Terminou a fase regular da Liga Principal de Futsal portuguesa e a partir de agora entramos na fase decisiva para apurar o campeão nacional e a equipa que se irá juntar ao Sporting CP como representante português na próxima edição da Liga dos Campeões de Futsal, que já tem a presença garantida na edição 2019/20 por ser o campeão europeu em título, podendo ser em simultâneo o campeão nacional caso os verde e brancos não consigam ser tetracampeões.

Para o play-off apenas as oito melhores equipas da fase regular asseguraram vaga, pelo que esta fase promete grandes jogos a partir dos quartos-de-final, cujo alinhamento já está definido. De referir também que o primeiro jogo se disputa em casa da equipa pior classificada, sendo os dois encontros seguintes no pavilhão da equipa melhor posicionada. Sem mais demoras, vamos conhecer as quatro eliminatórias, discutidas à melhor de três jogos (apura-se a equipa que sair vencedora em dois encontros, até às meias-finais, sendo que a final se joga à melhor de cinco partidas (é campeã a equipa que ganhar três jogos).

SL Benfica vs Elétrico FC

O líder da primeira fase tem pela frente o oitavo classificado, o digníssimo representante do Alentejo que na sua época de estreia entre a elite do futsal nacional conseguiu logo apuramento para esta fase decisiva, e promete fazer tudo para que esta aventura não acabe aqui. O Benfica tem um claro favoritismo nesta eliminatória mas vai sentir muitas dificuldades, sobretudo na deslocação a Ponte de Sor, este Sábado. Na fase regular os encarnados tiveram que suar muito para levar o triunfo para casa, num jogo que terminou com um apertado 2-3 favorável às águias.E que chegou a estar empatado 2-2 até que Rafael Hemni conseguiu selar o triunfo, enormes dificuldades que se irão referir nesta deslocação ao alto Alentejo.

Sporting CP vs CRC Quinta dos Lombos

O recentemente aclamado campeão europeu terá pela frente o sétimo classificado, em virtude da sua vice-liderança na fase regular, devido a um empate em pleno pavilhão João Rocha com… a Quinta dos Lombos por 2-2. Portanto, e apesar do claro ascendente dos leões tanto em termos individuais como coletivos é de prever algumas dificuldades se os comandados de Nuno Dias se “puserem a jeito”.

Depois da grande conquista europeia, o Sporting volta as atenções para tentar o tetra campeonato e fazer (ainda mais) história
Fonte: Sporting CP

AD MODICUS vs SC Braga/AAUM

Porventura a eliminatória mais forte e a contar com duas fortes candidatas às meias-finais. Os bracarenses tiveram uma época irregular e viram isso repercutido com o sexto lugar na primeira fase. A consequência imediata é enfrentar o terceiro classificado e disputar apenas um jogo no seu pavilhão. O prognóstico mais provável é que o desfecho desta ronda eliminatória apenas se decida num terceiro jogo, com o equilíbrio a ser a nota dominante.

AD Fundão vs CR Leões de Porto Salvo

A par do emparelhamento anterior, talvez seja o mais equilibrado, algo normal, pois neste caso enfrentam-se o quarto (Fundão) e o quinto (Leões de Porto Salvo) classificados. Portanto,é muito provável que também esta eliminatória precise de um terceiro e decisivo encontro. O primeiro encontro, em Porto Salvo, neste Sábado já poderá ajudar a perceber mais um pouco como vai ser esta discussão até ao último segundo.

Curiosamente, estes quatro duelos dificilmente poderiam ser mais interessantes, tanto pelas enormes dificuldades sentidas em jogos da fase regular, como pelo grande equilíbrio que se prevê.

Foto de Capa: FPF

Comentários