📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Que jogos devo rever nesta Quarentena? Futsal – AFC Kairat Almaty 1-2 Sporting CP

- Advertisement -

No dia 28 de Abril de 2019, e depois de eliminar o clube mais titulado desta competição continental, o Inter Movistar FS de Ricardinho, o Sporting CP caminhava para mais uma final europeia com legítimas aspirações de poder, finalmente, ser feliz. Nuno Dias, treinador leonino, contava com uma equipa muito forte e muito bem orientada, capaz de trabalhar um conjunto de grandes individualidades e montar uma equipa fortíssima – das mais sólidas do velho continente.

A missão era muito complicada. O Sporting CP a jogar no Cazaquistão contra a equipa da casa, o AFC Kairat Almaty, que vinha motivado por ter deixado pelo caminho o FC Barcelona na fase anterior, e queria voltar ao topo da Europa depois dos êxitos de 2013 e 2015. Curiosamente, das quatro formações presentes nesta final four,era a única que nunca tinha conquistado este troféu, mas este dia prometia ficar na história do Futsal português.

Não vale a pena fazer um relato detalhado das incidências do encontro, até porque ainda é relativamente recente e, portanto, a memória ainda está fresca nas memórias dos adeptos portugueses, em geral, e do Sporting CP, em particular.

Foram 40 minutos gloriosos e memoráveis, culminando com um 2-1 favorável à equipa portuguesa com golos de dois jogadores italo-brasileiros extremamente influentes na manobra ofensiva dos leões, Diego Cavinato e Alex Merlim. O único golo dos cazaques foi nos minutos finais da autoria de Douglas Júnior.

Nem este tento de honra dos cazaques, nem o “forcing” no final do encontro, nem o pavilhão cheio de adeptos afetos ao clube adversário serviram para travar a euforia verde e branca quando a buzina soou e o jogo se dava por terminado. Pela primeira vez na história, tínhamos um clube português campeão europeu num país estrangeiro, depois da épica conquista do SL Benfica em 2010, no Pavilhão Atlântico.

No longínquo Cazaquistão, em fins de Abril do ano passado, era assim escrita uma das páginas mais douradas do Futsal nacional. Quis o destino que o Leão fosse o rei da Europa durante mais algum tempo, graças à pandemia que vigora atualmente, mas, caso a Liga dos Campeões desta época efetivamente se realize, já se sabe que o campeão será necessariamente diferente, uma vez que o Sporting CP não conseguiu a qualificação para a Fase Final.

Tínhamos outro representante, o SL Benfica, mas infelizmente também falhou a qualificação para a fase decisiva, precisamente contra os leões. Apesar de tudo, dificilmente poderíamos estar melhor em termos continentais, pois temos o campeão europeu de equipas e somos a seleção campeã europeia em título nos seniores masculinos.

Foto de Capa: UEFA

Artigo revisto por Joana Mendes

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.

João Félix e alvo do Benfica marcam na goleada do Al Nassr

O Al Nassr recebeu e venceu o Al Zawraa por cinco bolas a uma, num encontro válido pela sexta jornada da Champions Asiática 2.

PUB

Mais Artigos Populares

Já passou pelo Braga e deixa aviso ao Barcelona: «Um clássico é muito mais do que três pontos»

Roberto Fernández é um dos destaques do Espanyol. O próximo encontro dos catalães será frente ao Barcelona, o maior rival.

Um olhar tático sobre o Vitória SC x Sporting: nuances, superioridades no corredor central e variabilidade ofensiva dos leões

O domínio do corredor central e a dinâmica ofensiva definiram as chaves do triunfo do Sporting diante do Vitória SC.

Adaptação do ano? Barcelona transformou lateral em central e jogador virou indiscutível

Gerard Martín assumiu a posição de defesa central no Barcelona e não deve voltar ao papel de lateral esquerdo tão cedo.