📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Minsk 2019: Portugal brilhou!

- Advertisement -

A segunda edição dos Jogos Europeus terminou domingo e Portugal brilhou. Foram 15 medalhas conquistadas, das quais três de ouro e muitas prestações muito boas dos 99 atletas que nos representaram na Bielorússia.

Estas 15 medalhas, que valeram o 17º lugar no “medalheiro”, foram divididas em três de ouro, seis de prata e seis de bronze, e por novo modalidades: Canoagem, Futebol de Praia, Judo, Atletismo, Ciclismo, Ténis de Mesa, Karaté, Ginástica de Trampolim e Ginástica Artística.

Vamos então enumerar as medalhas portuguesas. Os ouros foram conquistados por Carlos Nascimento nos 100m (Atletismo), Fu Yu na competição de Ténis de Mesa feminina e pela seleção nacional de Futebol de Praia. Das seis pratas conquistadas, duas foram por Fernando Pimenta no K1 1000m e K1 5000m (Canoagem), por Nélson Oliveira no Contra-relógio (Ciclismo), pela equipa de Judo na competição mista e por Francisca Maia, Francisca Sampaio Maia e Bárbara Sequeira, que o conseguiram por duas vezes em Ginástica Acrobática, no exercício Dinâmico e no exercício combinado. O trio de ginastas venceu também o bronze no exercício de Balanço. Os restantes bronzes foram conquistados por Telma Monteiro em -57Kg (Judo), por Ricardo dos Santos, Cátia Azevedo, Rivinilda Mentai e João Coelho nos 4x400m (Atletismo), por Diogo Ganchinho no exercício individual de Ginástica de Trampolins, pela equipa masculina de Ténis de Mesa e por Patrícia Esparteiro no exercício de Kata (Karaté).

Francisca Maia, Francisca Sampaio Maia e Bárbara Sequeira conquistaram três medalhas em Minsk
Fonte: Comité Olimpico de Portugal

Esta prestação portuguesa foi muito positiva a vários níveis, desde logo pela conquista de medalhas em nove modalidades distintas, o que prova a qualidade global do desporto português. Para mim, e sendo totalmente sincero, as três medalhas conquistadas por Francisca Maia, Francisca Sampaio Maia e Bárbara Sequeira foram a principal surpresa, porque não conhecia nenhuma das ginastas, o mesmo acontecendo com Patrícia Esparteiro.

A nível de atletas que conheço a minha maior surpresa foi o ouro de Fu Yu, assumo que não esperava o ouro na vertente feminina, estava mais apontado para uma medalha masculina. Fernando Pimenta esteve ao seu nível, mas esperava que pudesse chegar a pelo menos um ouro. No judo, também esperava que pudesse ter sido alcançada mais uma ou outra medalha e assumo que fiquei desiludido com perda para a Rússia na medalha coletiva. Antes de começar o combate assumo que não esperava o ouro, mas depois de estar 3-0, a apenas uma vitória do título fiquei desiludido.

Noutros aspectos, deixo como nota negativa dos Jogos Europeus a vertente do Atletismo praticada, o DNA, que pode ser melhor analisada no artigo do Pedro Pires que pode ler aqui. Esta é uma competição que pode animar por causar alguma incerteza, mas que acho que vai contra o que deve ser a modalidade em si, até por cortar um grande número de disciplinas do Atletismo.

No artigo que escrevi para o Bola na Rede há quatro anos a fazer o resumo da participação portuguesa na primeira edição dos Jogos Europeus terminei da seguinte forma: “[…]Portugal não é só futebol. Até acrescento, Portugal é muito mais que futebol”. Esta edição dos Jogos Europeus foi mais uma prova disto e espero que tenha sido mais um abre-olhos para todos nós. Não podemos esperar alcançar 15 medalhas nos próximos Jogos Olímpicos, é impossível, mas acredito que estas prestações tenham sido uma motivação extra para o que resta de preparação e apuramento olímpico.

Foto de Capa: Comité Olímpico de Portugal

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Foi um elemento fundamental para José Mourinho no Fenerbahçe e pode estar a caminho da Serie A

O Fenerbahçe pode vir a perder Milan Skriniar. O defesa-central eslovaco de 30 anos está na lista de potenciais reforços do AC Milan.

Corinthians rejeita proposta de 6 milhões de euros do AC Milan por antigo jogador do Chaves

O Corinthians não aceitou uma proposta de seis milhões de euros, mais dois milhões em bónus, por Hugo Souza. O interesse é do AC Milan.

O Celtic de Wilfried Nancy: À quinta foi de vez!

Veio tarde e quase fora de horas a primeira afirmação de Wilfried Nancy como novo treinador dos católicos do Celtic Glasgow.

Faz sentido o Benfica pensar em Rafa Silva?

Desde problemas de foro psicológico até desentendimentos com o treinador, Rafa tem se tornado numa persona non grata dentro do clube turco.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Benfica Dean Saunders elogia José Mourinho: «Ele é um génio, sabe como ganhar jogos de futebol e impedir que boas equipas joguem bem contra...

O antigo avançado do Benfica, Dean Saunders, fez uma avaliação sobre José Mourinho. O antigo internacional galês deixou vários elogios para o técnico dos encarnados.

Confirmado: Manchester United de Ruben Amorim quer Rúben Neves e já há contactos a decorrer

O Manchester United de Ruben Amorim está interessado em Rúben Neves. O clube da Premier League está em contactos para saber a viabilidade do negócio já em janeiro.

Vitinha abre porta a um regresso ao FC Porto no futuro: «Gos­tava imenso de vol­tar a jogar com esta cami­sola»

Vitinha assumiu que pretende voltar a jogar pelo FC Porto no futuro. O médio internacional português tem estado em destaque no PSG.