunda mão dos oitavos-de-final da Europa League, entre Braga e Ferencváros, que será disputada na próxima quarta-feira.

Guilherme Siqueira relembra experiência com Jorge Jesus no Benfica: «Ó Siqueira, achas que isto aqui é o Granada?!»

Guilherme Siqueira, defesa-lateral do Benfica na temporada 2013/14, recordou a experiência com Jorge Jesus, lembrando algumas histórias com o técnico.

Jovem que já foi apontado ao Benfica renova contrato com o Barcelona por mais duas temporadas

Álvaro Cortés, defesa-central de 21 anos, estendeu o contrato com o Barcelona por duas temporadas, mais uma opcional. O espanhol já foi associado ao Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Alverca recebe boa notícia antes de defrontar o Sporting para o campeonato

Custódio Castro deve contar com uma boa notícia para o jogo do Alverca frente ao Sporting, referente à jornada 27 da Primeira Liga. Francisco Chissumba está recuperado de lesão.

Já é conhecido o adversário do Sporting nas meias-finais da Champions League de Futsal

Depois de eliminar o Benfica nos quartos-de-final, o Sportinng vai enfrentar o Cartagena na final four da Champions League de Futsal.

Luís Castro estabelece objetivos do Grémio após empate e atira: «Se a bola do Tetê entra, estávamos aqui a bater palmas»

Luís Castro falou após o empate do Grémio frente à Chapecoense, no Brasileirão. O técnico estabeleceu objetivos para a sua equipa.