Futsal | Covid-19 volta a adiar compromissos internacionais

A evolução da pandemia em todo o Mundo continua a prejudicar o normal desenvolvimento do desporto e por conseguinte, a eventual presença de público em eventos desportivos como no futsal está para já posta de parte. No entanto, o agravamento da situação no continente europeu forçou o aumento do estado de alerta em muitos lados.

Isto fez com que alguns eventos fossem novamente cancelados, assim como o cancelamento dos eventos-piloto. Estes jogos eram vistos como uma experiência que visava perceber a viabilidade de incluir público nos eventos desportivos com todo o cumprimento das regras de distanciamento físico.

Contrariamente ao que algumas pessoas pensam, e aqui admito opiniões completamente contrárias à minha, sinto que as experiências devem ser feitas em jogos de futebol. Estes têm um ambiente mais favorável à não disseminação do novo Coronavírus, em comparação com outras modalidades de pavilhão tradicionais, como o futsal, voleibol ou basquetebol.

Para já, não é realista pensar em voltar aos recintos de jogo como espetador para assistir a um jogo antes de esta fase delicada da nossa vida não estiver completamente ultrapassada, ou pelo menos controlada com o aparecimento da tão ansiada vacina.

Com o adiamento do Mundial para 2021, a Argentina passa a ser campeã mundial de futsal durante mais um ano, com o título conquistado em 2016.
Fonte: FIFA

O enfoque principal do meu artigo seria o adiamento dos sempre aguardados e entusiasmantes encontros ibéricos de futsal, na reedição da final do glorioso Euro 2018, entre Portugal e Espanha. Este jogo estava originalmente marcado para 4 e 5 de Novembro, mas que, devido a todo o agravamento da situação na Europa, e salvaguardando a saúde pública, acabou por ser adiado este duplo confronto para data a definir quando tal for oportuno.

Sendo fã desta modalidade e mantendo sempre uma réstia de esperança que o jogo pudesse decorrer nas datas originais, não deixo de ficar triste por ver um encontro deste calibre adiado por mais uns tempos. É preciso esperar por dias melhores no local de realização do encontro, precisamente a zona mais afetada em Espanha, na sua capital Madrid. Seria o primeiro encontro da nossa seleção no pós-pandemia e o primeiro jogo desde o apuramento para o Campeonato do Mundo, no longínquo mês de Fevereiro.

Mundial esse que também sofreu um adiamento para Setembro de 2021, pelas mesmas razões já citadas. A situação atual não está para brincadeiras e assim sendo cuidem-se, sigam as orientações da DGS mas tentem fazer a vossa vida normal, pelo menos naquilo que não envolva contacto físico e grandes ajuntamentos, para ver se passamos esta fase negativa o mais rápido possível.

Foto de capa: UEFA

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Fábio Vieira deixa mensagem de despedida para o FC Porto: «Época extremamente difícil»

Fábio Vieira publicou uma mensagem de despedida para o FC Porto. O médio português voltou ao Arsenal, após o empréstimo.

Imprensa internacional aponta médio francês ao FC Porto

A imprensa francesa apontou Ludovic Blas ao FC Porto. O médio de 27 anos está ao serviço do Rennes.

Famalicão próximo de fechar contratação de jogador do Flamengo

O Famalicão está no mercado para reforçar o meio-campo e trabalha para fechar a contratação de Victor Hugo. Médio de saída do Flamengo.

Benfica define futuro de Henrique Araújo

O Benfica já tomou uma decisão quanto ao futuro de Henrique Araújo. Avançado será integrado na pré-época encarnada.

PUB

Mais Artigos Populares

Olivier Giroud regressa a França para jogar no Lille

Olivier Giroud foi oficializado como novo jogador do Lille. Avançado regressa a França aos 35 anos de idade.

Alexandre Lacazette deixa o Lyon e ruma ao Neom da Arábia Saudita

Alexandre Lacazette é mais um nome a rumar à Arábia Saudita. Avançado deixa o Lyon e reforça o Neom, clube recém-promovido.

Flamengo vê fugir destaque do Mundial de Clubes 2025 para a Rússia por 25 milhões de euros

O Flamengo acertou a venda de Gerson para o Zenit. O emblema russo acionou a cláusula de rescisão de 25 milhões de euros.