📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Tóquio 2020, Canoagem #1: O “tempero” que faltava ao nosso medalheiro

- Advertisement -

PRIMEIRO CHEGOU A DESILUSÃO E DEPOIS VEIO A CONSAGRAÇÃO

Era dia de todas as decisões, quer para Pimenta, quer para Portela, com a final a ser objetivo para ambos.

Quanto a Portela, tudo se complicava após a mesma saber que competiria na meia-final mais forte, na qual se encontravam as maiores candidatas aos metais.

Mesmo assim, a nortenha não esmoreceu e deu luta até ao fim, mas terminaria no sexto posto, quando apenas os quatro melhores tempos seguiriam para a finalíssima!

A nacional seria relegada para a Final B, anotando um registo de 39.301. Já na Final B, a atleta lusitana acabaria por ser a vencedora da regata, completando-a em 39.562, finalizando a sua prestação no décimo lugar, não batendo assim o seu resultado de Londres 2012, em que concluiu a referida especialidade na oitava posição.

O MOMENTO SUPREMO DO DIA

Chegava então a hora F, ou seja, a hora de Fernando Pimenta abordar a pista olímpica!

Com as medalhas em mira, a excelente forma patenteada pelo natural de Ponte de Lima parecia confirmar-se quando vencera a segunda meia-final numa prova bem gerida. Acelerando na fase final, logrou bater o recorde olímpico na distância de K1 1000, cumprindo-a em 3.22.942.

Chegado à grande final, Pimenta sabia que, caso conquistasse “um metal”, entraria para a galeria de notáveis do desporto Português, já composta por: Carlos Lopes, Rosa Mota e Fernanda Ribeiro, os únicos atletas a conquistarem mais de uma medalha em certames olímpicos.

Com a madrugada a avançar em Portugal, os patrícios dariam por bem empregue as horas de sono perdidas, visto terem sido presenteados com a terceira medalha nos Jogos Olímpicos de Tóquio, após o bronze de Jorge Fonseca, no Judo, e da prata de Patrícia Mamona, no Triplo Salto. O bronze chegaria com Pimenta a registar um tempo de 3.22.478.

Assim, e após a medalha de prata em Londres 2012, Pimenta arrecadou mais um resultado de excelência. Tendo já admitido que não se satisfez com o degrau mais baixo do pódio, o atleta referiu que está aí para as curvas, bem como que pretende competir até às olimpíadas de Brisbane, em 2032.

Agora, é tempo de felicitar Pimenta por mais um êxito conseguido e aguardar que nos continue a oferecer mais desse “tempero”!

Foto de capa: Comité Olímpico Portugal

Artigo revisto por Joana Mendes

Diogo Rodrigues
Diogo Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona do Porto. É desde cedo que descobre a sua vocação para opinar e relatar tudo o que se relaciona com o mundo do desporto. Foram muitas horas a ouvir as emissões desportivas na rádio e serões em família a comentar os últimos acontecimentos/eventos desportivos. Sonha poder um dia realizar comentário desportivo e ser uma lufada de ar fresco no jornalismo. Proatividade, curiosidade e espírito crítico são caraterísticas que o definem pessoal e profissionalmente.

Subscreve!

Artigos Populares

Yassir Zabiri desperta interesse em Itália

A Atalanta está interessada na contratação de Yassir Zabiri. O avançado marroquino tem-se destacado no Famalicão.

5 momentos no futebol lá fora em 2025

Mais um ano no mundo do futebol que acaba e é tempo de fazer um balanço. No futebol internacional, 2025 foi um ano de viragem em alguns setores.

Alverca acerta empréstimo de médio para o Athletic do Brasil

Gian Cabezas está na porta de saída do Alverca. O médio colombiano de 22 anos está a caminho do Athletic, que é treinado por Rui Duarte.

Luis de la Fuente aborda opções ofensivas da Espanha e destaca Samu Aghehowa: «Estamos muito contentes com o que temos»

Luis de la Fuente concedeu uma entrevista em que abordou a fase final do Mundial 2026 e a possível lista de convocados da Espanha.

PUB

Mais Artigos Populares

As 5 melhores contratações do futebol nacional em 2025

Por entre alguns flops, que acabam por ser inevitáveis, houve também contratações que se destacaram pela positiva.

Cristiano Ronaldo fecha 2025 com 957 e sem hat-trick pela primeira vez desde 2009: «Estamos no caminho certo»

Cristiano Ronaldo terminou o ano de 2025 com 957 golos. O avançado internacional português finalizou um ano civil sem qualquer hat-trick pela primeira vez desde 2009.

Rio Ferdinand elogia avançado do Manchester United e compara-o a antigo companheiro: «Nunca iria vencer a Bota de Ouro, mas trazia muito valor à...

Rio Ferdinand elogiou Benjamin Sesko e mostrou-se confiante nas características que o avançado pode oferecer ao Manchester United.