O diário de um atleta olímpico: Tamila Holub

Há uns tempos, disse num artigo que seria impossível estar na cabeça de um atleta olímpico para sabermos qual seria o seu pensamento quanto à realização dos Jogos Olímpicos em tempos de pandemia. O pior é que achei que seria impossível, mas consegui. Aliás, consegui mais do que isso. Consegui compreender aquilo que é o seu dia-a-dia em confinamento e ver, e de algum modo sentir, aquilo que é o seu principal sonho.

A pandemia da COVID-19 parou o Mundo e com ela trouxe também o cancelamento ou adiamento de grande maioria dos eventos, incluindo os Jogos Olímpicos. Tóquio já esperava por atletas, adeptos e jornalistas para mais uma edição dos Jogos, a XXXII edição. Contudo num verdadeiro retrocesso em termos de calendário, a pandemia fechou-nos em casa e aqueles que tinham a sua rotina de alta competição a pandemia deixou-os completamente parados. Numa situação algo invulgar.

Tamila Holub, de 20 anos, era uma das atletas portuguesas já qualificadas para os Jogos que deveriam ser em 2020 e, de um modo geral, já estava de malas feitas. «A minha primeira reação vou ser sincera foi: “por mim, que o Mundo caia abaixo. Quero ir aos Jogos na mesma, não me interessa”», desabafou a jovem atleta. Porém, sabia que a decisão mais acertada, neste momento, seria adiar a edição de 2020 para o ano seguinte.

Tamila Holub é nadadora olímpica e conta já com uma participação no Rio 2016 com apenas 17 anos

A esperança de ainda haver a edição deste ano à porta fechada cedo esfumou-se da cabeça da atleta portuguesa, pois, estava ciente que «os Jogos Olímpicos, para além do Desporto, são um grande mercado, são um show e um espetáculo». E, deste modo, não faria sentido nenhum a realização dos mesmos, visto que as Olimpíadas são feitos dos adeptos e para os adeptos.

Assim, sabendo de pronto que estava completamente fora de questão a organização dos Jogos em 2020, o Comité Olímpico Português (COP) depressa procurou ajudar os seus atletas tanto a nível físico como a nível psicológico. Uma componente muito importante, pois, de um momento para o outro, os atletas viram-se parados e confinados dentro de quatro paredes onde, certamente, a motivação não é a mesma e muitos poderiam passar por uma má fase. Algo que o COP não queria que acontecesse.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting em negociações avançadas por Georgios Vagiannidis: Eis os detalhes

O Sporting está muito próximo de garantir a contratação de Georgios Vagiannidis do Panathinaikos.

Liverpool mantém interesse em avançado da Premier League apesar da chegada de Hugo Ekitike

O Liverpool continua recetivo à contratação de Alexander Isak neste mercado de transferências, mesmo após oficializar Hugo Ekitike.

Rui Pedro Brás nos Países Baixos para fechar Anis Hadj Moussa

Rui Pedro Brás encontra-se nos Países Baixos para fechar a contratação de Anis Hadj Moussa do Feyenoord.

Casper Tengstedt já está nos Países Baixos para fechar transferência e trocar Benfica pelo Feyenoord

O Benfica conseguiu colocar Casper Tengstedt no mercado. Avançado dinamarquês já está a realizar exames médicos em Roterdão.

PUB

Mais Artigos Populares

João Noronha Lopes ataca Rui Costa pelo projeto do Benfica District: «Uma direção a brincar com o nome do Benfica»

João Noronha Lopes também já se manifestou face ao projeto do Benfica District. Candidato às eleições com críticas a Rui Costa e à direção.

Braga | As novidades de Carlos Vicens

Para preparar a época que começa ainda em julho, com as pré-eliminatórias da Europa League, frente ao Levski Sofia, o Braga realizou 5 amigáveis

Transferência de Biel causa revolta e indignação no balneário do Atlético Mineiro

A chegada de Biel ao Brasil já está a ser marcada por alguma polémica alheia ao jogador. Em causa as condições financeiras do Atlético Mineiro.