cab hoquei

As provas europeias chegam agora às suas fases decisivas e Portugal coloca as suas esperanças nos três resistentes. Na Taça CERS, o Turquel, que partia para a segunda mão dos quartos-de-final com uma vantagem de 5-3, foi derrotado pelo líder do campeonato italiano, Forte del Marmi, por 14-3 e acabou por ser eliminado. Já a Oliveirense falhou a qualificação para os quartos-de-final da Liga Europeia ao perder o jogo decisivo frente ao Réus por 8-5. Apesar de estarem eliminados, Oliveirense e Turquel lutaram até ao fim, fizeram grandes exibições e honraram Portugal.

A armada portuguesa é agora constituída por Benfica, FC Porto e Valongo, que vão lutar pela vitória frente ao trio espanhol na Liga Europeia, num duelo ibérico que promete. Até onde podem ir? O que podemos esperar de cada um?

O Réus é o próximo adversário do Benfica.  Fonte: reusdeportiu.cat
O Réus é o próximo adversário do Benfica.
Fonte: reusdeportiu.cat

O Benfica é quem tem maiores responsabilidades e quem gera maiores expectativas. A sua reputação assim o dita. O título de campeão europeu que carrega traz essa grande responsabilidade. Conquistar a competição outra vez não é algo descabido, pois as águias reforçaram-se para tal feito e as suas exibições dão esperança aos benfiquistas. O próximo adversário, o Réus, será provavelmente o teste europeu mais complicado até agora para este Benfica e a equipa lisboeta terá de ser séria se quiser passar este obstáculo. Além disso, o clube espanhol é conhecido pelas poucas condições que oferece às equipas adversárias e aos órgãos de comunicação estrangeiros, bem como pelas polémicas arbitragens a seu favor quando joga em casa. Mesmo assim, o Benfica tem tudo para passar.

 

Anúncio Publicitário
O Porto medirá forças com o Liceo  Fonte: hockeyclubliceo.com
O Porto medirá forças com o Liceo
Fonte: hockeyclubliceo.com

O Porto disputará a eliminatória com o Liceo da Corunha. Para mim, a segunda formação mais forte do contingente espanhol e, como sempre, um dos favoritos. Bi-campeão europeu antes de o Benfica conquistar o troféu, o Liceo da Corunha quer agora ter de novo o título na sua mão. Independentemente da goleada que sofreu contra o Barcelona, o Porto já mostrou que é capaz de se bater com qualquer equipa e até venceu os culé em casa na segunda jornada da fase de grupos depois de uma grande exibição. Serão dois jogos difíceis e equilibrados em que a vitória pode pender para os dois lados.

Conseguirá o Valongo superar o Barcelona?  Fonte: FCBarcelona.com
Conseguirá o Valongo superar o Barcelona?
Fonte: FCBarcelona.com

O Valongo tem o desafio mais complicado, mas é quem tem menos pressão. O líder do campeonato não podia pedir melhor regresso à Liga Europeia e, depois de uma boa fase de grupos, irá jogar com o Barcelona. Os catalães são, para muitos, a melhor equipa do Mundo. Será um obstáculo difícil de ultrapassar, mas o Valongo não tem nada a perder. O Barcelona não é o bicho papão e deve ser encarado como um prémio merecido pela grande época que estes homens estão a fazer. Tudo o que vier a mais é bónus.

Em suma, o trio português tem duras batalhas pela frente, verdadeiros testes às suas capacidades, mas estes clubes já nos habituaram a mostrar que nada é impossível.