O 5 da Primeira Divisão 2024/2025 | Hóquei em Patins

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

As luzes do palco nacional 2024/2025 do Hóquei em Patins já fecharam e há muito para analisar. Não se pode dizer que existiu uma equipa dominadora na Primeira Divisão que se superiorizasse às outras. No entanto, o OC Barcelos, um emblema histórico sem o poder financeiro dos três grandes desportivos, conseguiu estar a um nível muito elevado e, por isso se explica,

As luzes do palco nacional 2024/2025 já se apagaram, mas a memória dos grandes momentos permanece viva — e, consequentemente a inevitável tarefa de escolher os melhores. A Primeira Divisão foi tudo menos previsível: equilibrada, intensa e, acima de tudo, competitiva.

o OC Barcelos, um emblema histórico sem o poder financeiro dos três grandes desportivos, conseguiu estar a um nível muito elevado. Por isso, não houve hegemonias evidentes. Contudo, houve talento, muito talento.

Por isso, a escolha do “cinco” ideal da temporada não se baseia apenas nos números ou nas medalhas. Aspetos como a influência dentro de campo, a capacidade de decidir jogos, o caráter, a regularidade e a superação das expectativas iniciais também são bastante relevantes.

Há outros nomes que mereceriam menção honrosa — entre eles, Xavi Cardoso, Lucas Martínez, Henrique Magalhães ou Nuno Santos —, mas o cinco ideal é um espelho de uma época que confirmou o bom momento do hóquei nacional.

Se não existiu um campeão incontestável, existiu certamente um campeonato rico em talento e emoção. A temporada 2024/2025 ficará na memória como uma das mais abertas dos últimos anos. Este “cinco” do Bola na Rede é o reflexo disso mesmo.

Conti Acevedo (Guarda redes – OC Barcelos)

É impossível não começar por Conti Acevedo, o guardião que voltou a provar ser um dos melhores do mundo. Foi decisivo em momentos-chave, combinando reflexos felinos com uma leitura de jogo que transmite segurança e liderança. Numa competição, onde os guarda-redes fazem a diferença, Acevedo destacou-se com justiça e foi sem dúvidas um dos motivos pelos quais o OC Barcelos chegou à final do playoff de campeão.

Na fase regular do campeonato, sofreu 66 golos em 25 jogos (média de 2,64 golos sofridos por jogo), valendo-lhe o 3.º melhor registo entre guarda‑redes com 75% de jogos realizados na edição 2024/2025.

Não é de estranhar que o internacional argentino se tenha mudado para a Luz, em 2025/2026.

Telmo Pinto (Defesa – FC Porto)

Na defesa, Telmo Pinto, do FC Porto, foi uma das grandes figuras. Com 32 anos, tornou-se uma peça indispensável no esquema defensivo portista, ajudando o clube a terminar com uma das defesas menos batidas do campeonato: apenas 88 golos sofridos em 37 jogos, uma média inferior a 2,4 golos por encontro. Mais do que os números, Telmo destacou-se pela sua leitura de jogo, capacidade de fechar espaços e pela forma como saía a jogar com qualidade, sendo muitas vezes o primeiro construtor de jogo ofensivo da equipa. A sua regularidade e importância nos momentos decisivos, incluindo na Final Four da Taça de Portugal, colocam-no naturalmente neste quinteto.

Rafa (Defesa – FC Porto)

Ao seu lado, Rafa, capitão do FC Porto, mostrou uma vez mais que a experiência e a inteligência tática valem tanto como o físico. A sua leitura de jogo e o seu compromisso continuam a impressionar. A consistência da defesa do FC Porto, terceira melhor média ofensiva e defensiva, torna clara a sua influência tática.

Miguel Rocha (Avançado – OC Barcelos)

Do meio-campo para a frente, Miguel Rocha voltou a fazer uma época memorável ao serviço do OC Barcelos. Sem os holofotes dos três grandes, foi um líder silencioso e eficaz. A sua visão de jogo, capacidade de finalização e trabalho em equipa foram fundamentais para manter o Barcelos no topo.

No campeonato somou 43 tentos, liderando a lista dos melhores marcadores, e foi ainda o melhor marcador da Liga dos Campeões.

Gonçalo Alves (Avançado – FC Porto)

A fechar o cinco ideal, quem mais senão Gonçalo Alves? O internacional português é, ano após ano, um dos maiores espetáculos que o hóquei em patins oferece. Com golos, assistências, mas acima de tudo com paixão e carisma, Gonçalo é mais do que um jogador: é uma marca.

Em 2024/25 manteve-se decisivo: marcou 45 golos no campeonato, segundo melhor marcador geral e foi destaque em bolas paradas (penalties e livres diretos)

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Braga passa a ser a 5.ª equipa com mais jogos na Primeira Liga

O Braga ultrapassou o Belenenses e passou a ser a quinta equipa com mais jogos disputados na Primeira Liga.

Rafael Leão regressa aos treinos e pode ser opção para encontro com o Pisa

Depois de falhar o jogo frente ao Bolonha devido a uma pubalgia, Rafael Leão regressou aos treinos e partilhou imagens do seu treino de recuperação.

Bruno Vicintin admite mudança da SAD do Santa Clara para o continente: «Caso o apoio não exista, é impossível manter o projeto na ilha»

Bruno Vicintin afirmou que não se encontra em conversações com nenhum clube, mas não fecha a porta a uma mudança da SAD do Santa Clara para o continente.

Rui Borges responde ao Bola na Rede após FC Porto x Sporting: «Sabíamos que quem tivesse por fora tinha de ter um compromisso mais...

Rui Borges analisou o empate entre FC Porto e Sporting no Estádio do Dragão. O treinador dos leões respondeu à pergunta do Bola na Rede.

PUB

Mais Artigos Populares

Diego Capel recorda passagem pelo Barcelona: «Aos seis meses, entrei em depressão»

Diego Capel passou pelo Barcelona durante a sua formação, mas o antigo extremo admitiu que o período não foi positivo.

FC Porto x Sporting alvo de atenção: olheiros de equipas de topo estiveram no Dragão

Vários olheiros de emblemas europeus marcaram presença na partida entre o FC Porto e o Sporting, para acompanharem certos jogadores.

Sporting: jogador tem que ser reavaliado depois do embate frente ao FC Porto

Geny Catamo terá que ser reavaliado na Academia de Alcochete, depois de ter saído com queixas da partida frente ao FC Porto.