O diário de um atleta olímpico: Tamila Holub

- Advertisement -

Há uns tempos, disse num artigo que seria impossível estar na cabeça de um atleta olímpico para sabermos qual seria o seu pensamento quanto à realização dos Jogos Olímpicos em tempos de pandemia. O pior é que achei que seria impossível, mas consegui. Aliás, consegui mais do que isso. Consegui compreender aquilo que é o seu dia-a-dia em confinamento e ver, e de algum modo sentir, aquilo que é o seu principal sonho.

A pandemia da COVID-19 parou o Mundo e com ela trouxe também o cancelamento ou adiamento de grande maioria dos eventos, incluindo os Jogos Olímpicos. Tóquio já esperava por atletas, adeptos e jornalistas para mais uma edição dos Jogos, a XXXII edição. Contudo num verdadeiro retrocesso em termos de calendário, a pandemia fechou-nos em casa e aqueles que tinham a sua rotina de alta competição a pandemia deixou-os completamente parados. Numa situação algo invulgar.

Tamila Holub, de 20 anos, era uma das atletas portuguesas já qualificadas para os Jogos que deveriam ser em 2020 e, de um modo geral, já estava de malas feitas. «A minha primeira reação vou ser sincera foi: “por mim, que o Mundo caia abaixo. Quero ir aos Jogos na mesma, não me interessa”», desabafou a jovem atleta. Porém, sabia que a decisão mais acertada, neste momento, seria adiar a edição de 2020 para o ano seguinte.

Tamila Holub é nadadora olímpica e conta já com uma participação no Rio 2016 com apenas 17 anos

A esperança de ainda haver a edição deste ano à porta fechada cedo esfumou-se da cabeça da atleta portuguesa, pois, estava ciente que «os Jogos Olímpicos, para além do Desporto, são um grande mercado, são um show e um espetáculo». E, deste modo, não faria sentido nenhum a realização dos mesmos, visto que as Olimpíadas são feitos dos adeptos e para os adeptos.

Assim, sabendo de pronto que estava completamente fora de questão a organização dos Jogos em 2020, o Comité Olímpico Português (COP) depressa procurou ajudar os seus atletas tanto a nível físico como a nível psicológico. Uma componente muito importante, pois, de um momento para o outro, os atletas viram-se parados e confinados dentro de quatro paredes onde, certamente, a motivação não é a mesma e muitos poderiam passar por uma má fase. Algo que o COP não queria que acontecesse.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Karim Benzema rescinde com o Al Hilal e já tem interessados na MLS e na Arábia Saudita

Karim Benzema rescindiu contrato com o Al Hilal e está agora livre no mercado. O avançado já conta com interesse de clubes da MLS e do Al Ittihad.

Parma fecha substituto de Alessandro Circati e defesa já jogou em Portugal

Diego Carlos vai continuar por Itália depois de ter sido emprestado ao Como 1907. Segue-se agora o Parma.

Juventus fecha médio do Tottenham: eis os detalhes da transferência

Pape Matar Sarr vai deixar o Tottenham e reforçar a Juventus neste mercado de verão. Fica com os detalhes do negócio.

Hull City garante ponta de lança da AS Roma num negócio que pode superar os 30 milhões de euros

Robinio Vaz vai ser emprestado pela AS Roma ao Hull City. Negócio de dois milhões de euros com opção de compra de 30 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Crystal Palace garante reforço vindo do Chelsea que teve interesse do FC Porto

Honest Ahanor está a ter um verão de mudança: foi contratado pelo Chelsea à Atalanta e será agora emprestado ao Crystal Palace.

Atenção: Lionel Messi não vai jogar mais pela Argentina

Lionel Messi retirou-se da Seleção da Argentina. Avançado de 39 anos anunciou a sua decisão através das redes sociais.

Beto vai reforçar a Fiorentina e não chega sozinho: eis os detalhes

A Fiorentina fechou as contratações de Beto e de Willy Gnonto junto do Everton e do Leeds United, respetivamente.