O diário de um atleta olímpico: Tamila Holub

- Advertisement -

Há uns tempos, disse num artigo que seria impossível estar na cabeça de um atleta olímpico para sabermos qual seria o seu pensamento quanto à realização dos Jogos Olímpicos em tempos de pandemia. O pior é que achei que seria impossível, mas consegui. Aliás, consegui mais do que isso. Consegui compreender aquilo que é o seu dia-a-dia em confinamento e ver, e de algum modo sentir, aquilo que é o seu principal sonho.

A pandemia da COVID-19 parou o Mundo e com ela trouxe também o cancelamento ou adiamento de grande maioria dos eventos, incluindo os Jogos Olímpicos. Tóquio já esperava por atletas, adeptos e jornalistas para mais uma edição dos Jogos, a XXXII edição. Contudo num verdadeiro retrocesso em termos de calendário, a pandemia fechou-nos em casa e aqueles que tinham a sua rotina de alta competição a pandemia deixou-os completamente parados. Numa situação algo invulgar.

Tamila Holub, de 20 anos, era uma das atletas portuguesas já qualificadas para os Jogos que deveriam ser em 2020 e, de um modo geral, já estava de malas feitas. «A minha primeira reação vou ser sincera foi: “por mim, que o Mundo caia abaixo. Quero ir aos Jogos na mesma, não me interessa”», desabafou a jovem atleta. Porém, sabia que a decisão mais acertada, neste momento, seria adiar a edição de 2020 para o ano seguinte.

Tamila Holub é nadadora olímpica e conta já com uma participação no Rio 2016 com apenas 17 anos

A esperança de ainda haver a edição deste ano à porta fechada cedo esfumou-se da cabeça da atleta portuguesa, pois, estava ciente que «os Jogos Olímpicos, para além do Desporto, são um grande mercado, são um show e um espetáculo». E, deste modo, não faria sentido nenhum a realização dos mesmos, visto que as Olimpíadas são feitos dos adeptos e para os adeptos.

Assim, sabendo de pronto que estava completamente fora de questão a organização dos Jogos em 2020, o Comité Olímpico Português (COP) depressa procurou ajudar os seus atletas tanto a nível físico como a nível psicológico. Uma componente muito importante, pois, de um momento para o outro, os atletas viram-se parados e confinados dentro de quatro paredes onde, certamente, a motivação não é a mesma e muitos poderiam passar por uma má fase. Algo que o COP não queria que acontecesse.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Crise vira goleada e o Sporting volta às vitórias com autêntico atropelo ao Vitória SC

O Sporting venceu o Vitória SC no fecho da jornada 32 da Primeira Liga. Jogo permitiu aos leões colocar ponto final na crise.

AS Roma goleia Fiorentina e segue perseguição ao top-4: Eis os resultados desta segunda-feira da Serie A

A AS Roma recebeu e goleou a Fiorentina em casa. A equipa de Gasperini continua à procura dos lugares de acesso à Champions League.

O que falta jogar para Manchester City e Arsenal na luta pea Premier League?

Arsenal e Manchester City estão na luta pelo título da Premier League. Olhamos para os jogos que faltam às duas equipas na reta final do campeonato.

Sevilha vence Real Sociedad e deixa luta pela manutenção na La Liga ao rubro

O Sevilha recebeu e venceu a Real Sociedad por uma bola a zero, num encontro a contar para a 34.ª jornada da La Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester City tropeça contra o Everton e Arsenal tem razões para sorrir

O Manchester City foi ao terreno do Everton empatar a três bolas, num encontro da 35.ª jornada da Premier League.

Luis Suárez marca pelo 2º jogo consecutivo e dilata os contornos da goleada do Sporting ao Vitória SC

Luis Suárez marcou mais um golo e pôs o resultado em 4-0. O Sporting e o Vitória SC jogam no fecho da jornada 32.

Al Ittihad empata a zero e objetivo de Sérgio Conceição torna-se mais complicado: Eis os resultados desta segunda-feira da Liga Saudita

O Al Ittihad, equipa orientada por Sérgio Conceição, empatou 0-0 com o Al Kholood e o quinto lugar fica mais longe.