cab futsal

A jornada 24 do Campeonato Nacional de Futsal decorreu no passado fim-de-semana sem qualquer surpresa. Benfica e Sporting não tiveram grandes problemas e golearam os seus adversários, mantendo a classificação inalterada.

Depois da derrota em casa do rival Benfica, o Sporting estava obrigado a vencer para ainda lutar pelo 1º lugar da Fase Regular. Diante do Olivais, a equipa leonina começou por mostrar uma ligeira superioridade, mas o adversário surpreendeu ao apresentar-se coeso e muito bem organizado. O jogo foi para o intervalo empatado a uma bola.

Para a segunda metade do jogo, o Sporting teve de alterar significativamente os seus processos porque não estava a jogar como nos tem habituado e isso refletiu-se no resultado.

O conjunto de Nuno Dias começou a fazer as suas habituais triangulações e mudanças de velocidade repentinas, melhorando rapidamente em termos individuais e coletivos. O Sporting fez o 2-1 e posteriormente o 3-1; contudo a equipa visitante conseguiu reduzir para a diferença mínima, apesar do domínio do Sporting, relançando o jogo.

Depois do golo sofrido, a equipa da casa continuou a jogar como até então e rapidamente aumentou a vantagem no marcador. O jogo terminou e o Sporting venceu por 6-2. Vitória extremamente importante que mantém o Sporting no 2º lugar e que continua a fazer os rapazes de Alvalade sonhar com a conquista da Fase Regular. Recordo que para isso acontecer é necessário o Benfica perder pontos e o Sporting vencer os restantes dois jogos da competição. Esta foi, por isso, uma importante vitória dos leões, que mantêm a esperança num deslize encarnado.

Plantel do Sporting Fonte: Zerozero.pt
Plantel do Sporting
Fonte: ZeroZero

O Benfica recebeu e venceu o Póvoa Futsal por 4-1 num jogo importante para os encarnados. Este jogo, que o Benfica venceu de forma merecida e tranquila, mostrou que o actual líder está empenhado em conquistar a Fase Regular. O Benfica foi para o intervalo a vencer por 1-0, resultado magro que poderia ter sido bastante superior face ao número de oportunidades obtidas e que fazia prever uma segunda parte bastante ofensiva por parte dos anfitriões, em busca de uma vitória mais confortável. Alan Brandi e Ricardo Fernandes fizeram o 2º e o 3º golo respetivamente, alargando a vantagem benfiquista e fazendo prever mais uma vitória da equipa da casa. O Póvoa ainda reduziu, todavia Serginho, que apontou um belíssimo golo frente ao Sporting, marcou, estabelecendo o resultado final em 4-1 – uma grande vitória da equipa liderada por João Freitas Pinto, que está a apenas 2 jornadas de conquistar a Fase Regular.

Alan Brandi e Ricardo Fernandes (2 dos marcadores) festejam 1 golo da sua equipa. Fonte: Slbenfica.pt
Alan Brandi e Ricardo Fernandes (2 dos marcadores) festejam 1 golo da sua equipa.
Fonte: Slbenfica.pt

A luta pelo 3º lugar podia estar a ser muito acesa caso os Leões de Porto Salvo tivessem ganho (empataram 4-4 com o Rio Ave), dado que o Braga empatou em casa por 3-3 frente ao Modicus. Com estes dois empates, tudo se mantém igual estando o Braga em 3º com 4 pontos de vantagem sobre o 4º classificado, os Leões de Porto Salvo.

Classificação da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal. Fonte:Zerozero.pt
Classificação da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal
Fonte: ZeroZero

Para terminar, queria comentar a recente contratação do Sporting: André Sousa. Não existe ainda a confirmação por parte do Sporting, contudo tudo indica que o guarda-redes que representa o Fundão assinará pelos leões. Esta notícia surgiu na mesma semana em que o jovem guarda-redes Gonçalo Portugal, que jogou a titular diante do Olivais, renovou contrato por mais quatro temporadas. Para mim, esta contratação não faz o mínimo sentido devido ao excesso de guarda-redes e à sua qualidade.

João Benedito, sendo um veterano, é um guarda-redes muito experiente, que se exibe ao mais alto nível em todas as partidas que joga. Cristiano é mais um grande guarda-redes. Sendo, na minha opinião, inferior a João Benedito e Gonçalo Portugal, é um jovem com enorme potencial que, quando é chamado à principal equipa leonina, normalmente se exibe a um excelente nível, daí não perceber a contratação de mais um grande guarda-redes. André Sousa foi o 3º guarda-redes convocado por Jorge Braz para o Europeu da Antuérpia e é titularíssimo no Fundão.

Vou aguardar por uma confirmação oficial, todavia espero que esta contratação não se realize, devido ao elevado número de jogadores para a respetiva posição.

Comentários