Análise da Final Four da Taça de Portugal 2021/22 | Hóquei em Patins

- Advertisement -

No derradeiro dia, FC Porto e SL Benfica encontraram-se no Pavilhão Multiusos de Paredes. Olhando à história, este seria o 15.º encontro entre ambas em finais da Taça de Portugal, com o saldo a ser favorável aos dragões (oito vitórias contra seis). Já nesta temporada, e como não poderia deixar de ser… uma vitória para cada – 4-1 na Luz e 4-3 no Dragão. A juntar isto ao fantástico apoio dos adeptos às suas equipas, estavam reunidos todos os ingredientes para a Final.

Com apenas três minutos de jogo, o duelo ficou inevitavelmente envolto em polémica. Os dragões estavam no seu ataque e, inicialmente, a dupla de arbitragem assinalou uma falta ofensiva. Ainda assim, Gonçalo Alves foi inteligente, cobrou rapidamente o livre e colocou a bola no fundo das redes. Após a partida, o SL Benfica teceu sérias críticas a esta decisão e anunciou que “protestou o jogo […] devido a um erro técnico grave no primeiro golo do jogo”.

Voltando ao jogo, com o golo numa fase tão prematura, os dragões colocaram-se confortáveis na partida e controlaram bem o seu opositor. As águias procuraram o empate, mas não conseguiram, revelando-se incapazes de superar a muralha defensiva. Assim, o 1-0 seguiu para o intervalo.

A abrir o segundo tempo, Grande Penalidade a favor do FC Porto, com Gonçalo Alves a voltar a bater Pedro Henriques. O Benfica subiu as linhas, esteve mais pressionante, criou as suas ocasiões e reduziu, aos 38’, através de um Livre Direto de Nicolía. Porém, nem um minuto tinha passado até Mena voltar a fixar a vantagem em duas bolas. Aos 44’, no penálti para Gonçalo Alves converter. Os encarnados não gostaram da decisão e apresentaram um protesto na mesa. A quatro minutos do fim, novo penálti e novo golo, desta feita para Carlo Di Benedetto, que fechou a contagem em 1-5.

Com três golos, Gonçalo Alves foi a grande figura da Final.

No final, a festa vestiu-se, justamente, de azul. Apesar de ter sofrido sérias dificuldades diante do OC Barcelos, o FC Porto apresentou-se em Paredes com uma equipa bastante personalidade e coesa defensivamente. As bolas paradas acabaram por se revelar decisivas e a equipa de Ricardo Ares foi bastante competente.

Assim, com esta goleada diante do seu rival, o FC Porto conquistou pela 18.ª vez a Taça de Portugal de Hóquei em Patins. Os dragões são mesmo a equipa que já levantou mais vezes o troféu, estando agora com três títulos de vantagem sobre os encarnados. UD Oliveirense (quatro), Sporting CP (quatro), OC Barcelos (quatro), HA Cambra (uma) e CD Malhangalene (uma) são as restantes equipas que já venceram o troféu.

Foto de Capa: CM Paredes

Artigo de opinião de Tiago Alexandre

Tiago Alexandre
Tiago Alexandrehttp://www.bolanarede.pt
O Tiago nasceu em Abrantes e, atualmente, estuda em Portalegre, cidade para onde partiu em busca do seu sonho no meio do Jornalismo. Está ligado ao Desporto desde sempre e gosta de rebater as suas opiniões até à última. O Ciclismo e o Futebol - não o 'jogo da bola' - são as suas paixões, sem nunca descurar o Hóquei em Patins, o Futsal e o brilhante mundo dos Esports.

Subscreve!

Artigos Populares

Arsenal x Sporting | A melhor campanha de sempre do Leão na Champions League

Portugal aponta agora miras ao antepenúltimo embate da fase de qualificação para o Campeonato do Mundo, onde irá defrontar a Hungria

Rui Borges responde ao Bola na Rede após o Arsenal x Sporting: «Era importante instalar, quebrar e ficar com bola, com ataques demorados»

Rui Borges respondeu ao Bola na Rede após o Arsenal x Sporting. Jogo terminou 0-0 e os leões foram eliminados da Champions League.

Franjo Ivanovic avalia futuro no Benfica para a próxima temporada

Franjo Ivanovic está a avaliar a sua continuidade no Benfica para a próxima temporada. O avançado não tem sido opção regular na equipa encarnada.

Rui Borges em conferência de imprensa após eliminação do Sporting da Champions League: «Merecíamos pelo menos o prolongamento»

Rui Borges falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Sporting eliminou o Arsenal e apurou-se para as meias-finais da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis o quadro das meias-finais da Champions League

Já são conhecidos os quatro clubes apurados para as meias-finais da Champions League 2025/2026.

Rui Borges puxa dos galões: «Nos 2 jogos acho que fomos superiores ao Arsenal. Tiveram sorte e fizeram um golo em Alvalade a acabar...

Rui Borges analisou o desfecho do Arsenal x Sporting. Leões eliminaram/foram eliminados pelos Gunners na Champions League.

Daniel Bragança e os fatores da eliminação do Sporting: «Eles têm um grande guarda-redes que faz a baliza parecer pequenina»

Daniel Bragança analisou o desfecho do Arsenal x Sporting. Leões foram eliminados pelos Gunners na Champions League.