Que jogos devo rever nesta Quarentena? Futsal – AFC Kairat Almaty 1-2 Sporting CP

- Advertisement -

No dia 28 de Abril de 2019, e depois de eliminar o clube mais titulado desta competição continental, o Inter Movistar FS de Ricardinho, o Sporting CP caminhava para mais uma final europeia com legítimas aspirações de poder, finalmente, ser feliz. Nuno Dias, treinador leonino, contava com uma equipa muito forte e muito bem orientada, capaz de trabalhar um conjunto de grandes individualidades e montar uma equipa fortíssima – das mais sólidas do velho continente.

A missão era muito complicada. O Sporting CP a jogar no Cazaquistão contra a equipa da casa, o AFC Kairat Almaty, que vinha motivado por ter deixado pelo caminho o FC Barcelona na fase anterior, e queria voltar ao topo da Europa depois dos êxitos de 2013 e 2015. Curiosamente, das quatro formações presentes nesta final four,era a única que nunca tinha conquistado este troféu, mas este dia prometia ficar na história do Futsal português.

Não vale a pena fazer um relato detalhado das incidências do encontro, até porque ainda é relativamente recente e, portanto, a memória ainda está fresca nas memórias dos adeptos portugueses, em geral, e do Sporting CP, em particular.

Foram 40 minutos gloriosos e memoráveis, culminando com um 2-1 favorável à equipa portuguesa com golos de dois jogadores italo-brasileiros extremamente influentes na manobra ofensiva dos leões, Diego Cavinato e Alex Merlim. O único golo dos cazaques foi nos minutos finais da autoria de Douglas Júnior.

Nem este tento de honra dos cazaques, nem o “forcing” no final do encontro, nem o pavilhão cheio de adeptos afetos ao clube adversário serviram para travar a euforia verde e branca quando a buzina soou e o jogo se dava por terminado. Pela primeira vez na história, tínhamos um clube português campeão europeu num país estrangeiro, depois da épica conquista do SL Benfica em 2010, no Pavilhão Atlântico.

No longínquo Cazaquistão, em fins de Abril do ano passado, era assim escrita uma das páginas mais douradas do Futsal nacional. Quis o destino que o Leão fosse o rei da Europa durante mais algum tempo, graças à pandemia que vigora atualmente, mas, caso a Liga dos Campeões desta época efetivamente se realize, já se sabe que o campeão será necessariamente diferente, uma vez que o Sporting CP não conseguiu a qualificação para a Fase Final.

Tínhamos outro representante, o SL Benfica, mas infelizmente também falhou a qualificação para a fase decisiva, precisamente contra os leões. Apesar de tudo, dificilmente poderíamos estar melhor em termos continentais, pois temos o campeão europeu de equipas e somos a seleção campeã europeia em título nos seniores masculinos.

Foto de Capa: UEFA

Artigo revisto por Joana Mendes

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Zinédine Zidane revela lesão de Kylian Mbappé e admite: «Não é propriamente animador para que possa continuar»

Zinédine Zidane deu detalhes sobre a lesão de Kylian Mbappé e revelou a provável ausência do avançado nos próximos compromissos da França.

Sidny Lopes Cabral marca pelo Cabo Verde na derrota frente ao Mali de Tony da Silva

O Mali venceu Cabo Verde por 3-1 no encontro inaugural do Grupo K de qualificação para a Taça das Nações Africanas.

França vence Turquia com golo de Kylian Mbappé e Bélgica derrota Itália com Lukebakio em destaque

A Bélgica venceu a Itália com um golo de Dodi Lukebakio. Já a França derrotou a Turquia num jogo marcado pela lesão de Kylian Mbappé.

Preocupações para José Mourinho? Kylian Mbappé lesiona-se após marcar frente à Turquia

Kylian Mbappé saiu lesionado da partida entre a Turquia e a França, depois de se ressentir do joelho no remate que deu o golo à seleção gaulesa.

PUB

Mais Artigos Populares

Atenção, Benfica: Jakub Kaminski sai lesionado na primeira parte do Polónia x Bósnia e Herzegovina

Jakub Kaminski saiu lesionado na primeira parte do encontro entre Polónia e Bósnia e Herzegovina, a contar para a Liga das Nações.

Khvicha Kvaratskhelia desperdiça penálti e Geórgia perde frente à Irlanda do Norte na Liga das Nações

A Irlanda do Norte venceu na deslocação ao terreno da Geórgia por 1-0. Khvicha Kvaratskhelia falhou uma grande penalidade.

Luís Freire após derrota de Portugal sub-21 na Bulgária: «Demos confiança ao adversário e isso acabou por nos custar caro»

Luís Freire analisou a derrota de Portugal sub-21 frente à Bulgária, em jogo de qualificação para o Euro 2027.