Um mágico dentro e fora das quadras | Futsal

    O PRIMEIRO TÍTULO EUROPEU

    Corria a temporada 2009/10 e depois de duas tentativas goradas, a turma benfiquista consegue conquistar a UEFA Futsal Cup em pleno Pavilhão Atlântico, agora designada por Liga dos Campeões. A formação tinha atletas renomados como: Arnaldo Pereira, César Paulo, Joel Queirós  e claro Ricardinho. O “Mágico” foi mesmo decisivo na meia-final ao ter anotado quatro tentos diante do Pescara Calcio de Itália. A conquista inédita para o desporto em terras lusas é obtida sob a orientação do portuense e ex-atleta do clube André Lima.

    Já no derradeiro duelo, embora não tenha balançado as redes do Interviú Madrid, foi preponderante na vitória dos nacionais , por três bolas a duas.

    A AVENTURA NO PAÍS DO SOL NASCENTE

    No começo da temporada seguinte, transfere-se para os japoneses do Nagoya Oceans, pondo fim a uma ligação ao clube da águia que teve uma duração de sete temporadas sempre recheadas de êxitos.

    Na turma asiática começa por, de entrada, conquistar a Taça diante do Osaka FC por quatro golos sem resposta, com Ricardo a bisar logo de estreia.

    Ao longo do ano  protagonizou comos seus pares um verdadeiro passeio, conquistando o tetra para o Nagoya sem derrotas e com o desidrato a ser obtido com cinco rondas ainda para o fim.

    Esta foi a temporada em que o “astro” foi eleito como o melhor praticante a atuar na competição nipónica, mas mais do que isso, sagra-se pela primeira vez num prémio atribuído pelo site Futsal Planet como o melhor do mundo. Distinção que voltaria a repetir entre 12/13  e 16/17. O único título, até ao momento, a nível de seleções dá-se em 2018 na Eslovénia ao derrotar na final do Europeu a “todo poderosa” e híper-favorita Espanha ,onde marcou o primeiro golo do duelo.

    A PASSAGEM DISCRETA PELA RÚSSIA E OS REGRESSOS AO BENFICA E AO NAGOYA

    Na temporada 11/ 12 é contratado pelo CSKA Moscovo da Rússia, mas a expedição do nortenho em terras soviéticas duraria apenas dois curtos meses, com o clube de leste a aceder ao seu pedido  emprestando-o ao SL Benfica.

    De volta aos da segunda circular, conquista novamente a Taça de Portugal frente ao Módicos de Sandim, com o campeonato a ser renhido até à “negra”, quinto desafio diante do Sporting CP com recurso às grandes penalidades. Adquirindo, respetivamente a quarta taça de Portugal e o quinto campeonato nacional, para o seu já extenso currículo.

    Findada a cedência, desvincula-se em definitivo dos russos, retornando ao Nagoya Oceans e aí conquista a F League, a competição mais importante daquele território, despedindo-se em grande da turma nipónica.

    O INTER MOVISTAR E AINDA MAIS CONQUISTAS

    No Inter Movistar, conquistou por cinco vezes o Campeonato Espanhol, duas vezes a Super Taça e ainda  mais quatro Taças do país .

    Em 2018 é nomeado Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

    Escreveu dois livros: “A magia acontece onde há dedicação” em 2018 e  “Ricardinho, a magia nos pés” em 2007.

    Foi agraciado em 2019 ao ver o seu nome inscrito no pavilhão de desportos da sua terra natal. Atualmente e apesar da sua veterania tem sido uma das principais figuras na caminhada lusa naquele que será o seu  último grande certame da carreira. A patentear  nível muito elevado em termos exibicionais, é um dos que pode fazer com que almejemos à conquista do caneco, numa altura em que estamos prestes a disputar os 1/8 de final do torneio.

    Quanto ao seu futuro muito se especula, mas a verdade é que até ao momento o “astro” ainda representa o emblema gaulês do ACCS Paris Asnieres, formação que defende desde julho último.

    Muito mais havia para dizer acerca desta figura que representa um exemplo de resiliência dentro e fora dos pavilhões.

    Foto de Capa: Inter Movistar

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Diogo Rodrigues
    Diogo Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
    O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona do Porto. É desde cedo que descobre a sua vocação para opinar e relatar tudo o que se relaciona com o mundo do desporto. Foram muitas horas a ouvir as emissões desportivas na rádio e serões em família a comentar os últimos acontecimentos/eventos desportivos. Sonha poder um dia realizar comentário desportivo e ser uma lufada de ar fresco no jornalismo. Proatividade, curiosidade e espírito crítico são caraterísticas que o definem pessoal e profissionalmente.