«O campeonato português é de longe o campeonato mais competitivo do Mundo» – Entrevista BnR com Diogo Neves

Percurso Académico

BnR: Sei que estás a tirar a licenciatura em Gestão do Desporto na Universidade Europeia de Lisboa. A ligação ao Hóquei em Patins acabou por ter influência na tua escolha académica?

DN: Foi uma grande influência, sem dúvida, pois o gosto pelo Desporto e por este mundo surgiu durante os anos em que pratiquei a modalidade, daí que tive vontade em enveredar por este curso universitário.

BnR: Tendo a perfeita noção de que uma Licenciatura exige muito tempo de estudo, como conseguiste conciliar o Hóquei com as aulas, trabalhos e exames?

DN: Têm sido tempos de muita atividade e alguma correria, mas como é para algo que gosto e para o qual tenho trabalhado muito, sempre o fiz com muito gosto. São dois objetivos que tenho para a minha vida e, apesar de nem sempre serem compatíveis, tenho feito o melhor para que sejam, e isso acaba por incluir momentos em que estou muitas das vezes com pressa ou mesmo sem muito tempo.

Além do Hóquei, Diogo dedica o seu tempo ao curso universitário
Fonte: Arquivo pessoal do entrevistado

BnR: Uma vez que estás no segundo ano da Licenciatura, acreditas que o Ensino Superior e a sua carga horária permite uma boa permutação entre Desporto e Faculdade, ou pensas que o nosso país deveria ser mais benevolente com atletas de alto rendimento, de forma a que os mesmos possam ter maior vontade em conciliar a carreira desportiva com a vida universitária?

DN: Estamos a evoluir muito nos últimos tempos, pois houve mudanças nas leis e surgiram umas novas que ajudam bastante os atletas de alto rendimento em Portugal. Mas, ainda assim, sinto que faltam ajudas para aqueles que não chegaram ao patamar de alto rendimento, embora tenham o desejo de lá chegar. São inúmeras as histórias de amigos e conhecidos meus que tinham potencial para chegar longe na modalidade, mas que deixaram-na devido ao facto de não conseguirem conciliar tudo. É algo que gostava de ver mudado, e acredito que irá acontecer.

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Miguel Ribeiro defende projeto do Famalicão: «É um exemplo de como o investimento estrangeiro consegue aportar valor para o futebol português»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Miguel Ribeiro falou durante uma conferência sobre o Famalicão.

Nani conta história com Sir Alex Ferguson: «Ouvia o chinelo do Ferguson e tinha medo. Dizia que não jogava mais e que me metia...

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Nani, antigo internacional português, falou da carreira.

Nani destaca treinador que mais o marcou na carreira: «Era ele quem me ia mandar para aquele sítio»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Nani, antigo internacional português, falou da carreira.

Nani responde ao Bola na Rede: «Portugal é uma mina de fazer jogadores»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Nani falou com os jornalistas após uma conferência.

PUB

Mais Artigos Populares

Nani garante que estamos num ponto de viragem com Portugal: «Antigamente falava-se do Ronaldo, do Figo, mas não que a seleção ia ganhar»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Nani, antigo internacional português, falou da carreira.

Nani faz avaliação da sua carreira e revela orgulho: «Se um defesa não me deixasse passar estava lixado, era guerra a seguir»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Nani, antigo internacional português, falou da carreira.

Já há árbitro definido para o Portugal x Irlanda deste sábado

Ivan Kruzliak foi o árbitro escolhido pela UEFA para o jogo de Portugal frente à Irlanda, referente à sétima jornada do Grupo F de apuramento para o Mundial de 2026.