Nem só da Primeira Divisão se faz a história do nosso futsal e em muitos casos os escalões inferiores mostram ainda mais competitividade e emoção do que o principal escalão. Pelo menos no que se refere à luta pela troca de posições na próxima temporada. Na divisão superior já estão confirmados os rebaixamentos do Desportivo das Aves e do Fabril Barreiro, e na segunda divisão já temos o Viseu 2001 confirmado como o apurado da Zona Norte quando falta ainda uma jornada para o fim, faltando por isso apenas saber o nome da equipa da Zona Sul que sobe este ano.

E a luta pela vaga está animadíssima, com três equipas ainda na expetativa de se juntarem à equipa viseense, para poderem ser coroados campeões num play-off entre as duas equipas. Para além do Elétrico de Ponte de Sor, que “exclusivamente” necessita de vencer o seu jogo para garantir o seu lugar entre os grandes do futsal português, ainda temos na corrida a formação do Portimonense, que tem de levar de vencida o Ferreira do Zêzere na derradeira jornada e esperar que o clube alentejano empate ou perca o seu jogo.

O clube Alentejano organizou uma excursão para os seus sócios e simpatizantes poderem presenciar uma eventual subida de divisão.
Fonte: Elétrico FC futsal

Ainda com hipóteses matemáticas temos uma equipa que irá marcar presença na final a oito da Taça de Portugal durante a próxima semana, o Farense. Para ainda acalentar esperanças de subir necessita de vencer o Elétrico no último jogo e contar com uma preciosa ajuda do emblema do distrito de Santarém, que tem de conseguir pelo menos o empate na sua deslocação ao Algarve.

É já este fim-de-semana que ficamos a saber onde se fará a festa da subida de divisão – ou no Alentejo (Ponte de Sor) ou no Algarve (Portimão ou Faro). A futurologia não é o meu ponto forte, por isso teremos que esperar até à conclusão desta decisiva jornada final, quem acompanha a turma das terras de Viriato e quem irá ocupar o segundo lugar deixado em vago pelo Fabril e pelo Aves.

Como podem ver, vale sempre a pena espreitar para ver como vão correndo as coisas na segunda divisão, todos os ingredientes para um bom thriller estão garantidos. Uma coisa é certa: emoção, drama e incerteza no marcador vão perdurar até ao fim dos respetivos jogos, e o ambiente festivo que se fizer sentir numa das cidades acima citadas vai contrastar com a tristeza e desilusão no outro lado, como é natural nestas ocasiões.

Foto de Capa: Futsal Portimonense SC

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Comentários