Como não formar campeões

Os taibatsu levaram a consequências graves nas vidas destes jovens atletas e o número de casos de suicídios tem vindo a aumentar em diversas prefeituras japonesas. Deste modo, o governo japonês não podia (nem devia) ficar a observar que estes diversos casos se fossem acumulando e acumulando, formando uma “pilha” insustentável. Por isso, tomaram-se medidas.

De 2011 a 2019, foram feitas seis reformas importantes no Japão para conseguir atenuar – ou até mesmo eliminar – os casos de abuso a jovens atletas. Porém, mostraram-se ineficazes, visto que ainda surgem inúmeros casos de abuso físico aos atletas e muitos deles acabam numa drástica morte.

Abusos como este, que foi filmado no ano de 2013, continuam a ser frequentes no Japão

Uma das reformas foi a The Basic Act on Sport, documento que define os objetivos e os princípios do Desporto japonês, e em nenhum ponto é explícito que se pretenda terminar com o abuso físico aos atletas. Para mais, não define também uma autoridade clara para impor consequências às pessoas que abusam, ou seja, no Japão há um sistema fragmentado na tomada de decisão destes casos a nível nacional, local e também de cada federação.

Apesar das reformas que se têm vindo a aplicar, nenhuma realmente abrange o abuso aos atletas e aos jovens atletas. Para piorar a situação, são as federações dos mais diversos desportos do Japão que têm de prevenir, reportar, investigar e punir este tipo de crimes. Segundo o relatório, isto é uma falha, pois são organizações separadas que não têm uma estrutura coesa para conseguir tratar destes crimes. São estas falhas que levam a que os jovens atletas estejam permanentemente vulneráveis.

Em 2018, um treinador de basebol abusou fisicamente os seus jogadores na prefeitura de Aichi

Há atletas que não conseguem encontrar forma de denunciar este tipo de abusos, pois há organizações que nem sequer têm contactos para que se possa fazer uma denúncia. E mesmo que houvesse uma grande estrutura, muitos defendem que esta forma de denúncia não seria usual, porque os atletas teriam receio de o fazer.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Ramon Menezes já não é selecionador Sub-20 do Brasil após ser eliminado na fase de grupos do Mundial

O Brasil não conseguiu ir além da fase de grupos no Mundial Sub-20 no Chile e decidiu terminar o contrato do selecionador Ramon Menezes.

Russell Martin despedido do Rangers depois de conseguir apenas uma vitória no campeonato

O treinador escocês, Russell Martin, não foi capaz de dar a volta a um mau início de época, levando o Rangers a decidir terminar o seu contrato.

Luton Town demite o treinador Matt Bloomfield após derrota frente ao Stevenage

O Luton Town acumulou a terceira derrota em cinco jogos e decidiu despedir Matt Bloomfield, que tinha chegado em janeiro deste ano.

Carlos Fangueiro ruma ao Chipre para treinar o Enosis Neon Paralimniou

O treinador português, Carlos Fangueiro, volta a treinar fora de Portugal e assina pelo último classificado da Liga do Chipre.

PUB

Mais Artigos Populares

Fabio Cannavaro é oficialmente o novo selecionador do Uzbequistão

A federação do Usbequistão anunciou a contratação do campeão do mundo italiano, Fabio Cannavaro, como selecionador nacional.

Portugal anuncia mais 2 encontros particulares de peso em novembro e dezembro

Portugal vai jogar diante dos Países Baixos e do Brasil. As Navegadoras vão jogar os dois encontros particulares em solo nacional.

Arsenal premeia arranque de época de jogador com subida no salário

O Arsenal renovou contrato com David Raya. A duração do vínculo não aumentou, apenas o salário do guarda-redes espanhol.